marketing
baseado no consumer insight
.
sala das idéias de
marketing -
sala dos artigos de
marketing
.
79% dos diretores de
marketing informam que está reduzindo seus orçamentos de marketing em
massa para centrar-se mais em medidas enfocadas a determinados grupos.
Trata-se do resultado central de um estudo de marketing B2B realizado
por
Epsilon com
GfK NOP e apresentado em
DM Days New York Conference & Expo. O
marketing baseado no consumer insight (conhecimento profundo do perfil
dos consumidores) cada vez recebe maior parte do orçamento, em
detrimento das campanhas em massa tradicionais. Cada vez se confia mais
no micro-targeting para adquirir e reter clientes.
.
Mas ao mesmo tempo, os
entrevistados informam de sua falta de capacidade para seguir, medir e
planejar iniciativas de marketing de forma adequada num meio de
marketing que cada vez conta com mais canais. O estudo realizado por GfK
NOP, instituto de estudos de mercado, com Epsilon, fornecedor de
serviços de marketing multicanal, revela que, apesar de que os canais
tradicionais de marketing: "televisão, rádio, imprensa" seguem recebendo
a maior parte do orçamentos de marketing, o setor que está recebendo
cada vez maiores investimentos é o das categorias de meios com
possibilidade de seguimento.
Mais da metade do
orçamento, segundo os entrevistados, vai parar a este tipo de meios,
que inclui canais como o correio direto, e-mail, tele-marketing e
marketing de procuradores.
•
70% dos conferidos
afirma que sua empresa pratica o marketing integrado.
•
72% declara que o
marketing integrado e multicanal cada vez é mais importante em
suas empresas.
•
77% considera que
este ano investirão mais nele.
Mais de um terço dos
entrevistados considera que sua empresa não está bem estruturada
para realizar campanhas de marketing multicanal coordenadas e
integradas. E das empresas que praticam marketing multicanal:
•
62% comunica uma
melhora considerável no rendimento do marketing:
•
1 de cada 5
confirma aumentos a mais de um 15%, ainda que a média é de 11%.
•
98% dos conferidos
afirma que é importante o cuidado e melhora dos dados e
clientes.
|