TeENSPEAKERS: COMO ATINGIR As GERAÇÕES VINDOURAS
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sala das idéias de
marketing -
sala dos artigos de
marketing
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Aborrecentes, uma
audiência de potenciais compradores aos quais todos querem chegar. São
facilmente influenciáveis e têm suficiente dinheiro e, se não é assim,
persuadem com facilidade a outros para que lhes comprem. Mas seus
hábitos mudaram por completo, têm tudo, assim como conquistá-los?
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A tecnologia é sem dúvida
o elemento que mudou o panorama publicitário. As crianças já não passam
horas frente ao televisor vendo desenhos animados. Segundo os estudos, a
metade das crianças de entre 6 e 8 anos são usuários freqüêntes de
Internet e 1 de cada 6 têm um mp3. A média de idade em que as crianças
têm seu primeiro celular é de 8 anos, já aos 13 anos a metade tem seu
próprio computador e 9 de cada 10 baixaram música de Internet.
Agora os marketeiros
não só entrarão pela tela da tv, senão por todos estes novos meios.
Como bem o demonstram as
cifras, os meninos estão imersos de cheio na tecnologia e na
interatividade. Por isso, um dos conselhos que dá Nick Blunden, diretor
de serviços ao cliente da consultoria global
Profero, é que:
Se queres que um
menino escute tua mensagem, deves oferecer-lhe algo interessante,
divertido e que os convide a envolver-se na publicidade, já seja
através de um breve questionário online ou enviando um SMS. Os
meninos o querem tudo e o querem já, mas apesar de que alguns contam
com uma mesada semanal que ronda os 30 euros, os que seguem
comprando são os pais.
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Por isso devem ter-se
em conta outros suportes publicitários que cheguem tanto aos meninos
como aos pais e, se se pode ao mesmo tempo, melhor. Um destes
suportes é a publicidade exterior que, situada estrategicamente
cerca dos colégios, convertem-se num dos meios mais efetivos.
Outra das coisas que os
marketeiros têm que aprender com respeito a este mercado é sua
linguagem. O uso generalizado dos telefones móveis, os chats e a
influência de música como o hip-hop, estão dotando as crianças de uma
nova linguagem. O segredo é a abreviação, mas há ainda mais complexos.
Existe uma linguagem
on-line denominada "leet speak", baseada em números e símbolos que
se parecem às letras mas sem formar palavras como tal, pelo que não
pode ser falado ou escrito se não é através do teclado.
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As crianças já não só
o usam para comunicar-se entre eles, começam a usá-lo com seus pais
e inclusive nos exames escolares. O fenômeno tem tomado tais
dimensões que inclusive se criaram dicionários especializados como
transl8it.com
ou o
lexicon of teenspeak
que publicou a BBC em sua página web.
O que uma crianças entre 8
e 15 anos espera de um anúncio é algo divertido, de impacto, diferente,
novo, interativo, intrigante, que não seja muito longo e que tenha
música parecida, ou a mesma, que eles escutam. |