estamos na
era da reputação on-line
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O crescimento dos
procuradores parece não ter limites e, junto a ele, cresce a importância
de estar presente neles como empresa, já que estão se convertendo numa
das maiores vitrines para as marcas. Segundo uma análise de
E-Commerce Times,
estamos na era da reputação on-line.
O desafio está em
entender onde se está posicionado nos procuradores e em como
otimizar seu uso para convertê-los numa ferramenta para promover a
marca.
Para consegui-lo devem ter
em conta diferentes fatores, tais como a análise de resultados de busca.
Os recentes estudos sobre os motores de busca afirmam que a maioria dos
usuários tem em conta para sua busca unicamente os primeiros 30
resultados, a gestão da reputação de marca pode limitar-se a estes
resultados, isto é, normalmente às 3 primeiras páginas de resultados.
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Conseguir que uma empresa apareça nas primeiras posições no maior número
de buscas por palavras chaves deixou de ser a prioridade. Hoje, os
esforços se centram em controlar que o primeiro espaço de resultados
beneficie à marca. O que deve de ter-se em conta para ter sucesso nos
procuradores é o conjunto de empresas que aparecem junto à marca a
posicionar. Para isso, pode realizar-se uma classificação dividida em 3
categorias.
1ª: a dos resultados
positivos, aquelas marcas que aludem de forma positiva a marca a
posicionar.
2ª: a dos resultados negativos, que são os sites das marcas
competidoras ou que contêm mensagens negativas da atividade.
3ª: E finalmente estão os resultados irrelevantes, os que o
procurador mostra mas que não têm nada que ver com a busca.
Se depois da análise
resulta que a maioria dos resultados que acompanham à marca são
negativos, podem aplicar-se diversas estratégias como utilizar a rede de
contatos pessoais para que apareçam no espaço de resultados que se
pretende controlar, otimizar a posição do próprio site ou ter em conta
que os novos formatos como os blog.
Conquistar um espaço
nos procuradores é cada vez mais fundamental para as marcas. Quanto
mais cedo se veja aos procuradores como uma ferramenta importante de
marketing, mais cedo se estará no caminho correto para criar uma boa
reputação on-line da marca, conclui a análise.
Existem opções além de
Google, MSN e Yahoo!?:
Sim, a resposta são os
procuradores verticais. São
procuradores especializados num setor, segmento, atividade concreta, o
que permite obter informação mais profunda e atualizada do que a que
oferece um procurador genérico.
Utilizam também
tecnologias avançadas para agregar somente conteúdos relacionados
com o setor, que os usuários por si só não podem encontrar na web.
Esta iniciativa foi lançada em 2004 e hoje em dia estão se
difundindo por todos os países.
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Por muita informação que os grande motores de busca como Google,
Yahoo e MSN entre outros proporcionem, fica ainda certo número de
portais que os grandes procuradores não oferecem como resposta às
buscas devido a seu caráter generalista.
Os procuradores verticais
são sem dúvida uma boa opção para usuários que procuram informação
profunda e especializada e também de empresas que desejam ter seus
produtos e serviços presentes na oferta dessa demanda, por tanto deve-se
ficar atento, esta tendência será de grande valia para ter seu nome
incluído e o único que deve-se pesar será o valor a pagar para ser
listado. |