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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Os fracassos são a ante-sala de futuros sucessos

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sala dos artigos de gerenciamento

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Isto pode parecer contraditório e no entanto é uma verdade que normalmente ignoramos, muitas vezes por preconceitos sociais. Especialmente no mundo da empresa, para ter sucesso numa iniciativa, com freqüência foi necessário que se tenha fracassado em tentativas anteriores. Não importa! Era necessário que nos equivocássemos para poder aprender de nossos erros e passar de ser cegos a ser sábios.

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Isto é assim porque a aventura empresarial não é uma Ciência. Está muito longe de ser uma atividade na qual se possa calcular e prever os resultados. Por mais que se pretendam estabelecer modelos ou metodologias, nunca se poderá garantir o sucesso de nenhuma iniciativa empresarial. A incerteza sempre permanecerá aí, na própria essência da atividade empresarial.

Porque a empresa sempre tem associada a incerteza e o risco?: há uma resposta muito direta a esta pergunta: porque desenvolver uma empresa se baseia fundamentalmente no trato com pessoas... e as pessoas são imprevisíveis. O tópico de que as empresas são suas pessoas é uma afirmação que tem profundas conseqüências. Quando vamos negociar com o banco para que nos dê uma carta de crédito, na realidade estamos falando com o diretor da agência, que é uma pessoa com nome e sobrenomes, com seus critérios e preconceitos.

E o sucesso da operação dependerá de que saibamos transmitir (pessoa a pessoa) a confiança suficiente sobre nosso projeto empresarial e nossa capacidade para levá-lo a termo.

Igualmente, quando vamos visitar a um cliente para oferecer-lhe um produto ou serviço, somente se o venderemos, se conseguirmos que ele, como pessoa, confie em nós. Também nossos fornecedores têm de ter esta mesma confiança para permitir que lhes paguemos um par de meses depois de que nos tenham servido. Da mesma maneira, temos de guiar e motivar às pessoas que trabalham conosco para que o façam de forma ótima e evidentemente, nisto conta muito o trato pessoal.

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Neste sentido, uma atividade humana que se baseia sobretudo em trabalhar com os valores, as sensibilidades e as necessidades das pessoas, não é uma ciência exata, nem uma técnica. Parece-se muito mais a uma Arte. E por tanto, os empresários teriam que desenvolver capacidades parecidas à dos artistas. Se nas ciências exatas o importante é desenvolver a metodologia e a técnica, o Que  é importante desenvolver na Arte? O importante na Arte é a Sensibilidade. Agora, como se desenvolve esta Sensibilidade para os negócios?

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Vejamos as capacidades que precisa todo artista do mundo da empresa. As capacidades necessárias numa pessoa para estar a frente de uma empresa, são iguais às dos artistas da pintura ou da música e são de 3 tipos:

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Conhecimentos Habilidades Atitudes
Tecnologia Gestão de Equipes Liderança
Estratégia Negociação Tolerância ao risco
Marketing Comunicação Compromisso
Finanças Criatividade Responsabilidade
Operações . Adaptação
. . Cooperação

 
Na realidade com esta classificação das capacidades de uma pessoa em Conhecimentos, Habilidades e Atitudes estamos definindo à pessoa em si mesma, não impo
rta a que se dedique. Em função de que Conhecimentos possua uma pessoa, de que Habilidades tenha desenvolvido em sua vida, ou que Atitudes mostre em seu comportamento, estaremos adiante de um indivíduo ou de outro completamente diferente.

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O desenvolvimento destas capacidades nos modela como pessoas e portanto, como empresários. Mas cada uma destas categorias (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes) tem efeitos diferentes. O impacto que têm na pessoa é proporcional ao esforço que nos custa adquiri-las...

Por conseguinte, os conhecimentos são os mais fáceis de adquirir, e também os mais fáceis de esquecer, pertencem ao "mundo" da Teoria e o impacto na melhora da pessoa é pequeno.

As Habilidades são mais difíceis de conseguir, requerem praticá-las até que as dominamos; no entanto nos acompanham durante toda a vida, estão no âmbito da Experiência (por exemplo, aprender a conduzir ou andar de bicicleta).

Mas as mais difíceis de conseguir são as Atitudes, que não se aprendem de cor ou pela prática; devem adquirir-se com o exemplo ou imitação de pessoas às que admiramos ou cujo modelo desejamos seguir.

As Atitudes são as que definem mais profundamente a uma pessoa, já que determinam o que se quer realmente fazer; estão diretamente relacionadas com nossos Valores.

Mas a questão inicial era Por que o fracasso é o segredo para futuros sucessos?: efetivamente para triunfar na aventura empresarial, a pessoa deve desenvolver as capacidades que lhe faltam para chegar a ter sucesso. De todas elas, as mais importantes serão as que tenham do que ver com as Habilidades e sobretudo com as Atitudes. Para adquiri-las se precisa experiência e ter-se visto inúmeras situações com diferentes pessoas. Só desde a experiência poderemos solucionar com sucesso os problemas que nos vão propondo. Por isso, ao princípio, é freqüente que nos equivoquemos e se produzirão fracassos; mas devem ser precisamente estes os que agem como motor de nosso processo de aprendizagem.

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Em definitivo, na empresa, o único método válido para progredir é o de prova e erro; a base de ir retificando sobre os erros cometidos é como vamos avançando e acertando em nosso caminho. Este mecanismo de aprendizagem, baseado na prova e erro, reflete se somos conscientes ou não de dominar uma capacidade, e por outro, se somos competentes (dominamos) ou não certa capacidade.

Um exemplo: uma pessoa que aprende a negociar, é provável que a primeira vez que tente fazer um acordo com um fornecedor esteja cega, não seja consciente de que não sabe negociar. Quando, depois de fechar o trato, medite-o repousadamente em seu escritório e se dê conta do pouco vantajoso que lhe resultou o acordo, e do muito que o foi para seu fornecedor, passará ao estado de ignorante, ao dar-se conta de sua incompetência para negociar.

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Imediatamente colocará mãos à obra como aprendiz, e tentará melhorar com a prática sua habilidade para negociar. Neste processo, se esforçará em cada trato para fazê-lo melhor, e fechará acordos ruins, regulares e menos ruins. Com o tempo, acabará dominando a habilidade para negociar e o fará inconscientemente (como o motorista experiente de um carro ao mudar de marcha). Terá chegado ao estágio de sábio e a habilidade para negociar lhe acompanhará toda a vida.

Em todo o processo que vai desde o cego ao sábio, unicamente os erros e os fracassos são os que nos fazem tomar consciência de nossas carências e que nos ajudam a desenvolver as capacidades que precisamos. Por isso, os fracassos são a ante-sala de futuros sucessos. Em nossa cultura, com freqüência se consideram que os fracassos são estigmas que marcam as pessoas como fracassadas (sinônimo de inúteis).

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É uma visão muito diferente à de outras culturas nas quais as pessoas que por exemplo, apresentam-se a uma entrevista de trabalho, com algum fracasso em seu currículo se consideram candidatos muito valiosos, já que viveram um processo de aprendizagem que pode ser extremamente útil e que contam com capacidades que não teriam podido adquirir de outra forma.

Em países de primeiro mundo como nos EUA e Europa por exemplo, quando um empreendedor vai pedir dinheiro a um investidor, o investidor costuma perguntar-lhe quantas vezes fracassou anteriormente, e contrariamente ao que parece lógico em nossa cultura, confia mais num empreendedor que tenha fracassado já em várias ocasiões.

Como conclusão podemos dizer que Prova e Erro é o motor da aprendizagem humana. A tomada de decisões empresarial sempre vem acompanhada de uma percentagem de falhas; que se trata é de minimizar esta percentagem. 80% das pessoas que tiveram um fracasso empresarial e embarcam em outra experiência triunfam.

 

José Manuel Peláez Esquerdo

Diretor de CReara

Artigo traduzido e publicado pelo Jornal SDR

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Fundação San Telmo iniciada em 1998,  Creara promove o desenvolvimento e lançamento de empresas inovadoras com alto potencial de crescimento. Desde 1999,  promoveu a criação de: 120 empresas inovadoras, 20 milhões de euros de investimento privados, 500 postos de trabalho de qualidade, sendo reconhecida por experientes de Europa e eua como motor de criação de empresas inovadoras. A missão de Creara é: Inspirar, Criar e Potenciar as empresas do futuro. nasce dentro da Fundação San Telmo, una instituição privada sem fins de lucro, com o objetivo de potenciar de forma desinteressada e idealista o desenvolvimento econômico e tecnológico em Espanha.

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