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De que serve ter o
melhor se ninguém o sabe?:
lamentavelmente, a
qualidade, por si só, não basta.
É necessário que o
mercado saiba quem somos e o que fazemos. Para isso, as regras do
Velho Marketing já não funcionam. Impõem-se novos enfoques
(ARTIGO:
Sampling: tendência em Marketing direto).
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Procurar novas formas de
comunicar:
vivemos num mundo
saturado pela publicidade. A maioria das fórmulas publicitárias ao
uso e do Marketing direto estão em tela de juízo. Há que ser
imaginativo e inovador. O product placement (marketing indireto), por exemplo, está
revelando-se como um excelente meio de comunicação com o cliente:
filmes, videogames, séries televisivas e até livros o utilizam.
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Diferenciar-se:
as empresas
devem perguntar-se "o que faço bem" e diferenciar-se claramente por
um seleto grupo de elementos. Observemos o caso de IKEA. A
multinacional sueca apostou por um mercado maduro "o dos móveis"
onde tudo parecia ter sido inventado Decidiu diferenciar-se por
desenho, praticidade, bom gosto e preço, e sua fórmula arrasa por
onde vai
(ARTIGO:
Convém aumentar a variedade de produtos?).
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Transformar um produto
ou um serviço numa experiência:
o termo valor
adicionado está superado. Todos dizem contribuí-lo. A vinculação com
o cliente deve basear-se mais na oportunidade de oferecer
experiências diferentes que associe sempre com uma companhia.
Richard Branson, o fundador de Virgin, é o símbolo máximo desta
tendência. Não só vende bilhetes de avião, discos ou viagens à lua.
Oferece a seus clientes "experiências Virgin":
Uma vez, ao
regressar de Londres por Virgin Atlantic, contratei na companhia
o serviço de traslado ao hotel. Era um dia precioso... Vieram
buscar-me numa Harley-Davidson, e o desfrutei muitíssimo. Foi
uma experiência bem ao estilo e personalidade de seu presidente
e fundador, o transgressor Richard Branson. Trecho de um relato
realizado por Patricia Seybold. Vender mais e melhor não sempre
exige grandes investimentos, senão mudanças radicais de enfoque
(ARTIGO:
Não abandone o barco: que todos
façam marketing).