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Vender mais, melhor e de forma inteligente

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sala das idéias de marketing  -  sala dos artigos de marketing

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Qualquer empresa pode ter o melhor produto ou serviço do mundo, mas, se não sabe vendê-lo, todos seus méritos serão inúteis. Por mais dura que pareça, esta é uma realidade à que se enfrentam cotidianamente numerosas empresas. Sabem que são boas no que fazem, mas assistem choramingando, como concorrentes com produtos e ou serviços teoricamente piores, lhes ganham dia a dia quotas de mercado (ARTIGO: é rentável pagar a um super para que exiba seus produtos?).

De que serve ter o melhor se ninguém o sabe?: lamentavelmente, a qualidade, por si só, não basta. É necessário que o mercado saiba quem somos e o que fazemos. Para isso, as regras do Velho Marketing já não funcionam. Impõem-se novos enfoques (ARTIGO: Sampling: tendência em Marketing direto).

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Procurar novas formas de comunicar: vivemos num mundo saturado pela publicidade. A maioria das fórmulas publicitárias ao uso e do Marketing direto estão em tela de juízo. Há que ser imaginativo e inovador. O product placement (marketing indireto), por exemplo, está revelando-se como um excelente meio de comunicação com o cliente: filmes, videogames, séries televisivas e até livros o utilizam.

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Diferenciar-se: as empresas devem perguntar-se "o que faço bem" e diferenciar-se claramente por um seleto grupo de elementos. Observemos o caso de IKEA. A multinacional sueca apostou por um mercado maduro "o dos móveis" onde tudo parecia ter sido inventado Decidiu diferenciar-se por desenho, praticidade, bom gosto e preço, e sua fórmula arrasa por onde vai (ARTIGO: Convém aumentar a variedade de produtos?).

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Transformar um produto ou um serviço numa experiência: o termo valor adicionado está superado. Todos dizem contribuí-lo. A vinculação com o cliente deve basear-se mais na oportunidade de oferecer experiências diferentes que associe sempre com uma companhia. Richard Branson, o fundador de Virgin, é o símbolo máximo desta tendência. Não só vende bilhetes de avião, discos ou viagens à lua. Oferece a seus clientes "experiências Virgin":

Uma vez, ao regressar de Londres por Virgin Atlantic, contratei na companhia o serviço de traslado ao hotel. Era um dia precioso... Vieram buscar-me numa Harley-Davidson, e o desfrutei muitíssimo. Foi uma experiência bem ao estilo e personalidade de seu presidente e fundador, o transgressor Richard Branson. Trecho de um relato realizado por Patricia Seybold. Vender mais e melhor não sempre exige grandes investimentos, senão mudanças radicais de enfoque (ARTIGO: Não abandone o barco: que todos façam marketing).

artigo recomendado:

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Branding emocional: O VALOR DE UM CACHORRO QUENTE

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