Baby Boomers, um target de posição e poder
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Os Baby Boomers são
pessoas adultas e reticentes à mudança, mas com um poder aquisitivo de
dois bilhões de dólares, que fizeram com que os publicitários dos EUA
voltassem seus olhos aos 78 milhões de estadunidenses entre 40 e 60 anos
de idade. A capacidade econômica dessa geração atrai a empresas em
procura de novos mercados e também conhecidos como 3ª sociedade. As
mentes criativas da publicidade tendiam a renunciar aos consumidores
quando estes chegavam a 35 anos de idade, mas o progressivo
envelhecimento da população e o escasso poder aquisitivo dos jovens
trouxeram mudanças.
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Com o termo boomers se designa popularmente aos estadunidenses nascidos
nas duas décadas posteriores à 2ª Guerra Mundial, coincidindo com o
regresso dos soldados que combateram na Europa e Coréia, e que deu lugar
a um boom da natalidade. Uma vez liberada de empréstimos e hipotecas,
esta geração controla: 80% das economias e dispõe de uma capacidade
aquisitiva superior aos dois bilhões de dólares, pelo que se converteu
na base do consumo deste país.
Ao calor desta
oportunidade, numerosos empresários decidiram criar meios com um
conteúdo orientado para os Boomers, e dessa forma explorar o
repentino puxão publicitário dessa geração e seus dependentes. Um
dos pioneiros nessa tendência é Jeff Taylor, fundador do portal de
emprego Monster.com, que investiu mais de 10 milhões de dólares na
criação de Eons.com, um novo site dirigido a este segmento de
população.
Muitas empresas exploram o
fato de que a maior parte de seus clientes está conformada por pessoas
com mais de 50 anos, ainda que nunca o admitem de forma pública,
assegurou ao jornal The Wall Street Journal. Taylor, de 45 anos,
pretende converter sua web num estilo (literalmente falando) de
MySpace.com, uma rede de socialização virtual na qual os adolescentes
podem trocar mensagens, fotos, vídeos e música, dedicada à terceira
idade. Se tem mais de 50 anos, una-se a nós para começar a viver a vida
mais longínqua possível, anuncia o novo portal, que inaugurou
oficialmente em agosto. Taylor apóia seu projeto no fato de que 44
milhões de pessoas adultas estão on-line.
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Não só a internet descobriu aos Boomers, também o mundo editorial e a
televisão decidiram prestar atenção aos adultos, que até este momento
não eram notados pelos publicitários. As revistas GeezerJock, dedicada
aos atletas sêniors (mais de 40 anos), e grand, orientada aos que já são
avôs, iniciaram sua aventura no final de 2004. Depois de quase dois
anos, estas publicações conseguiram consolidar uma tiragem de 50 e 100
mil exemplares mensais, respectivamente.
Próxima a iniciar esta
aventura está também What’s Next, outra revista fundada por um
ex-diretor da empresa Time Warner, Jeremy Koch, incluído por sua
idade no grupo de boomers. Tratará de converter-se num referente do
estilo de vida de todos os homens deste país entre 45 e 64 anos.
Estas publicações refletem uma velha aspiração do mundo editorial:
ganhar o público sênior, algo que já ocorreu nos anos 80, ainda que
sem muito sucesso.
Para Samir Husni,
professor de Jornalismo da Univ. de Iowa e conhecido como Mr. Magazine
por seu conhecimento do mundo editorial, esse fracasso pode se dever a
um fato evidente: às pessoas não lhes agrada que lhe lembrem que é
suficientemente velha como para ser avó, segundo explica em seu web site
(www.mrmagazine.com). No entanto, cada vez mais empresas se lançam à
conquista deste apetecível mercado, como é o caso de Retirement Living
TV, um novo canal que tratará de ocupar o abundante tempo livre de que
dispõem os aposentados. A partir do 5 de setembro, a nova rede à cabo
chegará a mais de 7.5 milhões de lares com quatro horas de programação
dedicada em exclusividade a maiores de 62 anos, para o qual investiu 50
milhões de dólares.
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