Sampling:
tendência em Marketing direto
.
sala das idéias de
marketing -
sala dos artigos de
marketing
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O sampling está se
convertendo numa das ferramentas mais utilizadas do marketing direto. A
distribuição de amostras permite poupar custos, dar a conhecer um
produto, e sua principal vantagem é que encurta o período decorrido
entre o primeiro contato e a compra do produto. As empresas de artigos
de consumo foram as primeiras que encontraram nesta ferramenta uma de
suas melhores armas para eliminar as possíveis reticências de seus
clientes para o desconhecido
(ARTIGO:
Questionário Universal sobre Marketing Direto).
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Mas outros setores se foram somando pouco a pouco e agora podemos provar
quase qualquer tipo de produto, desde um refrigerante até um carro ou
uma aplicação informática. Determinar quantas vendas pode atrair um
sampling é difícil
(ARTIGO:
O sampling como ferramenta promocional).
•
Mas segundo dados da
empresa Carbe o índice de recordação de uma marca cuja mostra de
produto foi enviada por correio é de 66% ao 93%
•
A intenção de compra
do 18% ao 30%.
•
E a compra efetiva do
10% ao 26%.
O sampling é geralmente
utilizado no lançamento de novos produtos, mas também é recomendado para
o recordação de produtos, reforço de vendas, produtos difíceis ou de
caducidade imediata e quando se querem utilizar conceitos diferentes no
reconhecimento da marca. Uma ação deste tipo pode desenvolver-se através
de diferentes vias
(ARTIGO:
O efeito aperitivo nos consumidores).
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Adaptando-se ao formato do produto, o sampling pode fazer-se no ponto de
venda, através do envio de amostras, por correio, em revistas, através
de outro produto ou na rua. Para um correto desenvolvimento da campanha,
devem atender-se diversos aspectos, tais como a identificação do target
e o lugar correto para dirigir-se a ele. É importante também otimizar ao
máximo cada entrega e ter em conta o preço do artigo promocional.
Pode-se aumentar a notoriedade introduzindo elementos de animação e
visualização. Ademais, acompanhar a amostra com um vale de desconto pode
incentivar ainda mais a compra. Os estudos revelam que as possibilidades
de compra aumentam em 180% se une o vale de desconto a uma mostra. É
aconselhável que antes de lançar uma campanha deste tipo, realize-se um
teste numa determinada zona em pequena escala, e depois estendê-la se
funciona
(ARTIGO:
ATÉ TERMINAR OS
ESTOQUES... Tudo a R$: 9,99).
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Quer que os consumidores
comprem seus produtos?:
presenteie um grátis. Um novo estudo realizado por Arbitron Media
Research e publicado pela prestigiosa publicação Brandweek assinala
que o velho sampling funciona: 35% dos consumidores que provam uma
amostra adquirem o produto nessa mesma compra, segundo o estudo e
58% assegurou que comprariam um produto novo uma vez provado. O
Sampling, que chega a 70 milhões de consumidores cada trimestre em
EUA, é efetivo tanto para criar novos clientes como para estabelecer
uma relação com os consumidores que já o provaram antes, afirma
Carol Edwards, uma das responsáveis de Arbitron. A enquete, dividiu
aos consumidores em 3 segmentos:
•
Adquiridos:
aqueles para os que o produto era novo.
•
Convertidos:
aqueles que desejavam comprar o produto depois de prová-lo.
•
Retidos: os que já
tinham comprado o produto.
•
85% dos
retidos que tinham recebido amostra disseram que comprariam
de novo o produto frente a 60% dos convertidos.
•
47%
afirmaram que agora optariam por comprá-lo.
•
28% dos
entrevistados tinham recebido uma mostra nos três meses
anteriores. Desse grupo, 64% aceitaram a mostra.
•
E a
revelação mais surpreendente: 24% asseguraram que comprariam
o produto que tinham recebido uma amostra em lugar dos que
inicialmente iam comprar
(ARTIGO:
Nasce uma ciência: a ciência de ir de
compras (01)).
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ARTIGO
RECOMENDADO:
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Se você não puder medir não faça
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