Mailing
individualizado aumenta a taxa de resposta
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A taxa de resposta de
um mailing individualizado e em cor poderia aumentar em 500% a taxa
de resposta, segundo um estudo de
Cânon
realizado nos EUA, que se centra na influência positiva da impressão
variável e a cor em materiais promocionais.
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As taxas de
resposta a mailings personalizados e em cor rondam os 45%
•
Enquanto um em
branco e preto não personalizado obtém uns 0,45%.
•
A combinação de
personalização, cor e a introdução de informação das bases de
dados de clientes poderia aumentar esta taxa em 500%.
Se a personalização
chega ao nível das fotos e gráficos, podem-se esperar ainda mais
respostas. O mailing da próxima geração será bem mais
individualizado e mais visível, graças a cor, afirma Michael Krebs,
manager de
Océ, empresa de soluções de
impressão. Uma técnica do serviço da personalização é a impressão de
dados variáveis (Variável Data Printing - VDP), que permite apelar
ao target não só por seu nome, senão centrando-se também em seus
interesses pessoais e em seu meio. Com a utilização desta técnica, a
personalização unilateral poderia se ver substituída por um discurso
orientado às necessidades individuais.
Mediante a
acentuação de determinados parágrafos no texto e mediante o uso
de ofertas feitas à medida de cada cliente individual, num
futuro se fidelizará melhor aos clientes e a conversa será mais
eficaz: assim se multiplicam as taxas de resposta, opina Krebs.
Mas terá que ter muito
em conta a utilização adequada dos dados e o ajuste aos grupos
objetivo. A solução para atingir o sucesso com o uso da impressão
com dados variáveis começa por definir adequadamente o mercado no
que queremos incidir, e estudar o modelo de campanha que melhor se
ajusta a este perfil. A individualização da impressão se realiza
mediante data mining, relacionando os diferentes dados disponíveis
de cada cliente. Desta forma pode ver-se, junto aos dados de
contato, os produtos que tenha comprado e desenhar uma oferta
adequada depois da interpretação dos dados.
O produto
final que se entrega ao cliente é uma variante de mailing
desenhada sob medida, com montões de ofertas e produtos com
muitas possibilidades de agradar ao destinatário.
Se a empresa não conta
com suficientes dados não pode realizar um diálogo personalizado,
mas acontece o mesmo se dispõe-se de muitos dados mas
desorganizados. A implementação de uma base de dados em forma de
solução CRM permite a recopilação inteligente e relacionada de dados
enquanto se cuida dos clientes.
Uma vez que conta
com toda esta informação, terá que se assegurar de que a empresa
saiba utilizá-la e que a estratégia de comunicação esteja bem
desenhada.
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