INTERNET
MUDA AS FORMAS DE FAZER MARKETING
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marketing -
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marketing
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Os responsáveis de
marketing utilizam, cada vez mais, ferramentas e estratégias
quantitativas para chegar a um maior número de clientes que integraram
Internet em sua vida diária, segundo um relatório elaborado pelo
Economist Intelligence Unit, subsidiaria de informação de negócio de The
Economist Group, editor de The Economist, com a colaboração de Google.
Esta mudança no comportamento dos consumidores obriga a estes
profissionais a reformular não só suas campanhas on-line, senão todas as
atividades de marketing.
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Na verdade precisam
reorganizar quatro áreas: posicionamento de marca, integração, medição e
cumprimento de objetivos e organização interna. O futuro do marketing é
bem mais promissor para as companhias que saibam posicionar suas marcas
com uma estratégia de marketing integrado e medir o impacto de seu
esforço, assegura Nigel Holloway, diretor para América do Norte de
serviços executivos do Economist Intelligence Unit.
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Organizar todas as
atividades de marketing aplicando a estrutura on-line é muito diferente
ao marketing on-line que se utilizava há uma década. No entanto, esta
mudança vai ser vital para ser eficientes neste terreno, assegura o
estudo. Os resultados do estudo se concentram em quatro apartados:
•
Posicionamento de marca:
os
departamentos de marketing tentam que os esforços para posicionar
sua marca obtenham benefícios mais visíveis. 50% dos diretores
entrevistados considera a geração de notícias como chave para o
sucesso, ao igual que a influência nos comportamentos de compra
mediante a imagem de marca (46%). Ademais, os executivos
entrevistados destacam a importância das ferramentas e conteúdos
interativos que permitem aos usuários procurar e pesquisar sobre
produtos e serviços se estão convertendo em autênticos valores de
posicionamento de marca.
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•
Integração:
de acordo com este
estudo, os esforços de integração do marketing numa única estratégia
nunca tiveram tanta importância como na atualidade. No entanto, o
estudo assinala que ainda existem grandes dificuldades para
conseguí-lo. 52% dos consultados, confessa que suas estratégias de
marketing on-line e off-line ainda se desenvolvem em paralelo ou sem
integração.
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•
Medição e cumprimento de
objetivos:
o sucesso de qualquer
campanha de marketing vai depender da habilidade de seus
responsáveis de medir resultados e aplicá-los aos objetivos
específicos da campanha, campo onde destaca claramente o marketing
on-line. No entanto, ainda resta muito para melhorar no terreno da
medição. Segundo o estudo, a criação de imagem corporativa e de
marca é a única área no que mais da metade dos entrevistados
manifesta poder medir de uma maneira efetiva. Assim mesmo, os
responsáveis de marketing consideram essencial melhorar a medição da
efetividade das mensagens publicitárias, devido à pressão
empresarial para ajustar os orçamentos de marketing aos resultados
esperados.
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•
Organização interna:
ao mesmo
tempo em que sua contribuição de base se torna mais quantificável:
57% dos
responsáveis de marketing espera poder envolver-se desde o
começo do desenvolvimento do produto.
45% destes
departamentos espera que, nos próximos dois anos, poderá
participar mais ativamente na tomada de decisões sobre
colaborações estratégicas e alianças.
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