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Quantos degraus precisa subir um empreendedor?

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sala dos artigos de gerenciamento

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Segundo Robert W. Price, pesquisador do TEI - Global Entrepreneurship Institute, desde o negócio de bairro até a mega corporação, existe uma série de passos que há que remontar com boas decisões e visão estratégica. Quais são os 7 degraus para o sucesso?:

Descobrir a oportunidade: no momento inicial, há uma pessoa que descobre alguma oportunidade que, a priori, parece atraente. Uma grande maioria, jamais passa desta etapa. Você quer ser um empreendedor? Passe ao ponto seguinte… (Artigo: The art of the Start - A arte de Empreender).

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Avaliar a oportunidade: agora, você já tem uma vaga idéia do projeto. Mas, quão viável é a visão? Antes de atirar-se em um piscina vazia, é importante pesquisar um pouco mais em profundidade a viabilidade da idéia. Já o fez? Parece um negócio rentável? Passe ao ponto seguinte…

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Comprometer recursos: agora já confia na viabilidade do projeto. Chegou o momento de decidir: o levará adiante? Pense bem. Isto implica abandonar seu emprego e correr grandes riscos. Mesmo assim quer fazê-lo? É hora de redigir um plano de negócio que especifique exatamente para onde irá a empresa e como chegará. Isto pode levar entre 3 e 12 meses. Quando o tenha feito, passe ao ponto seguinte…

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A entrada ao mercado: você já tem um plano de negócio e investiu seus escassos recursos segundo as pautas do documento. É a hora da verdade. Como o público receberá seu produto? Num primeiro momento, é bom indício que se atinjam ainda que seja uns modestos objetivos de vendas. Isso significa que a idéia tem possibilidades de crescimento. Depois, chega o momento de tomar uma decisão crucial: Quão altas são suas miras? Está disposto a arriscar para converter a sua pequena empresa numa grande corporação ou prefere seguir administrando um negócio moderadamente rentável? Se não deseja aumentar seu nível de estresse, fique onde está. Se decide arriscar, passe ao ponto seguinte… (ARTIGO: Como falar um "Pitch" da empresa em 60 segundos).

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O despegue: você decidiu apostar forte. Sai a pedir créditos e procura sócios para expandir as operações. Um ambicioso investidor injeta capital à empresa. Expande a fábrica, executa campanhas publicitárias, contrata funcionário, abre departamentos… E o público responde… As vendas se multiplicam… Que passa agora? Passe ao ponto seguinte…

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Maturidade e expansão: agora, o que antes foi um micro empreendimento é uma companhia líder do mercado. Em seu staff já há executivos formados em escolas de negócios que implementam uma estratégia de expansão global através de uma política de investimentos e aquisições. Sua empresa atravessa as fronteiras e se converte numa multinacional. E agora? Passe ao ponto seguinte…

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Colhendo o semeado: felicitações, chegou à meta. Agora pode colher o semeado. Se o deseja, pode vender sua empresa e viver um sossegado retiro com os bolsos cheios. Ou, se na verdade leva os negócios no sangue e precisa a adrenalina, pode testar a sorte com uma nova idéia… (ARTIGO: 7 métricas que vão lhe ajudar a melhorar as vendas).

Como conclusão, o segredo do crescimento de qualquer negócio é fazer as coisas corretas no momento indicado. Saber que fazer e quando fazê-lo é crítico para qualquer empresa com altas miras. E assim é como começaram as maiores corporações globais de nosso tempo.

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