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A estratégia de Google: 70
/ 20 / 10
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gerenciamento
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Eric Schmidt chegou a
Google em 2001 para ajudar a esta visionária companhia a madurar para
converter-se sem dúvida na companhia líder da rede. Saída a bolsa,
expansão agressiva e a ousadia de meter-se em terrenos vetados por Bill
Gates
da Microsoft, o outro titã
informático, foram os resultados. Eric Schmidt comentou qual é a
estratégia que guia Google em seu modo de trabalhar. Aqui pode descobrir
qual é e algumas idéias para aplicar em seu pequeno negócio
(artigo:
Gerenciamento é substituir
músculos por pensamentos).
A estratégia de Google
se define com três números e duas linhas: 70 / 20 / 10. Estas cifras
representam a proporção em que Google divide seu tempo, dinheiro e
esforço ao longo do dia.
Quando uma jornada de
trabalho amanhece, Google a dedica em 70% a melhorar seu motor de busca
e seu negócio de publicidade (Adwords e
Adsense), 20% de seu tempo, esforço e
recursos os emprega em seu serviço de notícias, de mapas, de vídeo,
etc., e os 10% restante o utiliza em experimentar coisas novas, testar
linhas de negócio diferentes, ver se uma idéia pode ser viável. Esta
estratégia representa um equilíbrio entre o pragmatismo e a inovação que
lhe permite estar um passo à frente dos demais e é um esquema efetivo
que é aplicável em sua empresa, para isso siga estes passos:
•
Defina bem quais são
as atividades que realmente lhe são rentáveis e sustentam sua
empresa proporcionando a maior quantidade de lucros. O segredo da
estratégia é que aquilo que lhe proporcione lucros seja a que mais
tempo se dedique, tanto fazendo-o como melhorando-o continuamente.
Pragmático, mas efetivo. Isto não é nada novo, mas
surpreendentemente, depois de uma análise sincera, poucas empresas
dedicam esse 70% a seu núcleo de negócio
(artigo:
Crowdsourcing:
rompendo os dogmas da inovação corporativa).
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•
Uma vez definidas,
tenha em conta qual delas depende para que sua empresa cresça e seja
rentável, assim que lhes atribua 70% de seus recursos e de sua
jornada de trabalho. Se vende um produto dedique 70% de seu tempo a
isso e a melhorar o processo de venda, a qualidade do produto ou a
criar formas de promoção com as que se venda mais. Se realiza um
serviço, dedique 70% de seu tempo em prestá-lo e quando não, em
melhorá-lo constantemente, como faz Google com seu motor de busca e
suas plataformas de publicidade
(artigo:
Quantos degraus precisa subir um empreendedor?).
.
•
Se examinou
detidamente sua empresa para o ponto anterior, terá comprovado que
realmente dedicava uma enorme quantidade de seu tempo
(e pode que de seu
orçamento)
a atividades que não são as que lhe proporcionam o maior benefício e
por tanto não eram candidatas reais a entrar nesse 70% anterior. Sua
tarefa é escolher, dentre essas atividades, as que realmente
contribuem algo a sua empresa (porque lhe dão imagem de marca,
identidade própria, satisfação pessoal...) e dedicar-lhes 20% de
seus recursos e seu tempo. As demais, pode que seja melhor do que
deixe de fazê-las
(artigo:
Quer impulsionar as
vendas de X? Invista forte em Y).
.
•
Por último guarde 10%
de seu tempo e dinheiro para testar coisas novas, sem temer
equivocar-se, sem preconceitos, com a tranqüilidade de que se não
funcionam, o futuro de sua iniciativa não vai ver comprometido. A
finalidade disto é que você gere idéias e inovação, desse 10% podem
surgir coisas que depois tenham a suficiente entidade como para
passar ao grupo dos 20 e em caso de ver que são rentáveis no tempo,
pode que acabem dentro do seleto grupo dos 70%. A única maneira de
ir um passo adiante é criar algo novo e para isso serve estes 10%,
Google lançou várias iniciativas de prova que depois fechou, e não
aconteceu nada, porque seguindo a regra dos 10% não hipotecou o
futuro de sua empresa. Atuou sabiamente, como o que antes de
lançar-se a água mete um pouco o pé para ver o quão fria está.
Igualmente, Google está tendo muito sucesso com outras dessas
iniciativas que nasceram dentro desse 10% e pouco a pouco vão
ganhando terreno
(artigo:
Será que realmente é
uma boa oportunidade?).
Para que funcione
bem esta estratégia requer uma estrita gestão do tempo e os
recursos, é muito fácil deixar-se levar por atividades que se
enquadrariam dentro do grupo do 10 ou os 20 e que acabam com uma
dedicação do 40 ou 50. Fixe-se bem e verá como acontece em seu
negócio, de maneira que tem que estabelecer mecanismos férreos
para controlar que se cumpram essas percentagens.
Sabe qual é a
máxima que rege, inspira, fundamenta e guia tudo o que os
Googlianos fazem em e por e para Google?: Dom't be evil...
(Não seja malvado).
ARTIGO
RECOMENDADO:
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elaborar
uma estratégia num futuro indecifrável?
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