vale bem
mais o que sabemos, que o que fazemos
.
idéias de marketing
-
Estudos, Pesquisas e
Estatísticas
-
artigos de marketing
.
O Prof. Peter Sealey,
especialista em marcas, da Univ. da Califórnia e famoso pelo lançamento
nos anos 90 da campanha: "Sempre Coca-cola", deu uma palestra frente a
um auditório atento. Sealey falou sobre as dez tendências que mudarão
sua vida pessoal e de negócios. Convicto de que o mundo vive uma
revolução sem paralelo, que pode comparar-se com as mudanças que
representaram para o mundo a saída no século XIII da idade média; a
descoberta da América e o renascimento no Século XV e a revolução
industrial no Século XVIII.
.
O Prof. Sealey cativou a
sua audiência com um vídeo que prognosticou a futura guerra digital
entre Microsoft e Google e destacou a saída de uma sociedade industrial
a uma sociedade do conhecimento, onde vale bem mais o que sabemos, que o
que fazemos. Entre as dez tendências que mudarão tudo Sealey destacou:
•
O crescimento do mega
poder tecnológico, com a banda larga triplicando seu tamanho
anualmente em todo mundo;
•
A digitalização e
personalização dos meios, a informação e a publicidade;
•
A revolução do
entretenimento a partir dos conteúdos gerados pelo usuário;
•
A IPTV (Internet
protocol TV), isto é TV com cookies como os que usa a Internet e
permite seguir a trajetória de um telespectador;
•
O marketing baseado no
desempenho, onde será possível finalmente medir a rentabilidade de
cada centavo investido em cada meio;
•
O fim dos meios pagos
mediante publicidade;
•
O uso da Internet para
telefonema través do VOIP (Voice over Internet protocol);
•
A medição digital dos
ratings;
•
O sistema AdId, que
identifica os gostos de cada pessoa em termos da publicidade que vê
ou lê;
•
E a aparição de lojas
varejistas digitalizadas, onde se eliminam as filas nos caixas e se
paga diretamente no carrinho de compra.
As dez tendências,
segundo Sealey, não são uma coisa que ocorrerá no futuro senão
que já estão ocorrendo hoje, graças a banda larga crescente, a
capacidade quase infinita de armazenamento de dados digitais e
os microprocessadores de ultra capacidade.
Prof. Peter
Sealey
Univ. da Califórnia
Artigo traduzido e publicado pelo Jornal SDR
|