1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2019

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

.

Os 10 mandamentos do marketing de diálogo

.

sala das idéias de marketing  -  sala dos artigos de marketing

.

O marketing de diálogo implica um programa estruturado de comunicação permanente e bidirecional que já foi a solução para algumas empresas. Os programas de marketing de diálogo têm grande capacidade para gerar interesse, criar oportunidades de vendas e manter uma relação permanente. Pode resultar de especial eficácia no plano "B2B" (business to business) ou para a comercialização de bens de consumo de elevado preço, bem como em casos em que é necessário tempo para desenvolver uma relação e em que os clientes selecionam cuidadosamente a seu fornecedor (ARTIGO: As vantagens de ser primeiro).

A idéia central é que o diálogo é um componente fundamental das comunicações integradas e funciona em vários níveis: permite a aprendizagem e, em conseqüência, melhora com cada interação sucessiva. Também permite aos consumidores controlar o processo de acordo com suas necessidades pessoais de informação.

Mas talvez o mais importante é de que resulta eficiente porque é o consumidor quem inicia parte da interação. Esta iniciativa é, depois, o que os marketeiros procuram, ou seja consumidores que estejam dispostos a definir seu interesse, já que ao fazê-lo, permitem-lhes investir seus principais esforços naqueles possíveis clientes melhor definidos e com melhores perspectivas (ARTIGO: Quanto investir na aquisição de novos clientes).

.

Mas os programas de diálogo são por natureza sumamente ambiciosos e requerem uma enorme concentração, habilidades de administração de processos e informação, colaboração interna e disciplina no controle de custos. Aqui sugerimos 10 princípios chaves que regem o conceito do marketing de diálogo para sua exitosa implementação:

Determine claramente os objetivos em função da hierarquia de efeitos: distinguir, por exemplo, a importância relativa de criar consciência com respeito a concretizar uma venda numa determinada região ou segmento de mercado, e sincronizar os esforços conforme a isso (ARTIGO: Customer Equity: Quanto vale seu cliente?).
.
Permita aos consumidores selecionar seu ponto primeiramente: permita que aqueles que conhecem sua companhia passem por alto a informação básica sobre sua empresa mediante mensagens acessíveis modulares. Por exemplo, através de seus catálogos e sites na web, os anunciantes de computadores criaram mensagens integradas que mostram a marca, o valor do canal, e o que os clientes podem esperar de suas empresas, e ao mesmo tempo permitem aos clientes que já conhecem a informação passá-la por alto rapidamente e levar a cabo a transação.

.

DESENVOLVa um mecanismo e processo de ciclo de conhecimentos: para reunir informação sobre os possíveis clientes e criar respostas adequadas. Pense em maneiras criativas de conseguir que seus possíveis clientes respondam e compartilhem informação sobre eles (ARTIGO: estrategistas de negócios, Estudam demografia).
.
Tenha paciência: comunique-se freqüentemente com um leque aberto de mensagens durante um tempo prolongado. Insista sobre a atração da marca até que o possível cliente esteja disposto a iniciar um diálogo.
.
Demonstre o valor e benefício: associado com a interação para que os consumidores desejem interagir.
.
Mantenha o contato com os clientes: muitos esquecem de comunicar-se com os clientes depois de efetuada a venda. Os usuários atuais de serviços e produtos com freqüência representam a melhor oportunidade de realizar novos negócios e vendas cruzadas. Dê-lhes um tratamento especial, comunique-se com eles de forma freqüente, surpreenda-os com boas notícias e informação, e faça-os sentir que são importantes para sua companhia (ARTIGO: Showrooming: A guerra das lojas físicas vs. Venda on-line).

.

Calcule os passos, tempos e ordem de suas comunicações: para chegar aos possíveis clientes em forma seqüencial pela estrutura do diálogo. Depois deixe que entrem na seqüência pelo lugar no que se sentam cômodos e lhes pareça adequado.
.

Classifique a seus possíveis clientes: personalize suas respostas e adapte as táticas e programas segundo o conhecimento que tenha deles. Ainda que este conselho pode parecer óbvio, muitas companhias não classificam a seus possíveis clientes em forma adequada quando executam seus programas, e por isso enviam sinais imprecisos (ARTIGO: Como as cores afetam as vendas).

.

Invista em sua base de dados de marketing: desenhar e implementar uma base de dados com as capacidades completas necessárias para um programa de marketing de diálogo levará uma importante quantidade de tempo e esforço. Devido a que a base de dados será o núcleo do processo de marketing de diálogo e todas as ações seqüenciais, não só deve ser previsiva e dinâmica, senão também fácil de usar. Utilize ferramentas de prognóstico (CUSTOMER PROFILING) e estatística para provar novos métodos com o público interessado e para experimentar novas maneiras de dialogar com eles

.

Por último, seja criativo: divirta-se. Aplique as novas idéias e programas em pequenos testes. Se funcionam, amplie-os a um público maior. Sempre pense em novas maneiras de comunicar-se com seus possíveis clientes e clientes existentes. Esteja atento às novas idéias que surjam em outros setores e nas conferências e seminários de marketing. Sempre há algo novo que aprender (ARTIGO: O briefing para as ações do ponto de venda).

.

ARTIGO RECOMENDADO:

.

Convém aumentar a variedade de produtos?

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2019

Copyright © - SDR