O
efeito boomerang dos e-mails transacionais
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Seu departamento comercial
pode aproveitar os e-mails transacionais, esses que se enviam para
confirmar ou agradecer a compra pelo cliente. Muitos clientes estariam
interessados em aproveitá-los, por isso seu departamento comercial têm
que adotar este meio de agradecimento para os clientes: primeiro como
forma de dar continuidade ao relacionamento e segundo para identificar
novas necessidades dos clientes, segundo nos revela o estudo realizado
por
Silverpop,
empresa de Consultoria estadunidense de serviços de e-mail marketing
(artigo:
Tendências nos hábitos de compra).
Apenas 1 de cada 5
negócios aproveita seus e-mails transacionais para realizar alguma
promoção. O estudo: How top retailers use transactional e-mails,
observa e analisa as mensagens enviadas aos clientes quando realizam
uma compra on-line, avaliando elementos como o assunto do e-mail, a
personalização, desenho e conteúdo promocional.
Há demasiadas companhias
que enviam e-mails em formato de texto simples, afirma Elaine Gorman,
vice-presidenta de estratégia de Silverpop, inclusive apesar de que os
e-mails transacionais costumam chegar aos consumidores quando têm uma
impressão positiva, ou ao menos neutral, da empresa. a dica mais
importante sobre estes e-mails, é que são dos mais lidos, suas taxas de
abertura costumam atingir entre um 60 e 70%, o que os converte em
excelentes veículos para o marketing
(artigo:
Como seria o e-mail perfeito?).
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Os e-mails transacionais
não costumam ser otimizados desde o ponto de vista do e-mail marketing:
Quase 6 de cada 10
e-mails transacionais se enviam em formato HTML, mas todos eles se
limitam a confirmar o pedido, sem aproveitar o suporte para realizar
alguma promoção. Outro dos problemas destes e-mails é ser
classificado como spam, o que ocorre com 6%.
No entanto, algumas
empresas que adicionaram elementos de desenho a seus e-mails viram subir
ligeiramente o índice de entregas em bandeja primeiramente. Em opinião
de Gorman, estas empresas costumam ter em conta seus e-mails como
elemento de marketing e tratam de otimizar seu rendimento
(artigo:
Consumidores querem facilidade para comprar).
O estudo observa que
68% das empresas empregam os e-mails transacionais para promocionar
programas de e-mail destinados a vendas cruzadas (cross
selling) ou
a vendas incrementais (up sells).
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