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Pôr opt-ins (AUTORIZAÇÃO)
em todas partes:
os convites a
registrar-se ou inscrever-se para receber e-mails devem ser visíveis
por todos os lados: Na página de início, em imagens, no menu de
navegação, nos formulários de registro e inclusive nos carrinhos da
compra. O objetivo é conseguir assinaturas em qualquer lugar ao que
cheguem os usuários. A livraria on-line (AbeBooks) obteve um aumento
de assinantes do 137% com esta prática.
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Otimizar a página de
assinatura:
a página opt-in deve
vender ao visitante todas as vantagens de estar na lista. Mas
ademais deve informar do quão valioso que é o newsletter, permitir
aos usuários eleger com que freqüência e sobre que temas ou produtos
querem receber envios e esclarecer as condições de privacidade e
emprego dos dados. Esta página deve permitir obter uma quantidade
adequada de dados para realizar envios segmentados por grupos
demográficos, ao menos em princípio. Nesta página devem prever-se
medidas de segurança que garantam a correção dos dados, seja um
software que previna erros tipográficos e revise a sintaxe, como a
confirmação de dados em janelas adicionais.
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Dar as boas vindas aos novos
assinantes:
melhor do que esperar
ao momento em que se realize o próximo e-mailing, é aconselhável
enviar um e-mail de boas vindas aos novos assinantes. Este e-mail
pode voltar a assinalar os benefícios de estar assinando, permitir o
acesso a informação ou a newsletters anteriores e informar ao
usuário de suas opções de gestão da assinatura.
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Reduzir a fuga de
assinantes:
para tratar de reduzir
o inevitável
churn,
ou fuga de clientes, há várias medidas. Deve-se facilitar aos
usuários que modifiquem o e-mail de assinatura, pois em muitos casos
a fuga não é tal, senão que o e-mail do cliente deixou de existir.
Desta forma se evita o trabalho de ter que se voltar a inscrever.
Outra medida adequada é, novamente, a de deixar aos usuários gerir
suas preferências de assinatura
(artigo:
O CHURN PREOCUPA CADA
VEZ A MAIS EMPRESAS).
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Repetir a assinatura para
limpar as listas:
se a lista se realizou
mediante o procedimento opt-out (sem autorização), isto é, que se
inclui ao destinatário na lista tomando seus dados de qualquer fonte
e dando-lhe a opção de apagar-se dela posteriormente, provavelmente
tenha que a crivar um pouco. Há que mudar esta dinâmica. Se o
usuário não se apaga não deve dar-se por sentado que fica conforme
com a assinatura. Esta prática pode conduzir a ter taxas elevadas de
rebote e queixas de spam. A estratégia sugerida por Herbold consiste
em enviar um e-mail aos membros da lista pedindo-lhes que confirmem
sua permissão ou assinatura e oferecendo-lhes especificar suas
preferências. Se os usuários não confirmam seu interesse, há que os
apagar da lista.
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Uma boa página de
baixa de lista:
melhor que se limitar
a agradecer e confirmar que se apagou a entrada da lista, se poderia
enviar ao usuário à página de gestão de preferências com a opção de
baixa, de forma que este considere as opções que tem de ajustar a
seu gosto a recepção de e-mailings.
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ARTIGO RECOMENDADO:
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UMA SOLUÇÃO
COOPERATIVAda = COMAILINGS