1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Decompor preços para enganar os clientes?

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sala dos artigos de gerenciamento

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As faturas de serviços (celular, telefonia, cabo, etc.) vêm cada vez mais decompostas (assinatura básica + canais Premium + custo de conexão + impostos...). Qual é a lógica desta estratégia de Pricing? Segundo o artigo Fixing Price Tag Confusion da HBS - Harvard Business School, muitas empresas utilizam cada vez mais preços decompostos sob a crença de que o consumidor porá maior atenção no preço principal e desestimará os custos secundários (artigo: Pricing: fazendo malabarismos com os preços).

A especulação: ao ler produto, R$:80,00; custo de envio, R$:20,00, o cliente perceberá um preço de R$:80,00 em vez de R$:100,00.

Para o Prof. Luc Wathieu com Phd em Management, trata-se de uma ingenuidade facilmente refutável pela experiência. Decompor preços como uma espécie de "engano" tem pernas curtas. No entanto, esta estratégia de pricing (preços), aplicada com honestidade, pode ser extremamente útil para que o consumidor tome consciência de um serviço extra que você lhe está brindando (e que de outro modo passaria inadvertido) (artigo: Como influi a percepção de preços nos clientes?).

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Por exemplo, para um vendedor de livros on-line, tem muito sentido decompor o preço em "livro, R$:100,00; custo de envio, R$:10,00". Assim, o cliente compreende que está recebendo um serviço adicional ao que seguramente não prestaria atenção se o preço fora diretamente de R$:110,00. Inclusive, alega o especialista de Harvard, com freqüência os consumidores prestam uma atenção excessiva aos preços secundários. Portanto, se sua empresa oferece algum serviço adicional (envio, garantia estendida, etc.) pode ser boa idéia promocioná-lo através de um preço separado. Mas isto não funciona em todos os casos:

Imaginemos que o preço de um computador Apple, em lugar de apresentar-se como all-inclusive (preço final tudo incluso), promocionasse-se: "Hardware, 1500 reais; software, 500 reais".

Neste caso, se estaria convidando ao consumidor a avaliar por separado a performance do hardware e a qualidade do software. No entanto, esta não é a mensagem que a empresa pretende transmitir. De fato, poucos clientes possuem os conhecimentos técnicos suficientes como para realizar esta avaliação. Para Apple, resulta mais racional fixar o preço de seu computador diretamente em 2 mil reais. O que interessa é que o consumidor possa formar-se um juízo global sobre a experiência Apple (artigo: 9 de cada 10 gerentes utilizam mal as estatísticas).

Então, quando convém dividir o preço?: segundo o Prof. Luc Wathieu, as variáveis principais são a competitividade e diferenciação do produto core (principal produto). Decompor o preço costuma ser útil para companhias que não são particularmente competitivas no produto core. Por exemplo, se você vende computadores de marca desconhecida, faça ênfase nos serviços subsidiários através do desmembramento dos preços: "hardware + software + envio + garantia estendida". No entanto, quando o produto é competitivo e diferenciado (como no caso de Apple), é melhor pôr um preço final que resuma num número toda a experiência de uso (artigo: Pricing: segmentação por preços).

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Prof. Sean Silverthorne

HBS- Harvard Business Review

Biblioteca exclusiva da Harvard Business Review

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HBS - Harvard Business School, é a escola de pós-graduação em administração de empresas, da Univ. de Harvard, de Boston - EUA. É uma das mais bem conceituadas escolas de negócios a nível mundial. Entre seus ex-alunos  estão o do ex-presidente dos EUA George W. Bush, entre outros como Mitt Romney e Michael Bloomberg, Sheryl Sandberg, CFO do Facebook. Nos principais rankings de MBAs, como o da revista Financial Times, a HBS é líder absoluta.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da HBS- Harvard Business Review:

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churrasco ou salada ? Como encantar seu cliente
As vantagens de ser primeiro Existe o Vendedor Perfeito?
Quão baixo está disposto a ir? Como negociar com um louco?

corram, não alcança para todos!

A tática da carteira comercial
Cuidado com os funcionários puxa-saco! Empatia é necessária em Vendas?
Desterrando alguns mitos dos negócios Preços baixos = clientes? Nem sempre...
90% de uma venda é convicção, 10% é persuasão As vantagens das comunidades de clientes
Não abandone o barco: que todos façam marketing Decompor preços para enganar os clientes?
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Negociação: lições e estratégias da frente de batalha Quando os gerentes se convertem em inimigos mortais
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Sua empresa é um réptil ou um mamífero, Tem sangue frio ou quente? é rentável pagar a um supermercado para que exiba seus produtos?

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