TENDÊNCIAS
DO PACKAGING
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Para predizer as
tendências e variáveis que afetarão ao packaging dos produtos no futuro,
basta dar uma olhada às despensas de seus vizinhos e observar seus
hábitos e estilos de vida. A conclusão mais evidente é que as mudanças
sociais impulsionam a criação de novos vasilhames mas também novos
vasilhames e produtos provocam mudanças na sociedade. Os membros de um
lar não comem à mesma hora nem compartilham os mesmos gostos
(ARTIGO:
Branding
emocional: O VALOR DE UM CACHORRO QUENTE).
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Uns têm uma estrita dieta baixa em calorias, outros nem sequer usam o
fogão para cozinhar ou consomem commodities de marcas próprias de preço
reduzido, mas não escatimam em produtos gourmets de marcas reconhecidas.
Os avanços tecnológicos, o envelhecimento da população e sua
longevidade, a imigração, o pouco tempo que temos para tudo, o aumento
de lares emergentes (singles, monoparentais, casais sem filhos...) a
busca permanente da saúde, mais comodidade e bem-estar, tudo, sem
dúvida, influi no desenho dos vasilhames de hoje e manhã
(ARTIGO:
Quem decide... é o preço,
a qualidade ou a marca?).
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Observação, interpretação e antecipação são três palavras importantes
para os que participamos na rede de valor e devemos estar muito alertas.
O consumidor está informado, é exigente e como conseqüência tem um baixo
conceito de fidelização. Em minha opinião, alimentada por diferentes
investigações sobre o tema, estas são as tendências do packaging:
•
Os vasilhames cada vez
mais evocarão emoções e experiências: as novidades se encontram
intimamente relacionadas com as estratégias de posicionamento de
cada produto e as necessidades do consumidor
(ARTIGO:
Que é uma estratégia
de posicionamento?).
•
A busca de equilíbrio
entre o desenho estrutural e o gráfico será maior: de pouco serve um
excelente desenho se seu vasilhame se encontra em más condições ou
não foi elaborado com a qualidade necessária.
•
Nos encontraremos com
vasilhames inteligentes, interessantes e convenientes: os formatos
pequenos, transportáveis e individuais continuarão ganhando terreno
em novas categorias.
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Aumentará a presença
de vasilhames que apelam a todos os sentidos: a preocupação pelo
meio ambiente seguirá crescendo. A alta reciclabilidade dos
vasilhames conseguirá um valor agregado.
•
As Crianças: seguirão
demandando vasilhames: com cores atraentes, alegres , nos quais seus
personagens, ou desenhos de moda cobram protagonismo, inclusive
superior ao da própria marca.
•
As donas de casa: se
inclinarão por vasilhames com desenhos atraentes, em cores frescas,
que demonstrem novidade, bom gosto e praticidade.
•
Os jovens: se verão
atraídos por vasilhames ergonômicos. Que reflitam dinamismo e seu
estilo de vida. Vasilhames inovadores que agreguem “diversão” a suas
vidas
(ARTIGO:
um segredo para captar
clientes entre as gôndolas).
Graças aos estudos
antropomórficos e antropométricos, nos encontraremos com vasilhames
sofisticados para determinados nichos de mercado, como é o caso dos
desportistas, com desenhos com zonas especiais de manuseio, que podem
ser abertos sem usar as mãos:
•
Desenhos universais:
criados para incluir a pessoas com incapacidades motoras e/ou
sensoriais e chegar à maior audiência possível, além das
necessidades e habilidades de um adulto “média e saudável”
(ARTIGO:
Marcas próprias e seu impacto na venda).
•
Desenhos gráficos
adaptados à realidade das pessoas maiores de 60 anos: fáceis de
reconhecer, que transmitam sensação de grande qualidade, que a
informação seja legível, com fotos reais do produto ou que seu
conteúdo possa ver-se. Com cores que lhes sugiram jovialidade, que
lhes animem e lhes façam sentir mais felizes.
•
Desenhos retrô: por
exemplo, no Japão se reportaram produtos que emulam o sabor e o
desenho dos vasilhames do passado a fim de que os maiores de 30 anos
possam reviver sua infância através de sabores que acordem suas
recordações.
•
Packaging divertido
para produtos diferenciados: etiquetas com aplicações diversas como
elementos promocionais, de segurança e funcionabilidade.
•
Desenhos estacionais e
edições limitadas: muitos fabricantes optarão por apresentar
variantes do produto para manter uma presença mutante nas gôndolas e
dar uma imagem inovadora e dinâmica.
Em fim, o packaging
seguirá sendo uma disciplina apaixonante. Todos, consumidores e
produtores, estamos cada vez mais preparados para propiciar e assumir as
mudanças e ainda que soe “clichê” estes estão garantidos
(ARTIGO:
vendendo através da cor do
produto).
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artigo recomendado:
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O sampling como ferramenta promocional |