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TENDÊNCIAS DO PACKAGING

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Para predizer as tendências e variáveis que afetarão ao packaging dos produtos no futuro, basta dar uma olhada às despensas de seus vizinhos e observar seus hábitos e estilos de vida. A conclusão mais evidente é que as mudanças sociais impulsionam a criação de novos vasilhames mas também novos vasilhames e produtos provocam mudanças na sociedade. Os membros de um lar não comem à mesma hora nem compartilham os mesmos gostos (ARTIGO: Branding emocional: O VALOR DE UM CACHORRO QUENTE).
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Uns têm uma estrita dieta baixa em calorias, outros nem sequer usam o fogão para cozinhar ou consomem commodities de marcas próprias de preço reduzido, mas não escatimam em produtos gourmets de marcas reconhecidas. Os avanços tecnológicos, o envelhecimento da população e sua longevidade, a imigração, o pouco tempo que temos para tudo, o aumento de lares emergentes (singles, monoparentais, casais sem filhos...) a busca permanente da saúde, mais comodidade e bem-estar, tudo, sem dúvida, influi no desenho dos vasilhames de hoje e manhã
(ARTIGO: Quem decide... é o preço, a qualidade ou a marca?).
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Observação, interpretação e antecipação são três palavras importantes para os que participamos na rede de valor e devemos estar muito alertas. O consumidor está informado, é exigente e como conseqüência tem um baixo conceito de fidelização. Em minha opinião, alimentada por diferentes investigações sobre o tema, estas são as tendências do packaging:

Os vasilhames cada vez mais evocarão emoções e experiências: as novidades se encontram intimamente relacionadas com as estratégias de posicionamento de cada produto e as necessidades do consumidor (ARTIGO: Que é uma estratégia de posicionamento?).
A busca de equilíbrio entre o desenho estrutural e o gráfico será maior: de pouco serve um excelente desenho se seu vasilhame se encontra em más condições ou não foi elaborado com a qualidade necessária.
Nos encontraremos com vasilhames inteligentes, interessantes e convenientes: os formatos pequenos, transportáveis e individuais continuarão ganhando terreno em novas categorias.
Aumentará a presença de vasilhames que apelam a todos os sentidos: a preocupação pelo meio ambiente seguirá crescendo. A alta reciclabilidade dos vasilhames conseguirá um valor agregado. 
As Crianças: seguirão demandando vasilhames: com cores atraentes, alegres , nos quais seus personagens, ou desenhos de moda cobram protagonismo, inclusive superior ao da própria marca.
As donas de casa: se inclinarão por vasilhames com desenhos atraentes, em cores frescas, que demonstrem novidade, bom gosto e praticidade.
Os jovens: se verão atraídos por vasilhames ergonômicos. Que reflitam dinamismo e seu estilo de vida. Vasilhames inovadores que agreguem “diversão” a suas vidas (ARTIGO: um segredo para captar clientes entre as gôndolas).

Graças aos estudos antropomórficos e antropométricos, nos encontraremos com vasilhames sofisticados para determinados nichos de mercado, como é o caso dos desportistas, com desenhos com zonas especiais de manuseio, que podem ser abertos sem usar as mãos:

Desenhos universais: criados para incluir a pessoas com incapacidades motoras e/ou sensoriais e chegar à maior audiência possível, além das necessidades e habilidades de um adulto “média e saudável” (ARTIGO: Marcas próprias e seu impacto na venda).
Desenhos gráficos adaptados à realidade das pessoas maiores de 60 anos: fáceis de reconhecer, que transmitam sensação de grande qualidade, que a informação seja legível, com fotos reais do produto ou que seu conteúdo possa ver-se. Com cores que lhes sugiram jovialidade, que lhes animem e lhes façam sentir mais felizes.
Desenhos retrô: por exemplo, no Japão se reportaram produtos que emulam o sabor e o desenho dos vasilhames do passado a fim de que os maiores de 30 anos possam reviver sua infância através de sabores que acordem suas recordações.
Packaging divertido para produtos diferenciados: etiquetas com aplicações diversas como elementos promocionais, de segurança e funcionabilidade.
Desenhos estacionais e edições limitadas: muitos fabricantes optarão por apresentar variantes do produto para manter uma presença mutante nas gôndolas e dar uma imagem inovadora e dinâmica.

Em fim, o packaging seguirá sendo uma disciplina apaixonante. Todos, consumidores e produtores, estamos cada vez mais preparados para propiciar e assumir as mudanças e ainda que soe “clichê” estes estão garantidos (ARTIGO: vendendo através da cor do produto).

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artigo recomendado:

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O sampling como ferramenta promocional

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