1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2019

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Os que são bons Mesmo, não vendem, ouvem cuidadosamente!

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sala dos artigos de vendas  -  sala de artigos de representação

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Desde os tempos de universidade, em que viajava pela Europa com os meus amigos, que ando pelo mundo, contatando países, culturas e pessoas diferentes. E formas diferentes de fazer negócios. Durante os 40 anos que estive à frente da minha empresa de envelopes, a Mackay Envelope Corporation, aprendi algumas lições daquelas que se aprendem na estrada: mantenha-se atento, leia o mapa, coloque as duas mãos no volante. Outras são apenas sinais de perigo, mas algumas são claramente sinais de "PARE".

Seja como um selo postal: cole-se ao envelope até chegar onde quer. A determinação transforma o ordinário no extraordinário. É ela que permite às pessoas progredirem apesar de serem criticadas e ridicularizadas. O pai de Sylvester Stallone batia-lhe e dizia-lhe que nunca seria ninguém. Depois de entrar e sair de várias escolas, Stallone decidiu ser ator. Durante anos apenas conheceu o fracasso, até que escreveu o argumento de Rocky, cujos cinco filmes o lançaram para a fama. A sua determinação foi a mola que o projetou para o estrelato. Quando se estuda os casos de pessoas de sucesso descobre-se que elas cometem erros, mas quando são derrubadas levantam-se. A Univ. de Bern rejeitou a tese de doutorado de Albert Einstein e Michael Jordan foi dispensado da equipa de basket do colégio.

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As únicas coisas que dão trabalho são as que não fazemos bem: Bill Gates desistiu de Harvard aos 20 anos e começou o seu negócio na garagem de casa. Deu-lhe o nome de Microsoft. Hoje ele é o homem mais rico do mundo. Todos gostamos de ouvir histórias como esta: sobre pessoas que tiveram notas medíocres na escola e que hoje conhecem o sucesso. Mas não as podemos confundir com a noção de que vale a pena ser ignorante. Pessoas como Bill Gates são espertas, mas de uma maneira diferente. Aprenderam aquilo que lhes interessava e ignoraram o resto. Poucos temos esse tipo de autoconfiança. E são raras as pessoas que têm a oportunidade de usar os conhecimentos que adquiriram nas escolas, nos seus empregos. Na escola aprende-se apenas a ter autodisciplina, a lidar com os outros, a prestar atenção, a saber o que fazemos bem e o que fazemos mal. Para os Bill Gates deste mundo a escola afastava-os de concretizarem os seus sonhos.

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A melhor forma de se ajudar é ajudando os outros: nada o beneficiará mais do que ser um voluntário da comunidade. Se quiser aprender a vender comece por pedir dinheiro às pessoas. Não consigo pensar num melhor programa de formação do que algumas dúzias de rejeições. Seja qual for o seu negócio, vai necessitar de clientes. As boas notícias acerca da levantamento de fundos é que as pessoas que vai conhecer tendem a ter fundos e esses são os melhores clientes. Mas ajudar a comunidade não é só bom para o seu negócio. É também benéfico para a saúde. As pessoas que fazem trabalho de voluntariado e que ajudam os outros regularmente têm uma visão mais saudável da vida e são mais felizes.

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Aja como um diferenciador: os casos de sucesso nos negócios não consistem apenas em downsizings (otimização dos custos) e reestruturações. Existem muitos exemplos em que pessoas espertas continuaram a vender serviços e produtos vulgares anos a fio. Elas conseguiram diferenciar-se dos seus competidores. Veja-se o caso da UPS - United Parcel Service. Todos os dias os motoristas lavam os seus caminhões. Não que isso apresse a entrega de encomendas, mas contém uma mensagem: mesmo quando se está a fazer algo tão desinteressante como entregar encomendas, é possível ter orgulho na missão.

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Se você se dá ao trabalho de lavar o seu veículo todos os dias, não será lógico que você se esforçará por entregar as encomendas a tempo? Muitas empresas desenvolvem alguns hábitos nos primeiros anos, mas depois abandonam o esforço. Os funcionários da IBM já não têm de vestir camisas brancas. Os tempos mudam. Pergunto-me, porém, se, ao perderem alguns desses traços, algumas empresas não perderam algo mais valioso: as características que as diferenciavam de todas as outras.

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Mostre-me uma boa recepcionista e mostrar-lhe-ei uma boa empresa: é lamentável que nenhum de nós se lembre de quem nos ensinou a falar ao telefone. Porque se nos lembrássemos não desprezaríamos tanto essa tarefa. O seu negócio recebe inúmeras chamadas todos os dias. A primeira impressão que os clientes têm da sua empresa é a voz que atende os telefonemas. Por isso, a sua telefonista é a vendedora mais importante da empresa. Na Mackay Envelope, só faço a contratação para duas funções: a de presidente e a de telefonista. Se nos telefonar, Tamara VanGuilder atenderá o telefone em 3 ou 4 toques e a sua voz será agradável porque ela está sorrindo. Se telefonar com regularidade, verá que depois de algum tempo a nossa telefonista reconhecerá a sua voz e o tratará pelo nome.

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Anime-se!: o ex-chefe executivo da Coca-Cola, Roberto Goizueta, tinha a capacidade de se rir de si próprio. Conseguia distanciar-se de uma situação e, olhando de longe, era capaz de ver a ironia. O humor é uma importante arma no mundo dos negócios. Não há desculpa para a seriedade total (claro que há alturas em que se tem de ser sério). É aborrecido e afasta os outros de si. Nas organizações em que é permitida uma certa auto-desaprovação, as pessoas estarão mais dispostas a correr riscos e a errar e isso é positivo para a empresa.

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As fusões e as aquisições são como segundos casamentos: o sucesso depende da qualidade e da química das pessoas envolvidas. Há uns anos, eu queria comprar uma empresa de envelopes na Califórnia e, quando estava quase a fechar o negócio, o presidente saiu para perseguir uma grande oportunidade de carreira. De repente, vi-me a negociar com outro parceiro, que decidiu mudar as regras do jogo. Investiguei-o a fundo, chegando mesmo a entrevistar um dos seus professores do liceu. Ele tinha um excelente currículo, mas eu não gostava dele. Quando voltei a indagar a empresa, ela já tinha outro presidente. Ele era um profissional bom com números, mas não com envelopes. O preço era bom, mas o negócio não, e voltei a passar. Os fatos e os números contam, mas não tanto quanto as pessoas. Se o primeiro presidente tivesse ficado teria assinado o acordo.

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Já dizia Dirty Harry: Um homem tem de conhecer as suas limitações: o sucesso não depende do seu produto, mas do conhecimento que tem acerca dos consumidores. Significa satisfazer os seus desejos antes de eles saberem que os têm. Há uns anos, muitas empresas de computadores cresceram preenchendo os nichos que a IBM havia ignorado. Quando esta acordou, era tarde. Os clientes que tentou angariar mais tarde já haviam encontrado os produtos que satisfaziam os seus desejos. A IBM está agora de volta ao jogo, mas só porque tem um novo presidente, R. J. Reynolds, um homem do marketing, com uma nova atitude para com os clientes. Esperar que os clientes preencham os meus requisitos é muito mais arriscado do que eu me esforçar por preencher as necessidades deles.

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Os bons vendedores têm 3 prioridades: os clientes, a empresa e eles próprios. Sou vendedor há 40 anos e recruto vendedores há quase tanto tempo. Acho que consigo predizer se alguém vai ou não ser um bom vendedor. Eis algumas coisas a ter em conta.

Esqueça a idade, a raça e o sexo.

Os bons vendedores criam excelentes primeiras impressões. São genuínos? Agradáveis? Bons comunicadores? Como se vestem? Os sapatos são bons indicadores. Não devem ser demasiado novos, mas acabados de engraxar.

A motivação é um poderoso motor das vendas. Os bons vendedores trabalham mais e durante mais tempo do que os seus colegas. Procure traços de ingenuidade e segurança, pois são qualidades importantes nos vendedores.

Os melhores vendedores querem satisfazer os seus clientes. E demonstram-no na forma como "esticam" o seu sorriso, ao chamarem os seus clientes pelo nome e inteirando-se acerca das suas preferências. Os que são mesmo bons não vendem, ouvem cuidadosamente. Sabem que a venda de hoje é menos importante do que a relação de amanhã.

Os vendedores brilhantes conseguem ver as coisas do ponto de vista do cliente e estão dispostos a ir além das suas funções para assegurar que tudo corre bem.

Vendedores geniais querem ser melhores do que os outros e quando o são querem ser melhores que eles próprios.

Os bons vendedores são fanáticos em relação ao detalhe. Não vendem produtos maus e mantêm relatórios minuciosos sobre quem comprou o quê e quando.

Procure saber se a pessoa está continuamente a esforçar-se para ser um vendedor cada vez melhor.

Fazer que cada dia conte é uma táctica: fazer que cada ano conte é uma estratégia. Você precisa de ambas para sobreviver. O valor do planejamento a longo prazo está na disciplina e na reflexão, e não na precisão da previsão. Deve-se planejar o que vai acontecer no futuro, mas quando algo corre mal deve-se estar preparado para improvisar, para responder a uma situação inesperada. Claro que é uma questão de experiência e erro, mas funciona melhor do que nos casos em que não houve experiência por medo de errar.

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John le Carré disse: A secretária é um sítio perigoso para se obter uma visão do mundo: Uma empresa que seja suficientemente esperta para, ao desenvolver as suas políticas, perguntar aos vendedores o que fazer, será uma vencedora. São eles que conhecem os clientes e sabem o que eles querem. Sugiro o seguinte curso aos executivos: durante uma semana acompanhem os vendedores. Ficarão a saber mais sobre o negócio e elevarão a moral da equipa. Afinal você interessa-se.

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A liderança não significa fazer com que as pessoas façam o seu trabalho: significa fazer com que as pessoas dêem o seu melhor. Muitos executivos misturam liderança com autoridade. Claro que é muito mais simples dizer às pessoas o que fazer do que inspirá-las para o fazerem. Líderes capazes não são apenas cowboys solitários com uma visão. Eles são mestres da estratégia, criam cenários que persuadem os outros a segui-los. Martin Luther King, começou uma marcha pelo direito de voto em Alabama porque sabia que era ali que as pessoas a atacariam com cães e paus. Quando isso aconteceu, a nação ficou chocada e o Congresso viu-se obrigado a aprovar a lei.

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Os conselhos baratos nunca são bons: a maioria dos consultores alcançam o sucesso no início das suas carreiras e estes triunfos permitem-lhes sobreviver na profissão. No entanto, os tempos mudam, assim como as fórmulas para obter resultados. O problema é que demasiados consultores tendem a aplicar as mesmas soluções a todos os problemas. Para conseguir bons conselhos vai ter de investigar bastante. Saiba exatamente o que foi feito e que resultados foram obtidos.

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A arrogância é acreditar que se subiu tão alto que não é preciso manter um ouvido no terreno: De todos os defeitos que podem destruir um negócio, a arrogância é o mais perigoso. E pode contagiar uma empresa inteira. Quando se alcança o sucesso é comum achar-se que se é importante de mais para fazer certas coisas. Foi a arrogância que infectou a IBM. As pessoas do topo perderam a capacidade de comunicar. Deixaram de estar dispostas a ir para a linha da frente. Quanto mais alto subir, mais importante é manter-se em contacto com os seus empregados e clientes. Quando as únicas pessoas que ouve estão no seu nível ou acima é porque já ficou arrogante.

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Todos os cães têm direito a uma dentada: mesmo que lhe façam algo muito grave e lhe apeteça declarar a III Guerra Mundial, seja superior a isso, pelo menos na primeira vez. Verá que o seu caráter ficará mais forte se tentar desculpar os bancos que não lhe emprestam dinheiro quando as coisas correm mal ou as pessoas que o deixaram de fora de um negócio. Isto não quer dizer que deva ignorar as facadas que lhe dão pelas costas. Confronte as pessoas, mas no fim diga que lhes perdoa.

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Prof. Harvey Mackay

Artigo traduzido e publicado pelo Jornal SDR

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