1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

A psicologia do consumo

.

artigos de marketing  -  artigos de psicologia comercial  -  idéias e marketing

.

Pergunte a qualquer gerente como "influem as políticas de preços" na demanda de um produto ou serviço e obterá uma resposta categórica e bem fundamentada. Pergunte a esse mesmo gerente como "afetam as políticas de preços" ao consumo e sua resposta será o mais absoluto silêncio. O concreto é que os gerentes não costumam pensar no consumo quando definem os preços, mas essa omissão pode resultar muito cara. Um dos primeiros passos para estabelecer uma relação de longo prazo com os clientes é conseguir que "consumam" os produtos adquiridos, mas como consegui-lo? Conhecendo e aplicando as regras corretas para aumentar o consumo:

É mais provável que as pessoas consumam um produto quando são conscientes de seu custo. Quando sentem que o dinheiro "saiu de seu bolso". Este fenômeno recebe o nome de "sunk cost effect" (efeito de custo irreversível / perdido / irrecuperável). Os consumidores se sentem obrigados a usar os produtos pelos quais pagaram, a fim de evitar a sensação de que desperdiçaram seu dinheiro. Não obstante, a maioria das empresas tratam de ocultar os custos de seus bens e serviços. Os executivos que empregam essas táticas de preços, sem considerar seu impacto no consumo, arriscam a retenção a longo prazo do cliente por privilegiar aumentos de curto prazo nas vendas (artigo: Pricing: Fazendo malabarismos com os preços).

hoje podemos dizer que A maioria das empresas aplicam suas políticas de preços sem considerar seu impacto no consumo. Esta omissão pode resultar custosa: arriscam a retenção a longo prazo do cliente por privilegiar aumentos de curto prazo nas vendas.

O consumo fomenta a venda cruzada (cross selling). Este é o caso das empresas que dependem de uma dupla rede de rendimentos. Por exemplo, para os cinemas, os centros desportivos e as salas de concertos, a venda de entradas é só uma das fontes de rendimentos. Os outros 50% dos rendimentos está composto pelos adicionais ao evento. Team Marketing Report estimou que, para uma família de 4 pessoas, o custo de assistir a uma partida de beisebol de uma liga maior, era de 121,36 dólares. Mas só a metade dessa soma correspondia à compra de entradas (artigo: Cross Selling: Deseja batatas com o seu hambúrguer?).

O restante se gastava em cerveja, refris, sanduvas, bonés e outros souvenires... Resulta óbvio, então, que se quem compram as entradas e não assistem aos eventos, essas vendas secundárias, que deixam alta margem de ganhos, perdem-se.

O custo percebido tem maior importância do que o custo real. Outra variável que incide diretamente no consumo do produto é o custo "percebido" pelo comprador. Considere algo tão simples como a forma de pagamento. Uma transação em dinheiro por valor de 10 reais se percebe de forma diferente que uma de 100 reais no cartão. Ao manejar dinheiro tangível, o comprador é consciente da magnitude da transação. Numa companhia de espetáculos teatrais que estudamos, o índice de não concorrentes, entre aqueles que pagavam a entrada com cartão de crédito era 10 vezes maior que entre quem a abonavam em dinheiro (artigo: PRICING: SEGMENTAÇÃO POR PREÇOS).

.

Os pagamentos que se fazem no momento do consumo, aumentam a atenção no custo do produto, o qual eleva a probabilidade de que se lhe consuma. As companhias não têm critérios uniformes sobre quando faturar seus produtos e serviços. A maioria determina o momento de pagamento em base às variáveis financeiras (o pagamento imediato é melhor do que o de prazo ou de demanda. O "compre agora, pague depois" aumenta a demanda do cliente). Mas poucas vezes se considera o consumo: os pagamentos feitos muito antes ou muito depois da compra real reduzem a atenção sobre o custo do produto e, com isso, a probabilidade de que seja usado... (artigo: Pricing, a ciência para acertar no preço).

Como vincular preço e consumo: para vincular preço com consumo não é necessário que as empresas descartem suas políticas de preços normais, centradas na demanda. Não seria realista, nem inteligente. Em alguns casos, as normas da indústria ou as expectativas do consumidor impõem o uso da venda antecipada ou dos pacotes de preços. No entanto, os executivos deveriam ter em conta o consumo quando fixam os preços de produtos ou serviços. Como fazê-lo?:

Administrar o rendimento: os gerentes podem manejar as operações com mais eficiência se antecipam a demanda real a partir do mix de compras em pacote contra compras de produtos individuais, ou da relação entre compras antecipadas e normais. O gerente de um teatro, por exemplo, poderia prognosticar uma taxa de 20% de não participação, se a proporção de compradores de entradas para uma temporada for alta, mas só 5% se essa proporção for baixa. Ao mesmo tempo, esse conhecimento lhe permitiria administrar melhor os custos se encarasse a dotação de pessoal de acordo com a demanda real, em contrapartida com a refletida nos ingressos vendidos. como Alternativa, poderia aumentar os rendimentos mediante a venda antecipada de determinados espetáculos (artigo: um dilema - Vender agora ou esperar...?).

.

Dar facilidades de pagamento para maximizar o consumo: alguns executivos podem fazer algo mais do que reagir ante a demanda. Podem valer-se de suas políticas de preços para alentar ativamente o consumo. E a forma mais drástica de fazê-lo é vincular estreitamente os pagamentos com os benefícios. Este exemplo se pode aplicar as partidas de futebol. Geralmente, aqueles que compram entradas para assistir as partidas devem pagá-las com meses de antecipação. Para promover a assistência dos torcedores, os clubes poderiam distribuir esse pagamento em 4 parcelas que ademais seriam mais fáceis de enfrentar em termos econômicos (artigo: FUTEBOL: pondo um preço à paixão).

.

Vincular "psicologicamente" os pagamentos com os benefícios: algumas empresas consideram o pacote de preços como uma ferramenta necessária para estimular vendas iniciais. No entanto, uma boa maneira de promover o consumo consiste em desagrupar psicologicamente essas ofertas, colocando em evidencia o preço de cada um dos itens que integram o pacote, uma vez que o cliente efetuou o pagamento. Algumas companhias de cruzeiros em navios, que operam com o formato "all in" (tudo incluso), pedem aos passageiros que paguem as bebidas, comidas e entretenimentos com fichas de plástico, a fim de sublinhar o fato de que nada é realmente grátis (artigo: Churrasco ou Salada? Uma viagem na mente dos clientes).

prof. Roger Blackwell

http://www.rogerblackwell.com

especialista no campo do "Comportamento do Consumidor"

.

ARTIGO RECOMENDADO:

.

Influencie a seus clientes cientificamente

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR