Qualquer
idiota sabe fazer um negócio
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Mas é preciso gênio, fé e
perseverança para criar uma marca (David Ogilvy). Em nossa sociedade
atual, calcula-se que recebemos vários milhares de impactos
publicitários ao dia. Isso deixa muito pouco espaço livre para cada
marca dentro da saturada capacidade de atendimento do consumidor... Há
quem diz que não mais de três segundos; em tão breve lapso, têm que ser
capazes de destacar, convencer e recordar-se mais tarde
(Artigo:
Uma marca é um nome,
termo, signo, símbolo ou imagem).
Como conseguir que o
público retenha o nome de nosso produto entre os milhares de
impactos publicitários aos que nos expomos diariamente?
Por suposto, todos temos
em mente os nomes das marcas mais conhecidas, gravadas a fogo em nosso
subconsciente depois de anos de exposição a seus produtos e publicidade.
Mas, que fazer para chamar a atenção com uma nova marca?: Para começar,
devemos ter em conta um decálogo de conselhos básicos. Não os seguir
pode sair muito caro. Qualquer companhia que viole alguma destas dez
regras precisará gastar mais do necessário para posicionar bem seu
produto
(Artigo:
Quem decide... é o preço,
a qualidade ou a marca?).
•
Fixar um nome conforme
com os objetivos de mercado:
esta primeira regra do
branding é com freqüência ignorada por algumas empresas. O nome tem
que trabalhar a favor dos objetivos de mercado e com freqüência se
nomeiam marcas que dão à empresa uma dimensão demasiado localista.
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•
Não copiar a outra marca:
o nome
de uma marca nunca deve ser parecido ou aproximado ao de outra
empresa, por muito que nos agrade ou nos pareça certo, e inclusive
se pertence a um setor que não tem nada que ver com o nosso.
Violando esta regra se espanta aos clientes, porque estes podem
captar uma imagem algo turva da empresa.
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•
A marca deve estar em
harmonia com o domínio de Internet:
uma marca deve ser
idêntica a seu correspondente domínio. Por exemplo, uma marca de um
sistema de representação deve-se proteger contra vulnerabilidades e
suas expressões como: SDR.com.br ou SistemadeRepresentantes.com.br
ou como SistemadeRepresentacao.com.br, a fim de evitar que qualquer
outra empresa chegue perto
(Artigo:
Nada se cria, nada se inventa, tudo se
registra...).
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•
Não usar prefixos bobos:
a não
ser que uma companhia tenha uma experiência de mais de 5 anos,
introduzir os prefixos "i" ou "e" pode resultar perigoso. Algumas
companhias, como
eBay,
construíram uma grande imagem de marca, mas é uma exceção. Há muitas
outras que fracassaram ao utilizar estas minúsculas antes de seu
nome.
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•
Escapar do ruído de fundo:
há que
evitar termos sobre-utilizados, como "global", "tech", "soft" ou
"soluções". Uma empresa que procure distinguir-se do resto de
competidores não pode destacar com termos tão utilizados
(artigo:
90% das pessoas
confiam nas mesmas marcas).
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•
Obedecer as regras da
gramática:
é aconselhável não
violar as regras da gramática, incluído o uso das maiúsculas e
minúsculas. Quando sua empresa seja "maior e melhor" que eBay, então
poderá pular as normas que queira...
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•
Evitar conotações negativas:
as
marcas não devem criar confusão ou conotações negativas aos
clientes, e há que ter especial cuidado com os temas sexuais ou
religiosos.
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•
Criar nomes de marca fáceis
de recordar e de pronunciar:
as marcas devem ser
facilmente recordáveis e simples em sua pronunciação. É
relativamente simples que nossos clientes potenciais visitem nosso
web site, sobretudo quando gastamos dinheiro em publicidade. O
difícil é conseguir que voltem, e depois, um nome que não se retém
de primeira não ajuda em nada
(Artigo:
Que é uma estratégia
de posicionamento?).
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•
Conseguir que nossa marca se
entenda e se aceite internamente:
o nome exato da
companhia e de suas marcas têm que ficar perfeitamente assumidos no
seio da organização. E ainda que pareça surpreendente, há algumas
empresas nas quais inclusive os mais altos diretores têm dúvidas
sobre o nome exato de alguma de suas marcas ou produtos.
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•
testar primeiro:
é importante
testar vários possíveis nomes entre os clientes potenciais antes de
eleger um. Com todos estes conselhos em mente, só resta por fazer o
mas importante: "que se nos ocorra um bom nome"
(Artigo:
Você tem um grito de
guerra?).
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O valor da
Simplicidade
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