1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Na venda, o medo a rejeição imobiliza...

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sala dos artigos de psicologia comercial

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Você lembra a ansiedade que experimentamos ao convidar a alguém a sair pela primeira vez? Ou quando se está numa entrevista de trabalho e se encontra sentado justo ao lado de outras cinco pessoas que procuram o mesmo cargo... Este tipo de ansiedade e o medo que o acompanha é o que se denomina "medo à rejeição" e é algo comum em todos os seres humanos. Quase todos nós o experimentamos de maneira pessoal em maior ou menor grau (Artigo: Decifrando a psicologia dos vendedores).

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No entanto, quando você é da área comercial de uma empresa, o medo à rejeição pode ser mortal para o negócio. Se ao tentar uma venda você é dos que se desanima quando um cliente lhe diz não, tenha cuidado: você pode estar perdendo até 90% de suas vendas. Aumente suas vendas criando desejos em lugar de satisfazer necessidades... (Artigo: VENDER EM TEMPOS DIFÍCEIS).

Os pretextos para não vender: é muito comum que por sentir medo à rejeição, inventamos toda tipo de pretextos para não oferecer nossos produtos. Fixe-se que utilizo a frase "nós inventamos" porque todos estes pretextos só existem em nossa cabeça e geralmente os criamos de maneira inconsciente. A realidade é que temos medo a que nos digam "não", porque não sabemos lidar com a rejeição. Entre os mais comuns se encontram:

É que andei muito ocupado.

É que não encontro as informações.

É que não quero pressionar demasiado.
É que ninguém tem dinheiro neste momento.

É que creio que nosso produto não é o que precisam.

É que não estou seguro de que possa lhes vender algo.

É que se quisessem o produto já nos teriam contatado.

É que nosso produtos estão mais caros que os do concorrente.

O risco de não controlar o medo à rejeição: o sucesso de muitos escritórios de vendas, depende quase exclusivamente da habilidade do vendedor para comercializar os produtos e/ou serviços que se oferecem. É por isto que, se você como vendedor não tolera que lhe digam "não", seu negócio corre o grave risco de quebrar por falta de vendas. O Prof. Brian Tracy, um dos mais prestigiados consultores e professores de forças de vendas a nível mundial, menciona freqüentemente em seus seminários: 80% das vendas a novos clientes se realizam até o 5º telefonema ou visita que um vendedor faz ao cliente. Desafortunadamente, o vendedor iniciante não insiste após a primeira visita e desiste. Se imagina a quantidade de vendas que está perdendo por não saber tolerar a rejeição...? (Artigo: 85% da vendas é produto de recomendações).

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E como desenvolvo minha tolerância à rejeição?: em primeiro lugar, temos que entender que quando uma pessoa nos diz não, em realidade esta dizendo não a nossa oferta e "não" a nossa pessoa. Ademais, na grande maioria dos casos não é nossa culpa que nos digam que não. A maioria das vezes se deve a fatores que não controlamos: o cliente não precisa o produto, não o quer, não o pode usar, tem outro fornecedor ou simplesmente não tem o dinheiro para comprá-lo; mas isso não significa que se mantenha assim por toda vida. Tente outra vez. Devemos ser capazes de tolerar a rejeição porque afinal de contas as vendas são um jogo de números: se 80% diz não, significa significa que 2 de cada 10 clientes irão nos dizer "sim", pelo que temos que oferecer nosso produto a 100 pessoas para que 20 clientes nos comprem. Simples assim... Faça as contas como as sabem fazer os profissionais de venda: projete e contabilize ganhos com metas anuais: 100 clientes visitados por mês, 20 compram, ou seja são 240 clientes por ano que compram, olha que fortuna de comissões você tem ai? (Artigo: não consegue seu OBJETIVO MENSAL DE VENDAS?).

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Um dos grandes segredos para triunfar nas vendas: grande parte dos profissionais de vendas de maior sucesso atingiram um ponto no qual não lhe temem mais à rejeição. Se alguém lhes diz que não, não lhes dói, nem os deprime, nem lhes impede continuar promovendo seus produtos e serviços; simplesmente seguem adiante, contatam à seguinte pessoa na lista. Eles na prática já sabem e fazem a conta anual de resultados (100 clientes por mês visitados, lhe proporcionam 20 clientes mensais ou 240 clientes por ano). Aqui tem algumas das coisas que pode fazer para melhorar sua tolerância à rejeição: leia os jornais de sua comunidade profissional, assista a cursos, seminários. Estar mais capacitado o fará sentir-se mais seguro. Leia as dicas, livros, artigos ou revistas relacionados com o segmento de produtos que vende. Procure mais informação na Internet. Esteja consciente que quando alguém lhe diz "não", esta recusando sua oferta mas não o esta recusando a você. Pode ser que o dia de amanhã, com uma oferta diferente e numa situação diferente, o prospecto mude de parecer. Além do mais o cliente precisa de suas ofertas. (ARTIGO: NÃO DESISTA, ACREDITE E TENTE OUTRA VEZ!).

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Aprenda pensar e bloquear os pensamentos negativos: entenda que muitos clientes recusarão sua oferta antes de fazer uma venda. Pense que cada vez que alguém o recuse, você estará a apenas 7 possíveis não, até chegar nos 2 clientes que dirão sim e os fechamentos das próximas vendas. Quando tenha sentimentos negativos em conseqüência de uma rejeição, trate de recordar os resultados positivos que teve no passado. Utilize estas experiências para reforçar sua auto-estima e segurança pessoal. Lembre que no caso de um prospecto novo, 80% das vendas se fecham no 5º Contato telefônico ou visita. Não desista até que lhe digam que não ao menos 8 vezes. Assim já sabe, desenvolva sua capacidade, tolere a rejeição e faça que suas vendas se disparem ao máximo. (ARTIGO: Psicologia em vendas: Estratégias avançadas)

PROF. Diego Bañuelos

Artigo traduzido e publicado pelo Jornal SDR

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PROFESSOR em ciências da computação pela Univ. Autônoma Metropolitana da Cidade do México. Sua área de especialidade se relaciona com a criação, distribuição e exportação de produtos comerciais de software e com a otimização de processos empresariais através de sistemas de informação. Desde 1996 se desempenha como empresário e consultor sênior na indústria da tecnologia empresarial.

artigo recomendado:

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O grande DILEMA: SER OU NÃO SER vendedor...

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