1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2019

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

A liderança de uma Marca

.

artigos de marketing  -  artigos de marcas  -  idéias de marketing

.

O começo de uma nova era, algo mudou na forma em que os consumidores olham às empresas e às marcas. Também deve mudar a maneira em que as empresas olham a seus consumidores. Estamos ao final de toda uma série de décadas em que os negócios só foram medidos por seus resultados financeiros e portanto, toda a organização de uma empresa girava meio a estes resultados. Para Scott Bedbury, Isto está mudando. Os resultados financeiros são muito importantes para certas áreas da empresa, mas não são algo que deva mover a toda a empresa. O branding está acima de qualquer estratégia de negócio (Artigo: Uma marca é um nome, termo, signo, símbolo ou imagem).

.

Uma boa marca é o Santo Graal de uma empresa. Todos podemos conseguir posicionar bem nossa marca. O posicionamento de uma marca, como princípio organizativo, informa e inspira a qualquer membro de uma organização a respeito de que fazer, não só em termos de objetivos ao final de anos, se não em termos de que é o que nossos clientes e em geral o mundo que nos rodeia, sente a respeito de nossa empresa ou de nossa marca. Se a marca é poderosa e atrai funcionários e clientes, o resto de números chegam sozinhos:

O segredo para posicionar bem uma marca: conhecer bem ao cliente e gerar laços emocionais com ele. Scott Bedbury pôs especial ênfase em que o segredo de toda empresa está em conhecer à perfeição a seu cliente: conhecer os gostos, hábitos e necessidades das pessoas às quais dirige seus produtos. Se conhece bem ao cliente, então as campanhas de publicidade sempre terão sucesso e só omitindo ao cliente é como se cometem erros (Artigo: Que é uma estratégia de posicionamento?).

Bedbury, ao igual que Prof. Tom Peters, insiste também, em que é básico conectar emocionalmente com o cliente. O mundo está cheio de bons serviços e bons produtos. É necessário centrar-se em que é o que nossos produtos ou serviços fazem sentir ao consumidor.

O conceito Imagem de Marca é complexo na atualidade: em outras épocas, para definí-lo se utilizavam termos físicos, por exemplo: mais rápido, brilhante, mais duradouro, de melhor qualidade. Agora, a imagem de uma marca tem que ver com seu comportamento no meio ambiente, com os serviços que realiza com sua comunidade, com os relatórios de integridade financeira ou com a moral dos altos diretores da empresa. Deveríamos substituir a palavra imagem por karma e passar a chamar a imagem de marca como karma de marca, transmite mais a profundidade do termo. Que tipo de aura tem nossa empresa?
.
O caso Nike: Scout Bedbury é quem criou a campanha "Just do it" da Nike. Com este lema, o que Nike deseja transmitir através de seus anúncios é: não espere mais, simplesmente faça-o. Atreve-te. Faz aquilo que sempre quis fazer. Conseguiu aumentar suas vendas num 600%. "Just do it": A alquimia de 3 palavras: estas três palavras se pronunciaram uma só vez em cada um dos quase 200 anúncios que se produziram. Mas uma vez pronunciadas, converteram-se em quase uma ordem: "Venha, faça-o já" (Artigo: O valor da Simplicidade).
.
O poder da sugestão não deve menosprezar-se quando se sugestiona da forma correta: a campanha do "Just do it" ataca diretamente os sentimentos da pessoa. Todo mundo deseja estar em melhor forma física e ter mais controle sobre suas vidas. Nike só lhes deu um pouco mais de força. A campanha foi especialmente poderosa entre as mulheres. Na mesma campanha se mostrava que Nike sabe o que é ser uma mulher trabalhadora com um marido preguiçoso, com filhos na creche, e sem tempo para ela mesma.

.

A campanha se centrou na empatia refletida através de anúncios especiais com mensagens do tipo: "Eh, sabemos que a vida é dura. Mas entendemos o desafio que te propuseste e cremos que estar em forma fisicamente é parte da solução". 14 anos depois, a campanha segue funcionando porquê jamais se fizeram promessas falsas, nunca se foi além do que Nike poderia oferecer.
.
O caso Starbucks: este caso ilustra como alianças poderosas e uma estratégia de marketing adequada, conseguem colocar uma marca numa posição dominante no mercado de EUA, e garantir-lhe alcance global (excelente matéria). Scott Bedbury conseguiu que Starbucks passasse de 1.000 pontos de venda a 7.000 pontos de venda em tão só 5 anos (Artigo: Um visionário e uma viagem a Itália - assim nasceu Starbucks).

.

Como o fez?: de novo conectando emocionalmente com o cliente. Starbucks são umas cafeterias inspiradas nos clássicos cafés de povo. O que Starbucks desejava era criar um lugar entre o trabalho e o lar da gente, onde se sentissem à vontade e cômodos, tanto se tomavam café como se liam um livro. Para isso, todos os Starbucks são parecidos e os funcionários têm como missão primária fazer que a gente se sinta a gosto.

Bedbury confessou que o sucesso rotundo lhes chegou inesperadamente quando na série Ally McBeal uma das protagonistas propôs ir procurar um café a Starbucks e beber-se no escritório, relaxando-se para sentir: o verdadeiro aroma do café. Parece ser que foi algo pensado pelos roteiristas de Ally McBea. A partir desse momento, várias cenas se rodaram em Starbucks, até que um dia Starbucks chamou à produtora de Ally McBeal e lhes propôs montar-lhes um Starbucks no platô para que deixassem de colapsar suas cafeterias. Desde então não deixaram de colaborar (Artigo: Quem decide... é o preço, a qualidade ou a marca?).

8 Principles for Achieving Brand Leadership in the 21st Century:

Ser consciente da própria marca não é fácil: a gente costuma confundir a ressonância de uma marca com a relevância de uma marca. O que importa é a relevância.
Tem que conhecer bem a marca antes de fazê-la crescer: muitas marcas não sabem quem são, de onde vêm ou para onde vão. E por suposto, não sabem quem são realmente seus clientes.
Vigia a expansão fora de medida: só porquê acredita que pode fazer algo, não significa que deva fazê-lo.
As grandes marcas estabelecem relações duradouras com seus clientes: relações que têm mais do que ver com emoções e confiança que com sapatos com câmara de ar ou com a maneira em do que o café está torrado.
Tudo conta: inclusive o papel do banheiro de teu estabelecimento.
Todas as marcas precisam bons pais: mas desafortunadamente a maioria de marcas vêm de lares com muito movimento.
Ser grande não é uma desculpa para ser ruim: as grandes marcas realmente utilizam seus "super-poderes" para fazer o bem e pôr à gente e aos princípios por adiante dos benefícios.
Relevância, simplicidade e humanidade: antes que a tecnologia, distinguirão às marcas no futuro.

.

prof. scott Bedbury

Artigo traduzido e publicado pelo Jornal SDR.

fundador e presidente da empresa de consultoria de branding Brandstream. foi responsável, como vice-presidente de marketing, pelo sucesso da Nike com a criação da campanha "Just do it" e depois alcançou o crescimento da Starbucks Café.

artigo recomendado:

.

Você tem um grito de guerra?

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2019

Copyright © - SDR