1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

.

Quanto produzir e a que preço Vender?

.

sala dos artigos de gerenciamento

.

Produzir a quantidade certa para vender ao preço desejado é uma das vias para a eficiência. No entanto, as desinteligências e desastres nos estoques das empresas podem colocar tudo a perder... De todas as decisões que devem tomar-se cotidianamente na vida corporativa, talvez poucas sejam tão importantes como a quantidade a produzir e o preço de venda. Acertar neste aspecto é um dos segredos para maximizar a eficiência (ARTIGO: Chief Pricing Officer - cpo: encarregado de preços na empresa).

Depois, o objetivo consiste em produzir a quantidade correta para vendê-la ao preço desejado sem que sobre nem falte nada. Produzir em excesso implica uma custosa acumulação de inventários. Ficar curto, pelo contrário, gera uma perda de rendimentos potenciais.

Efetivamente, há que ter em conta que os preços são uma variável relativamente rígida no curto prazo. Os contratos com fornecedores e clientes fazem que, ante uma escassez de produção, não possam aumentar-se imediatamente os preços para equilibrar quantidades oferecidas e demandadas. Então, a empresa se verá forçada a vender, a um preço já estabelecido, uma quantidade menor à que teria maximizado seus benefícios (ARTIGO: PRICING: SEGMENTAÇÃO POR PREÇOS).

Portanto, ante a importância de produzir a quantidade correta, os experientes em marketing e operações desenvolveram uma bateria de modelos para predizer a demanda. Aí entram em jogo os especialistas em estatística com suas distribuições de probabilidade, médias de vendas e desvios regulares.

Depois, quanto mais precisa seja a predição da demanda futura, mais informada será a decisão sobre as quantidades de produção e mais eficiente uso fará a empresa de seus recursos. Não obstante, assinala um estudo da GSB - Stanford Graduate School of Business, as simplificações teóricas dos modelos estatísticos costumam passar por alto as inumeráveis fricções que afetam cotidianamente às decisões de produção das empresas. Em muitos casos, as decisões sobre preços e quantidades são tomadas por separado. Os preços costumam ser fixados pelo departamento de marketing. As quantidades a produzir, pelo contrário, costumam cair sob as responsabilidades do gerente de operações. E as falhas de coordenação entre estes dois departamentos podem originar custosas ineficiências (ARTIGO: Pricing, a ciência para acertar no preço).

Imaginemos, por exemplo, que o gerente de marketing decide reduzir o preço de um artigo com o objetivo de reposiciona-lo num segmento de menor poder aquisitivo. Não obstante, alegam os pesquisadores de Stanford, não é estranho que este dado fique perdido nas redes burocráticas da corporação e não chegue a tempo ao departamento de operações.

Então, as fábricas mantêm seu ritmo prévio de produção. O resultado é que uns meses mais tarde, o produto começa a escassear no mercado e a companhia perde suculentos rendimentos potenciais. Em definitiva, asseguram os experientes de Stanford, os modelos estatísticos de predição da demanda são uma parte fundamental das decisões de pricing. No entanto, para que estas técnicas sejam realmente efetivas, é necessário assegurar-se também de que a organização esteja alinhada ao redor da estratégia. As falhas de coordenação, em última instância, farão fracassar até ao modelo melhor desenhado (ARTIGO: quanto mais caro, melhor...).

Stanford Graduate School of Business

.

A Stanford Graduate School of Business é a escola de Negócios da Universidade Stanford na Califórnia - EUA. Fundada em 1925, a escola, também conhecida como Stanford GSB ou Stanford Business School, possui o segundo maior endowment das escolas de negócios dos EUA. Contudo é a primeira se for considerado o endowment por aluno, Stanford tipicamente admite apenas 370 alunos por turma. Seu rigoroso e prestigiado programa de MBA é, inclusive, o mais seletivo do mundo com uma taxa de aceitação entre 5% e 10% nos últimos anos.

.

OUTROS excelentes ARTIGOS traduzidos e PUBLICADOS pelo Jornal SDR, da Stanford Graduate School of Business:

O efeito aperitivo nos consumidores

Comissões por vendas... bom ou ruim?

Vale a pena distribuir Panfletos na rua?

de clientes a compradores compulsivos

desinteligências e desastres nos estoques

Convém aumentar a variedade de produtos?

Os clientes cool não querem misturar-se com a plebe

Tome cuidado com as perguntas que faz aos seus clientes

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR