Porque os clientes não
abrem seus e-mails?
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O motivo é que o assunto
do e-mail não diz nada relevante para ele. E é que se envia uma mensagem
idêntica a milhares de clientes, é pouco provável que essa mensagem seja
interessante para todos eles. A solução a este problema é dividir aos
clientes em grupos, que tenham estilos de vida similares ou que lhes
agradem os mesmos produtos. Assim, a campanha de vendas ou apresentação
poderá chegar a segmentos específicos de seus clientes e atender suas
necessidades
(artigo:
Segmente seus clientes
para mala direta por e-mail).
,
Isso sim, segmentar não deveria confundir-se com classificar aos
consumidores ou clientes segundo seu status. Muitas companhias
classificam a seus clientes dentro de categorias como: "Ouro", "Prata" e
"Bronze". Faz dois anos eu me converti num cliente Plantinum de American
Airlines. Foi maravilhoso! Consegui milhares de bônus, e quando um vôo
cancelava-se, por exemplo, os membros Platinum eram os primeiros em
conseguir assento no seguinte vôo, explica Arthur Middleton.
,
Mas enquanto os níveis segundo o status são perfeitos para recompensar
aos melhores clientes, estes níveis não são particularmente úteis para
os propósitos do marketing. Durante um tempo, American Airlines me envio
vôos baratos de Chicago a Los Angeles, mas para mim não tinham interesse
porque vivo em Fort Lauderdale. American Airlines sabe onde vivo. Se
eles quisessem ser relevantes, tivessem-me enviado só aqueles emails com
vôos baratos que saíssem desde Fort Lauderdale
(artigo:
Como seria o e-mail perfeito?).
,
Como resultado, cada vez
que recebo um email de Americaan Airlines o deleto. Se tivessem feito um
trabalho mais seletivo, me teriam enviado ofertas que eu poderia ter
aceito", ressalta Middleton. Assim, a relevância é mais fácil de atingir
se classifica aos clientes de acordo com seu estilo de vida. Nestes
casos, é fácil diferenciar as mensagens que se enviariam a pessoas já
aposentadas das que se enviariam a solteiros jovens ou a famílias com
filhos. Como se podem criar esses segmentos? Há 3 métodos:
•
Demográficos:
idade,
rendimentos, se têm filhos… Usando os dados demográficos é muito fácil
classificar aos clientes em segmentos relevantes
(artigo:
SEGMENTE A SUA LISTA DE
CLIENTES).
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•
Historial de compras:
o melhor para
saber que é relevante para teus clientes é tomar em conta seu historial
de compras. Recomenda-se guardar todo esse historial na base de dados da
empresa e classifica-o por departamentos (roupa, produtos de meninos…).
Um dos erros mais graves que os profissionais do e-mail marketing
cometem é assumir que todo mundo está interessado nos descontos. Algumas
pessoas estão, por suposto. Para outras não
(artigo:
Os savvy shoppers são
consumidores felizes).
,
•
Preferências:
uma das melhores maneiras de conseguir relevância é ir diretamente à cabeça de
teus consumidores e saber que é o que estão pensando.
Sears fez um grande trabalho perguntando aos compradores como se sentem com respeito às marcas e como se sentem sobre a tecnologia. Estas perguntas as tem
feito na web aos consumidores que estão fazendo compras e permitem magníficas segmentações
(artigo:
Desenvolva o Perfil dos
seus Clientes).
Arthur Middleton
KnowledgeBase Marketing
Artigo traduzido e publicado pelo Jornal SDR
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artigo recomendado:
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Uma boa venda torna o cliente leal
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