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Integridade no Marketing não é opcional
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Normalmente, os
anunciantes se encarregam de assuntos tão tradicionais como a
concorrência, a rentabilidade e o uso das novas tecnologias ainda que
deveriam concentrar-se mais num fenômeno bem mais poderoso e recente: o
"ceticismo informado", tal e como o denomina Advertising Age.
Num mercado em que os clientes estão constantemente em contato com
outros compradores e a publicidade pode construir-se ou desbaratar-se
desde a própria pessoa, os anunciantes mais autênticos serão os mais
convincentes para os clientes, algo que só se consegue de uma maneira:
"dizendo a verdade"
(artigo:
O Senhor odeia os lábios mentirosos).
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A integridade no marketing já não é só um código ético, senão um ponto
de apoio. Faz uns anos, a palavra "integridade" era o termo mais
procurado no dicionário on-line de Merriam Webster. Sem ir mais longe:
mais de 75% das enquêtes de opinião indicam que os consumidores preferem
comprar numa loja que sabiam que trabalhava de maneira ética, ainda que
tivessem que pagar mais dinheiro. Quase ao mesmo tempo, um estudo da
Edelman Consulting concluiu que os líderes de opinião baseavam grande
parte de seu sucesso em sua forma de comportar-se ante a sociedade
(artigo:
Não permita que seus
anúncios emitam cheques).
Ainda que muitos
executivos foram multados ou encarcerados por cometer atos pouco
lícitos com os clientes, apenas a metade dos 1.800 profissionais de
comunicação entrevistados num recente estudo aceitaram o fato de que
o comportamento ético era importante em sua companhia.
De todos modos, apesar de
que existe toda outra metade de anunciantes honestos, a maior parte dos
consumidores está farta das más práticas das empresas, com o que
converteram à integridade das companhias numa espada de Damocles que
pendura constantemente sobre o comportamento de cada companhia. De fato,
as marcas que tenham tido algum tipo de mancha em sua atitude viram cair
estrondosamente suas vendas
(artigo:
O que faz o consumidor
comprar ou não comprar).
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Como fazer que uma empresa
tenha integridade:
se o responsável de imagem corporativa de uma empresa quer saber se
sua companhia atua com a necessária integridade para ser bem
considerada, tem que se fazer as seguintes perguntas:
•
Está interessado
em reforçar sua credibilidade?
•
Promove sua marca
até o limite de invadir a intimidade de seus potenciais
clientes?
•
Seus clientes são
uma mera fonte de benefícios ou uma parte imprescindível que faz
funcionar o negócio?
•
Seus encarregados
de Marketing são tecnicamente legais ou se valem da maquiagem de
dados para vender?
•
Os produtos ou
serviços que sua empresa oferece têm o mesmo grau de qualidade
que o que desejaria encontrar se fosse você o comprador?
•
Tem algum tipo de
métricas (matéria supimpa) que meçam a integridade de sua
empresa, ao estilo do ROI, mas em termos de integridade?
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recomendado:
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Como fazer um anúncio funcionar
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