1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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vendedores mal dedicam 20% ao contato com clientes

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sala de artigos da força de vendas

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Eric Kircher, diretor geral de Mercuri Internacional, consultoria especializada em vendas e marketing, crê que a labor comercial não se está desempenhando com eficácia em muitas organizações. De todas as tarefas que realiza um vendedor, a mais importante deveria ser o tempo que dedica ao cliente numa entrevista de vendas. No entanto, só 20% do tempo disponível dos vendedores é dedicado à atividade direta com os possíveis compradores (Artigo: O tempo ajuda mais o compradores).

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Ainda que a percentagem varia muito em função dos mercados e das culturas empresariais, os resultados da enquête são, em geral, desalentadoras e põem em dúvida a eficácia real da força de vendas de muitas empresas. A política de Vendas também separa às boas das más empresas. Em outro estudo Eric Kircher revela as práticas comerciais que diferenciam às companhias líderes de mercado das que oferecem piores resultados:

Que diferencia às boas das más empresas em termos de eficácia comercial?: Kircher se fez esta pergunta e, a propôs a 747 empresas de 14 países. O resultado é um estudo que revela as práticas de vendas que separam às companhias de maior sucesso daquelas menos rentáveis, e que identifica os 10 fatores que mais contribuíram a essa eficácia comercial. Estes fatores tanto têm a ver com a imagem do departamento comercial na própria companhia, o que implica por sua vez uma boa inter-relação com o resto dos departamentos, como com a implantação de um sistema de representação e vendas para a relação com os clientes e a formação da equipe comercial. E salienta a necessidade de medir as tendências do mercado através de ferramentas de gestão para não se preocupar só dos resultados a curto prazo (Artigo: está precisando aumentar as suas vendas?).

Alguns anos se podem conseguir resultados pouco favoráveis. Mas se observamos que o diretor comercial mede as tendências e disponibiliza sistemas de representação de vendas para sua equipe gerenciar os relacionamentos comerciais, o ano que vem tudo irá melhor.

Os erros mais comuns: o primeiro erro que os vendedores costumam cometer é não se arriscar a perguntar. Se o fizessem, entenderiam o que procura realmente o cliente. Para isso, têm que mudar o chip, pensar que estão autorizados para fazê-lo e que este é seu papel. Outro dos erros é não se propor previamente o objetivo da reunião e falar de tudo. Muitos vendedores chegam a uma reunião e se empenham em contar tudo, em mostrar todos os catálogos... quando só retemos 10% do que nos falaram os clientes (Artigo: As melhores perguntas são provocantes).

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Acreditamos na melhora mensurável a curto prazo da Eficácia em Vendas: todas as empresas enfrentam desafios de conseguir crescimento e incremento de rentabilidade. Inclusive as organizações com uma limitada capacidade de crescimento terão que satisfazer as demandas de maiores retornos sobre o investimento. Por isso, examinemos as opções estratégicas:

Melhorar os resultados, através da inovação, pode levar anos de investimentos com prováveis voltas difíceis de medir.
Melhorar os resultados, através de aquisições, é um processo complexo, caro e pode levar meses (freqüentemente com resultados frustrantes).
Melhorar os resultados, através de uma venda mais informatizada, operativa e eficiente, pode arcar melhoras mensuráveis em algumas semanas.

Pense na grande diferença em eficácia que separa a seus melhores vendedores daqueles menos efetivos. Você não aceitaria esta diferença em eficácia entre duas unidades de produção, por exemplo... A melhora dos resultados comerciais das empresas líderes revelou que, em numerosas ocasiões, o pessoal comercial não entende a estratégia comercial de sua própria empresa. Freqüentemente, menos de 20% da estratégia é conhecida e implementada. Por isso, cremos que a melhora mensurável a curto prazo na eficácia comercial é possível. Num mundo onde todas as empresas têm acesso a mesma tecnologia, sistemas para as forças de vendas, soluções e idéias de direção, a diferenciação de sucesso é cada vez mais difícil (Artigo: 7 métricas que vão lhe ajudar a melhorar as vendas).

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Assim mesmo, as maiores demandas e expectativas por parte dos clientes requerem um nível mais elevado na excelência em vendas que no passado. Isto implica que muitas empresas, agora, consideram a seu pessoal de vendas como um recurso único e diferenciador para seus clientes. O desenvolvimento de processos e concorrências novos ou otimizados é, portanto, crítico para atingir maiores resultados e uma diferenciação de sucesso.

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A venda não é tão fácil como costumava ser: quando a concorrência aumenta a nível internacional e os canais de venda seguem multiplicando-se, novos níveis de complexidade fizeram que a realização e gestão da venda seja mais difícil de realizar. As novas tecnologias dão aos compradores mais informação sobre o mercado que antes. A única maneira que têm as organizações de gerar maiores resultados, em mercados altamente competitivos, onde a pressão do preço vai em aumento, é através da aplicação de novas fórmulas para criar valor adicionado a longo prazo para o cliente e isso somente se consegue com a informatização total da força de vendas (Artigo: Dobrar as vendas é simples).

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Vender mais envolve a diferentes funções: os Diretores de "contas chave", os departamentos de pré-venda, pós venda, tele-marketing e atendimento ao cliente, devem trabalhar todos juntos para criar uma experiência marcante para o cliente através de uma aproximação sólida e aliviar assim a carga que carrega a força externa de vendas. O caminho é levar as vendas a um nível superior (Artigo: você sabe o que seu cliente realmente quer?).

Prof. Eric Kircher

diretor geral de Mercuri Internacional

consultoria especializada em vendas e marketing

 

Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, do Prof. Eric Kircher:

As vendas são uma mistura de arte e ciência

Os vendedores mal dedicam 20% ao contato com clientes

Perder um cliente significa mais do que perder uma venda

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