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Para entender o novo consumidor

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sala das idéias de marketing  -  sala dos artigos de marketing

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Há alguns meses se realizou na Europa o encontro sobre tendências de consumo, organizado pela Omnicom, uma das consultorias líderes deste setor. Neste encontro, em que participaram especialistas do setor do marketing, comunicação e as novas tecnologias, falou-se sobre mercados emergentes e novos consumidores. De parte das conclusões dessa jornada saíram estes 35 pontos que resumem como é o novo consumidor:

Agora são os indivíduos não as instituições. O consumo de massas é o modelo do século XX. 

Produziu-se uma fragmentação da família. Estas são menores (3 pessoas) e individualistas.

O centro da família já não é o casal senão o filho, o qual influi em 50% das decisões de compra.

Só um de cada 5 jovens se interessa pela política. Aparecem novas formas de associação como ONG'S, comunidades de interesse, etc.

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Consolidam-se os processos migratórios, os consumidores viajam mais.

Surge a cultura da fusão, produto da mestiçagem geográfica e cultural.

Triunfam as empresas pequenas mas com modelos alternativos.

O marco institucional religioso desaparece e surgem novas religiões individuais.

Internet dotou de um poder sem limites ao indivíduo.

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A globalização gera uma perda de identidade que produz a volta às identidades regionais.

Acentua-se a busca de si mesmo, a auto-realização individual e os projetos éticos.

Atraem as empresas com ideologia como Google, Amazon, Starbucks, You Tube, etc.

Produzem-se novas doenças relacionadas com este novo estilo de vida como o estresse, depressão, quadros de ansiedade, etc.

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Os novos consumidores somos individualistas mas procuramos novos níveis de pertence.

Afastamo-nos de modelos uniformes para inscrever-nos em estruturas menores, informais e flexíveis. Elas são símbolo de fragmentação e pluralismo.

O novo consumidor quer ser único e que se lhe trate como indivíduo.

Triunfarão os produtos de série limitada, os personalizados e customizados.

Veremos o auge do micro-marketing. O marketing se baseará em estilos de vida.

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O novo consumidor é paradóxico e versátil. Pode ser compulsivo e reflexivo ao mesmo tempo.
Triunfam as marcas mundiais que acentuam particularismos regionais ou locais.
O novo consumidor é embusteiro. Cresce a distância entre o que diz e o que realmente faz. Crê ser sua imagem idealizada.
É um consumidor atraído pelo alternativo e pelos valores éticos.
Compra experiências de marca personalizadas.
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Aparecem novas aspirações pós-modernas como a diminuição de tempo (queremos tudo rápido), a saúde, o culto ao corpo, o lazer e a natureza.
O novo consumidor quer que lhe escutem, quer ser levado em consideração.
Passamos da era da "VENDA" empresa-cliente à era da "relação" cliente-empresa.
Encontramo-nos ante um novo consumidor ativo que não se limita a receber ofertas senão que as procura, distribui-as, um consumidor comunicante, um pró-consumidor ou um "e-influencer" no caso dos meios on-line.

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Este consumidor comunicante beneficiará a muitas empresas mas também sancionará às que cometam abusos.
Nesta sociedade pós-moderna os consumidores participarão na construção de marca. 

O receptor tradicional se converte também em emissor.
A gente desfruta procurando produtos de qualidade a baixo preço. É um jogo cujos resultados são dignos de orgulho e se transmitem aos amigos e conhecidos.
O consumidor atual é um experiente comprador, está altamente qualificado já que considera o exercício de comprar como algo essencial para a vida moderna.

O novo consumidor sabe diferenciar perfeitamente entre as estratégias de marketing e os benefícios reais do produto.

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Quanto aos novos hábitos alimentícios, as crianças pedem produtos divertidos; os jovens, atrativos; os maduros procuram novos sabores e alimentos fáceis de preparar, enquanto os idosos compram produtos que lhes ajudem a melhorar suas condições físicas e mentais.
Quanto aos hábitos tecnológicos, o novo consumidor quer estar on-line as 24 horas do dia (procura tarifas planas), agradam-lhe os gadgets pequenos (miniaturização) e desfruta com a mobilidade e a portabilidade.

O usuário passou de ser um receptor para converter-se num gerador de conteúdos.

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