1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2016

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SDR - Software de representação Comercial, Vendas e Serviços

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Fidelidade comercial: uma palavra em extinção

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sala dos artigos de fidelização

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A fidelização dos clientes é um assunto de vital importância para as empresas de qualquer tamanho. Durante anos, as empresas centraram suas iniciativas na captação de clientes. No entanto, o meio empresarial mudou, e os clientes se converteram numa "espécie em perigo de extinção", isto é, cada vez mais escassos e exigentes, sendo sua recuperação cada vez mais cara. A estes fatores, se soma uma concorrência cada vez mais agressiva, e o fato de que captar novos clientes é cada dia mais caro, pelo que as empresas, desde as menores às multinacionais, terão que ir enfocando-se para a retenção dos clientes, com ênfases em conservar a seus clientes mais rentáveis, como apoiar sua estratégia de orientar a empresa para seus clientes (Artigo: Como melhorar os resultados das vendas).

Quais são as bases para criar uma estratégia de fidelização?: as bases para estabelecer uma estratégia de fidelização estão no conhecimento do cliente e a satisfação com nossos produtos e serviços. Não é possível propor-se um programa de fidelização com clientes insatisfeitos. Nós vemos 9 chaves para o desenvolvimento de um programa de fidelização efetivo, que vão desde o conhecimento do cliente, passando pela fixação de objetivos, até a implantação e monitoramento do programa de fidelização (Artigo: COMO RETER AOS CLIENTES e evitar o churn).
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Que vantagens tem as pequenas empresas com relação à grande empresa na hora de fidelizar clientes?: tradicionalmente as pequenas empresas têm estado muito próximas de seus clientes, pelo que o conhecimento e a proximidade poderia chegar a ser maior do que o de uma empresa grande, ainda que graças aos sistemas informáticos, as grandes empresas estão cada dia mais preparadas para manter uma relação totalmente personalizada com seus clientes. As vantagens das pequenas empresas são cada vez menores, ainda que sempre ficará a agilidade na hora de tomar decisões (Artigo: PORQUE INFORMATIZAR A REPRESENTAÇÃO).
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São conscientes os empresários da importância da fidelização?: cada vez existe uma conscientização maior da importância da fidelização dos clientes mais rentáveis, e portanto, investe-se mais em estratégias de retenção de clientes. No E1000, estudo realizado por Marketing Alliance das áreas de gestão comercial e marketing de mil pequenas empresas européias, a fidelização dos clientes se revelou como segundo fator decisivo da política comercial, apenas trás de aumento dos benefícios (Artigo: o que é marketing relacional?).

Portanto, podemos concluir que existe uma conscientização maior por parte dos empresários da importância da fidelização dos clientes mais rentáveis. Este aumento nos programas de fidelização, que começou com força nas empresas grandes irá permeando, pouco a pouco, para as pequenas. As bases para a criação de um programa de fidelização são o conhecimento de nossos clientes e seus compradores e a satisfação com nossos produtos e/ou serviços. Um bom programa de fidelização tem que causar dor de coração aos clientes se decidem deixar de sê-lo, pela perda de benefícios que suporia deixar de ser cliente de nossa empresa (Artigo: Aprenda quem é o seu Cliente antes de querer vender).

Quais são os principais sistemas de fidelização? o sistema mais conhecido é o de cartões de fidelização associadas a um programa de pontos e presentes. Uma empresa que tenha o conhecimento adequado de seus clientes, estará em posição de decidir qual é a maneira mais adequada de recompensar a seus clientes mais rentáveis, se é com um programa de pontos, viagens, presentes, ou com descargas de música da web.
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A fidelização é um processo contínuo? a fidelização é um processo contínuo e dinâmico, já que partimos de elementos mutantes que são nossos clientes, suas necessidades, o meio empresarial e a satisfação com nossos produtos e serviços. Isto requer um conhecimento dos clientes permanentemente atualizado, bem como medir a satisfação com nossos serviços e/ou produtos periodicamente (Artigo: Como incrementar sua quota de Vendas?).
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Que novas tecnologias se utilizam na fidelização de clientes? cada processo de fidelização é único e requererá um apoio tecnológico diferente, não é o mesmo que uma pequena empresa tente fidelizar a seus clientes mais rentáveis, cujo número é muito reduzido e que em muitos casos se pode gerir com a ajuda de uma pequena base de dados e uma planilha, que se propor um programa de fidelização para centenas de milhares de usuários, que pode requerer sistemas on-line e o apoio de programas de CRM, Business Intelligence, etc.

Ainda que o canal on-line e Internet não são novos, assim que serão a plataforma de apoio aos programas de fidelização, desde o conhecimento do cliente até a completa gestão do programa. O essencial é ter os objetivos claros, para posteriormente determinar que ferramentas e sistemas informáticos de suporte precisaremos implantar para poder conseguir nossos objetivos, e que por suposto dependerá de nosso orçamento para a exploração, gestão e manutenção do programa de fidelização (Artigo: devemos fidelidade... ao cliente o representada?).

Para gerir o conhecimento de nossos clientes, podemo-nos apoiar em ferramentas que apóiam os sistemas de fidelização tais como o cartões, on-line até BI (Inteligência de negócio), mineração de dados, etc. Para a implantação do programa podemos nos apoiar em sistemas on-line, cartões, catálogos, o que dependerão de como, quando e onde queiramos recompensar a nossos clientes mais rentáveis.

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prof. gloria Abati Morey
ceo da Marketing Alliance

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a prof. gloria Abati Morey é articulista da business news da microsft europa e escreve para mais 6 revistas de negócios mensalmente. é formada em economia e administração, com vários estudos publicados pelas melhores universidades do mundo. ocupou cargOs executivos em empresas multinacionais e preside o Relationship Marketing Committee at APM. este artigo foi publicado na última edição da Revista HDMV - Harvard Deusto Marketing e Vendas.

outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da prof. gloria Abati Morey:

Back to Basics, retornando ao básico

Traição manifesta ou deserção induzida...?

não permita que as equipes comerciais se desgastem

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