•
SATISFAÇA A TODOS
E CADA UM DE SEUS CLIENTES:
você deverá
assegurar-se que cada cliente que compra com você, saia
totalmente satisfeito. Tenha presente que são os clientes a única razão
pela qual você vai trabalhar todos os dias. Não existe nada
mais importante do que seu cliente. A organização interna, as
reuniões, as tarefas administrativas... todas podem esperar, mas um
cliente não deve esperar. Por esta razão, um cliente nunca deve
ser visto como uma interrupção
(Artigo:
CONQUISTE OS
CLIENTES COM VALOR E NÃO COM SERVIÇOS AO CLIENTE).
.
•
DEIXE SUA VIDA PESSOAL
EM CASA:
todos nós temos
dias em que nos sentimos estupendamente, e dias em que
quereríamos esconder-nos sob o tapete. Você não deve permitir
que seu próprio humor pessoal afete a maneira em que trata a um
cliente.Todos esperam ser atendidos rápida e cortesmente:
o
cliente que quer comprar de sua empresa não tem idéia que você
furou o pneu do carro no caminho para o trabalho, e que depois
deixou as chaves dentro do porta malas quando o fechou. Você
sempre deve dar a todos e cada um de seus clientes sua melhor
performance.
•
NÃO SE esconda na sala
de café:
é fácil
envolver-se em conversas com outros colegas quando há pouco
movimento empresa. E mesmo que a conversa seja relacionada a
temas de trabalho, deve concluir imediatamente quando um cliente
liga ou nos visita. É intimidante e chato para um cliente não
ser atendido no 3º toque do telefone, ou ir até a empresa e ver
a um grupo de funcionários reunidos batendo papo.
Adicionalmente, isto dá ao cliente a impressão de que ele mesmo
é algo secundário à conversa. Em vez de interromper se sentem
frustrados, ignorados, e até enojados, e simplesmente decidem ir
fazer compras em qualquer outro lugar
(Artigo:
Nem sempre é fácil
conquistar aos clientes).
.
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sorria e cumprimente a
CADA CLIENTE:
sem importar se
conhece ou não o cliente, se o negócio está cheio ou há pouco
movimento, todo cliente que liga ou entra deve ser recebido com
ao menos um alegre
"BOM DIA".
Ainda que seja com uma simples saudação, você estará conseguindo
duas coisas: a primeira e mais importante, está-lhe permitindo
saber que há alguém aí que pode atende-lo e está-lhe permitindo
saber que você está contente de que tenha entrado em seu negócio
(Artigo:
Os 10 mandamentos de
como servir um cliente).
.
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NUNCA QUALIFIQUE A SEUS
CLIENTES POR SUA APARÊNCIA:
simplesmente por
pensar que o cliente não está bem vestido para poder comprar os
produtos de sua empresa, não deve destratá-lo ou ignorar. Nunca
teve que ir comprar um presente importante justo depois de lavar
seu carro ou depois de arrumar sua casa...? Você nunca poderá
julgar que poderia comprar ou que vai comprar o cliente
baseando-se em sua aparência. isso é realmente um dos piores
defeitos: Preconceito puro!
.
•
DEIXE QUE O CLIENTE
fique a vontade:
todos temos uma
verdadeira medida de
"espaço pessoal"
que precisamos para poder sentir-nos cômodos, é isso pode ser
tempo ou área. Alguns clientes vão ser muito amigáveis e abertos
desde o princípio, enquanto outros se sentirão incômodos se você
falar muito ou se aproximar demais. Enquanto é apropriado
oferecer seu nome durante sua apresentação, não pergunte ao
cliente o seu. Pode parecer uma pressão. Se lhe oferece seu
nome, utilize-o para dirigir-se a ele durante a conversa. Nesta
mesma linha, evite chamar a seus clientes "cavalheiro". Esta
palavra faz que pessoas jovens ou de meia idade tendam a
sentir-se mais velhas.
.
•
NÃO INTERROMPA:
você
não deve interromper ao cliente enquanto fala. Muitas vezes os
comerciais interrompem os clientes no meio de uma frase, para
dizer algo que sentem que é importante. Independentemente de
quão ansioso você esteja para expor esse aspecto que sabe que o
cliente simplesmente vai adorar, espere até que tenha terminado
de falar. lembre, quando o cliente está falando, o cliente está
comprando
(Artigo:
Agregar valor é servir as pessoas e não apenas
vender).
.
•
BAILE AO RITMO DA
MÚSICA:
adapte seu estilo
ao cliente. Um tom mais descontraído, mais simples pode ser
apropriado para alguns clientes, enquanto outros responderão
melhor a um mais formal. Profissionais em vendas não tem somente
um estilo. Sabem dançar tanto samba como pop rock...
.
•
seja PROFISSIONAL,
VISTA-SE ADEQUADAMENTE:
seu cliente começa
a formar uma impressão a respeito de você e seu negócio, apenas
fixa o olhar em sua pessoa. Há muitos fatores que incidem em
suas opiniões, como seu próprio humor pessoal ou estruturas
mentais, que você não pode controlar. Por esta razão, é
especialmente crucial que você esteja da melhor maneira que se
pode controlar... sua própria aparência bem como também a da
empresa. Deixe que sua imagem transmita o que você está
comercializando. É extremamente importante que seu aspecto se
adapte ao estilo adequado ao que se comercializa
(Artigo:
VENDEDOR DESINTERESSADO = clientes insatisfeitos).
.
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MOSTRE todos os produtos
que o cliente queira:
teve alguma vez no
negócio algum produto que jamais tivesse levado a sua casa,
ainda que fosse grátis? Bem, simplesmente porque a você não lhe
agrada não significa que a outra pessoa não agrade. Você deve
ter sempre presente que o que importa é o que os clientes
querem, não o que agrada a você ou pensa que é melhor. Seu nível
de gosto ou qualidade pode diferir do de seus clientes. Conserve
para você mesmo suas opiniões pessoais a respeito de um
determinado item. Escute a seu cliente e ajude-o a eleger o item
que melhor se adapta a suas necessidades, não às suas.
Há muitas
maneiras de fazer que a experiência de comprar com você seja
mais prazenteira para seu cliente. O que é importante
recordar é que você pode fazer a diferença!