Tudo
se reduz a vender status
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marketing -
sala dos artigos de
marketing
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A empresa de consultoria
Trendwatching, mantêm uma publicação
on-line que detecta tendências de compra para dar pautas a fabricantes e
anunciantes e explica, que todos aqueles que tenham algo para vender,
deverão lembrar que muita gente procura status:
Numa sociedade
tradicional de consumo se entende que todo aquele que consome mais
quantidade do melhor, o mais elegante, o mais caro, o mais escasso,
pelo geral quer está adquirindo também mais status social.
Quem esteja por traçar uma
estratégia ou projetar um novo produto ou serviço para seus clientes,
deverá ter isto presente.
Porque nas sociedades
maduras, onde o consumo está dominado pela abundância, a saturação, as
experiências, os mundos virtuais, o individualismo e a participação,
pode-se obter status de muitas maneiras, não somente, nem
necessariamente acumulando objetos de luxo
(Artigo:
Podemos predizer o que
elegerão os clientes?).
.
A publicação fala de
diferentes "esferas de status", que compreendem uma série de estilos de
vida ou atividades aplicáveis a consumidores que procuram o
reconhecimento da sociedade por diferentes caminhos:
•
Esfera tradicional:
o
consumo tradicional implica comprar mais e melhores coisas do que os
demais consumidores. Esta esfera, longe de desaparecer, seguirá
forte, pois há no mundo centenas de milhões de pessoas que seguem
querendo consumir mais das melhores marcas. E por mais do que o
consumo conspícuo parecesse estar algo relegado nas sociedades de
consumo maduro
(Artigo:
Posicionamento é
Sacrifício).
Não há que esquecer às classes médias emergentes no
Brasil, China, Índia, Rússia, e o resto dos países emergentes. Com tanta riqueza
nova e poder aquisitivo disponível no mundo, não só se pode
ganhar dinheiro com a venda de artigos Premium, senão que há uma
necessidade constante de redefinir que constitui luxo e daí
constitui status nas diferentes sociedades.
Se milhões de pessoas
têm acesso aos mesmos artigos Premium, às mesmas marcas Premium,
essas ofertas perdem um pouco de seu valor, porque sua razão de ser
era oferecer algo que os demais não pudessem ter.
A escassez se está
tornando menos escassa e a riqueza sempre é relativa. Isso está
levando a um "desespero por status" entre todos os que gozam de
bem-estar econômico. De maneira que num terreno que se encheu de
consumidores de classe média e bom poder aquisitivo, os objetos de
luxo tomarão aspectos mais espetaculares e terão custos altos como
nunca. Mas antes de chegar a esse nível de "desespero por status" há
bastante margem para a inovação dentro da esfera tradicional
(Artigo:
PRODUZINDO O QUE OS
CLIENTES DESEJAM).
.
•
Esfera transitória:
esta
esfera é atraente para consumidores que procuram experiências mais
do que posses permanentes. Consumidores que procuram entretenimento,
descobertas, que detestam aborrecer-se, que vão, vêm, alugam e se
liberam dos inconvenientes das posses permanentes. São consumidores
transitórios...
.
•
Esfera On-line:
no mundo
virtual, o status social 2.0 gira ao redor com aqueles que nos
conectamos e quem se conecta conosco, num estilo algo tribal. Também
engloba que quantidade de pessoas vêem as fotos que colocamos na
Internet, ou a quantidade de amigos que temos no Twitter, Instagram ou
outras comunidades, ou a habilidade nos videogames e os níveis que
dominamos
(Artigo:
Marcas
que vendem status).
.
•
Eco esfera:
agora
que o meio ambiente definitivamente se instalou na agenda da maioria
dos países, e com milhões de consumidores tratando ativamente de dar
uma cor cada vez mais verde a sua vida, o status na eco-esfera está
aumentando seu valor. Os produtos que não contaminem (como os carros híbridos)
se distinguirão dos demais, ainda que custem mais.
.
•
Esfera participativa:
especialmente entre os mais jovens, a participação é o novo consumo.
Para esses seres criativos, o status se obtém encontrando um público
que aprecie o que têm para oferecer, o qual é bastante parecido à
forma em que operam as marcas. Então, aqui, os tradicionais
"símbolos de status" dão passo às "habilidades de status"
(Artigo:
quanto mais caro,
melhor...).
.
Artigo recomendado:
.
quanto mais caro,
melhor...
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