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Os clientes cool não querem misturar-se com a plebe

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sala das idéias e marketing  -  sala dos artigos de marketing

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Muitos produtos concebidos para segmentos top acabam sendo adotados em massa. O resultado: incineração da marca e deserção dos clientes top. Como evitá-lo? No já clássico Freakonomics, os autores Steven Levitt e Stephen Dubner oferecem uma análise Econométrica sobre os nomes que os pais californianos elegem para seus filhos. A pesquisa exibe uma curiosa tendência. Os pais afro-americanos de baixos recursos tendem a eleger os mesmos nomes que tinham eleito as classes altas brancas alguns anos atrás (ARTIGO: corram, não alcança para todos!).
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Assim, enquanto as comunidades pobres vão imitando os nomes das famílias mais acomodadas, estas últimas começam a mudar suas preferências para que seus filhos não fiquem identificados com nomes "queimados". Agora bem, as conclusões de Freakonomics para o "mercado dos nomes" resultam perfeitamente coerentes com uma investigação da escola de negócios da Univ. de Stanford sobre o comportamento dos consumidores nos segmentos "cool"
(ARTIGO: quanto mais caro, melhor...).

Efetivamente, Por que certos exitosos produtos de moda terminam perdendo sua base de clientes originais?: em grande parte, assinalam os pesquisadores, a decadência de uma marca de moda começa quando é adotada por certos grupos sociais com os que os elitistas consumidores originais não querem identificar-se. Para comprovar a hipótese, os pesquisadores pediram a um grupo de estudantes que assinalasse suas marcas favoritas em automóveis, música, indumentária, sabões para louça e luzes para bicicletas.
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Algumas semanas depois, repetiram o experimento: mas esta vez, disseram a cada estudante que suas marcas favoritas tinham sido escolhidas também pela maioria. Assim, quando voltaram a testar as preferências, os pesquisadores descobriram que, em lugares onde o fator "cool" é importante (automóveis, música e indumentária), os estudantes mudaram suas marcas favoritas para diferenciar-se da massa. No entanto, as respostas se mantiveram em produtos genéricos como luzes para bicicleta e sabão para louça (ARTIGO: Como encantar seu cliente).
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O fator identidade pesa e muito: desta forma, a investigação de Stanford acende luzes de alarme para companhias onde o fator "identidade" é importante na determinação da preferência dos consumidores. Quando um produto elitista é exitoso, cedo ou tarde acabará sendo adotado em massa. Por um lado, este fenômeno tem a vantagem de impulsionar as vendas. Ainda que, pelo outro, terminará afugentando aos primeiros compradores que não querem ver-se misturados com a "plebe".

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Agora bem, que conselhos podemos extrair para gerentes de marketing?: em primeiro lugar, como já sabe qualquer especialista na matéria, nunca há que observar unicamente a cifra global de vendas, senão também avaliar a cara qualitativa de quem está comprando o produto (ARTIGO: que é uma estratégia de posicionamento?).

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O produto está sendo demandado por setores em massa? prepare-se para uma pronta deserção dos clientes "cool". Desde logo, isto não é necessariamente negativo. Em certos casos, pode ser desejável que a marca se popularize, inclusive ao custo de perder a base de clientes original.

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Protegendo a marca: se você pretende manter-se no mercado da moda (em sentido amplo), precisará gerir cuidadosamente o significado da marca para proteger sua exclusividade.

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Como fazê-lo?: aumentando o preço, limitando os lugares onde pode adquirir-se o produto ou criando marcas secundárias destinadas para o consumo em massa enquanto defende a exclusividade em seu segmento top (ARTIGO: Posicionamento é FAZER ESCOLHAS).

Stanford Graduate School of Business

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A Stanford Graduate School of Business é a escola de Negócios da Universidade Stanford na Califórnia - EUA. Fundada em 1925, a escola, também conhecida como Stanford GSB ou Stanford Business School, possui o segundo maior endowment das escolas de negócios dos EUA. Contudo é a primeira se for considerado o endowment por aluno, Stanford tipicamente admite apenas 370 alunos por turma. Seu rigoroso e prestigiado programa de MBA é, inclusive, o mais seletivo do mundo com uma taxa de aceitação entre 5% e 10% nos últimos anos.

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OUTROS excelentes ARTIGOS traduzidos e PUBLICADOS pelo Jornal SDR, da Stanford Graduate School of Business:

O efeito aperitivo nos consumidores

Comissões por vendas... bom ou ruim?

Vale a pena distribuir Panfletos na rua?

de clientes a compradores compulsivos

desinteligências e desastres nos estoques

Convém aumentar a variedade de produtos?

Os clientes cool não querem misturar-se com a plebe

Tome cuidado com as perguntas que faz aos seus clientes

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