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Novos gerentes revolucionários

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sala dos artigos de gerenciamento

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Muitos gerentes chegam a uma nova empresa com oraculares discursos e promessas de mudança. Mas, um ano depois, nada mudou. Por que? O dia de sua assunção, o novo gerente geral reuniu a todos os funcionários no auditório da companhia e pronunciou um discurso memorável onde abundavam expressões como "se abre uma nova etapa", "mudaremos nossa forma de fazer negócios", etc (ARTIGO: Quando os gerentes se convertem em inimigos mortais).

O orador infundiu no público um irresistível entusiasmo pela nova visão da velha empresa. Todos se retiram do auditório convencidos da liderança da nova direção... No entanto, um ano mais tarde, nada tinha mudado.

Estes fenômenos são tremendamente comuns (por não dizer, "cíclicos") na vida corporativa. Chega um novo e carismático gerente prometendo o céu. Mas não acontece nada. Ao tempo, é substituído por outro inspirador manager executivo que infunde uma nova visão e assim sucessivamente (ARTIGO: Gerentes incomunicados, uma causa freqüente de fracasso comercial).

Agora bem, como se explica este abismo entre a inspiração e a implementação?

Por que os mais carismáticos gerentes costumam fracassar à hora de pôr em marcha sua gloriosa visão do futuro?

Um grupo de pesquisadores da prestigiosa publicação Fast Company e da MIT-Sloan Scholl of Management, realizou uma enquête entre altos executivos de umas 40 corporações globais para detectar certos padrões que conduzem ao fracasso das grandes iniciativas de mudança. Vejamos os resultados apresentados:

Falta de foco: nenhuma empresa pode combater com sucesso em muitas frentes ao mesmo tempo. Assim, quando o gerente pretende expandir-se em demasiadas direções, só criará confusão entre os comandos médios e funcionários da linha de frente. Desta forma, muitas das grandes visões emanadas do top management fracassam em sua implementação por uma falta de foco no que é verdadeiramente importante (ARTIGO: OS ERROS DE UM GERENTE DE VENDAS).
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Falta de incentivos e comunicação: ter um bom escritor de discursos e com grandes dotes de comunicação é fantástico para criar inspiração. Mas para que a visão se converta numa feliz realidade, também é necessário comunicar claramente os passos intermediários para atingir o objetivo e construir um sistema de incentivos de curto prazo para que os funcionários remem na direção desejada.
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Falta de capacitação: uma nova visão não pode ser simplesmente "incrustada" numa empresa. Imagine que você quisesse reorientar a estratégia desde a tradicional concorrência via preço para a diferenciação. É necessário investir na capacitação dos funcionários (inclusive em postos gerenciais) para que adotem as habilidades compatíveis com a nova visão (ARTIGO: delegando responsabilidades a sua equipe comercial).
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Defasagem entre a mensagem e os indicadores: a implementação de uma nova visão significa uma mudança de mentalidade e dos indicadores chave do negócio. Se a visão de sua empresa consiste em fidelizar clientes através de um "serviço de excelência", nunca poderá implementá-la com as velhas métricas centradas no volume.
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gerentes revolucionários, carne fresca para os tubarões: quiçá o maior obstáculo para a implementação de uma nova visão consiste nos famosos "interesses criados" de grupos que derivam seu poder (e rendimentos) do core business tradicional. A velha guarda fará o impossível para frustrar qualquer tentativa de mudança que pudesse ameaçar sua posição de poder (ARTIGO: Comentários impensados ... Profissionais ofendidos!).

Em definitivo, adverte a investigação da FastCompany e da MIT, os novos gerentes costumam chegar com uma mala repleta de sonhos e projetos (alguns, bastante atarantados). Mas o choque com a realidade pode ser brutal. Assim, alguns gerentes renunciam aos poucos meses. Outros ficam, mas abandonam seus ideais revolucionários. Em última instância, nada mudou...

MIT - Sloan School of Management

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A MIT Sloan School of Management é uma das cinco faculdades do Massachusetts Institute of Technology, localizado em Cambridge, no estado norte-americano de Massachussets - EUA. É uma das mais famosas faculdades do mundo especializada em negócios. Conduz pesquisas nas seguintes áreas: finanças, empreendedorismo, marketing, planejamento estratégico, economia, gerência de cadeia de suprimentos, tecnologia da informação, entre outros.

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Outros excelentes artigos Traduzidos e Publicados pelo jornal sdr, da MIT - Sloan School of Management:

Novos gerentes revolucionários

A quem deve fidelidade o Vendedor, ao Cliente ou a Empresa?

Quem reproduz melhor um rumor: um Cliente fiel ou um leal?

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Fast Company - The future of business

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FastCompany é uma revista sobre tecnologia e informação. A FastCompany é uma revista de negócios mensal publicada em formato impresso e on-line, com foco em tecnologia, negócios e design. Publica oito edições impressas por ano. A Fast Company é de propriedade da Mansueto Ventures e está sediada em Nova York, EUA.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da fast company:

O segredo para Wal-Mart ser o rei do varejo

Quer ser estrategista de negócios? Estude demografia!

os piores erros estratégicos da história empresarial

ALGUNS CLIENTES CONFUNDEM O REPRESENTANTE COM SEU GARÇOM

Novos gerentes revolucionários, carne fresca para os tubarões

Baixa Temporada: algumas pautas para gerir negócios estacionais

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