Novos
gerentes revolucionários
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sala
dos artigos de gerenciamento
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Muitos gerentes chegam a
uma nova empresa com oraculares discursos e promessas de mudança. Mas,
um ano depois, nada mudou. Por que? O dia de sua assunção, o novo
gerente geral reuniu a todos os funcionários no auditório da companhia e
pronunciou um discurso memorável onde abundavam expressões como "se abre
uma nova etapa", "mudaremos nossa forma de fazer negócios", etc
(ARTIGO:
Quando os gerentes se
convertem em inimigos mortais).
O orador infundiu no
público um irresistível entusiasmo pela nova visão da velha empresa.
Todos se retiram do auditório convencidos da liderança da nova
direção... No entanto, um ano mais tarde, nada tinha mudado.
Estes fenômenos são
tremendamente comuns (por não dizer, "cíclicos") na vida corporativa.
Chega um novo e carismático gerente prometendo o céu. Mas não acontece
nada. Ao tempo, é substituído por outro inspirador manager executivo que
infunde uma nova visão e assim sucessivamente
(ARTIGO:
Gerentes incomunicados,
uma causa freqüente de fracasso comercial).
•
Agora
bem, como se explica este abismo entre a inspiração e a
implementação?
•
Por que
os mais carismáticos gerentes costumam fracassar à hora de pôr em
marcha sua gloriosa visão do futuro?
Um grupo de pesquisadores
da prestigiosa publicação
Fast Company
e da
MIT-Sloan Scholl of Management,
realizou uma enquête entre altos executivos
de umas 40 corporações globais para detectar certos padrões que conduzem
ao fracasso das grandes iniciativas de mudança. Vejamos os resultados
apresentados:
•
Falta de foco:
nenhuma empresa
pode combater com sucesso em muitas frentes ao mesmo tempo. Assim,
quando o gerente pretende expandir-se em demasiadas direções, só
criará confusão entre os comandos médios e funcionários da linha de
frente. Desta forma, muitas das grandes visões emanadas do top
management fracassam em sua implementação por uma falta de foco no
que é verdadeiramente importante
(ARTIGO:
OS ERROS DE UM GERENTE
DE VENDAS).
.
•
Falta de incentivos e
comunicação:
ter um bom escritor de
discursos e com grandes dotes de comunicação é fantástico para criar
inspiração. Mas para que a visão se converta numa feliz realidade,
também é necessário comunicar claramente os passos intermediários
para atingir o objetivo e construir um sistema de incentivos de
curto prazo para que os funcionários remem na direção desejada.
.
•
Falta de capacitação:
uma nova visão
não pode ser simplesmente "incrustada" numa empresa. Imagine que
você quisesse reorientar a estratégia desde a tradicional
concorrência via preço para a diferenciação. É necessário investir
na capacitação dos funcionários (inclusive em postos gerenciais)
para que adotem as habilidades compatíveis com a nova visão
(ARTIGO:
delegando
responsabilidades a sua equipe comercial).
.
•
Defasagem entre a mensagem e
os indicadores:
a implementação de uma
nova visão significa uma mudança de mentalidade e dos indicadores
chave do negócio. Se a visão de sua empresa consiste em fidelizar
clientes através de um "serviço de excelência", nunca poderá
implementá-la com as velhas métricas centradas no volume.
.
•
gerentes revolucionários,
carne fresca para os tubarões:
quiçá o maior
obstáculo para a implementação de uma nova visão consiste nos
famosos "interesses criados" de grupos que derivam seu poder (e
rendimentos) do core business tradicional. A velha guarda fará o
impossível para frustrar qualquer tentativa de mudança que pudesse
ameaçar sua posição de poder
(ARTIGO:
Comentários impensados ... Profissionais
ofendidos!).
Em definitivo,
adverte a investigação da FastCompany e da MIT, os novos
gerentes costumam chegar com uma mala repleta de sonhos e
projetos (alguns, bastante atarantados). Mas o choque com a
realidade pode ser brutal. Assim, alguns gerentes renunciam aos
poucos meses. Outros ficam, mas abandonam seus ideais
revolucionários. Em última instância, nada mudou...
MIT
- Sloan School of Management
.
A
MIT Sloan School of Management é uma das cinco faculdades do
Massachusetts Institute of Technology, localizado em Cambridge, no
estado norte-americano de Massachussets - EUA. É uma das mais
famosas faculdades do mundo especializada em negócios. Conduz
pesquisas nas seguintes áreas: finanças, empreendedorismo,
marketing, planejamento estratégico, economia, gerência de cadeia de
suprimentos, tecnologia da informação, entre outros.
.
Outros
excelentes artigos Traduzidos e Publicados pelo jornal sdr, da
MIT
- Sloan School of Management:
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Novos gerentes
revolucionários
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A quem deve
fidelidade o Vendedor, ao Cliente ou a Empresa?
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Quem reproduz
melhor um rumor: um Cliente fiel ou um leal?
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Fast Company -
The
future of business
.
FastCompany é uma revista sobre tecnologia e
informação. A FastCompany é uma revista de negócios
mensal publicada em formato impresso e on-line, com
foco em tecnologia, negócios e design. Publica oito
edições impressas por ano. A Fast Company é de
propriedade da Mansueto Ventures e está sediada em
Nova York, EUA.
.
Outros
excelentes artigos traduzidos e publicados pelo
Jornal SDR, da fast company:
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O segredo para Wal-Mart ser o rei do varejo
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Quer ser estrategista de negócios? Estude
demografia!
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os
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ALGUNS
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GARÇOM
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Novos
gerentes revolucionários, carne fresca para os
tubarões
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Baixa
Temporada: algumas pautas para gerir negócios
estacionais
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