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Corram, não alcança para todos!

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sala dos artigos de estratégias

Vamos analisar a estratégia de marketing que vendeu o iPhone e Harry Potter: Apple e a editorial Bloomsbury difundiram rumores sobre a escassez do iPhone e a último livro de Harry Potter nos dias prévios ao lançamento. O resultado: longas filas ante as lojas... Conheça as vantagens e os riscos desta tática de marketing.

Os noticiários mostravam a centenas de fás tecnológicos agrupados ante as lojas de Apple para conseguir o iPhone. Milhares de adolescentes faziam longas horas de fila frente às livrarias esperando um exemplar da última aventura de Harry Potter. Enquanto, os executivos de marketing esboçavam um sorriso ante o sucesso de sua tática de lançamento (Artigo: A estratégia de Preços da Apple: um Golpe a seus clientes?).

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Efetivamente, tanto Apple como Bloomsbury tinham feito correr o rumor de que o estoque não alcançaria para todos. Os meios, por sua vez, contribuíram a difundir a sensação de escassez cobrindo as longas filas ante os locais. Assim, temerosos de ficar sem o produto, outros milhares correram a somar-se às filas. No entanto, o verdadeiro é que a ultra promocionada escassez finalmente não ocorreu (Artigo: O desafio de entregar mais valor por menos dinheiro).

Tanto Apple como Bloomsbury tinham realizado corretas previsões de demanda e todos os consumidores se marcharam com o objeto do desejo. Agora, enquanto eles desfrutam dos produtos que tanto lhes custou conseguir, os executivos de marketing podem aprender uma excelente lição sobre como gerar revoada nos dias do lançamento de um produto e ganhar enormes espaços de publicidade gratuita.

Segundo o artigo "How to Profit from Scarcity" da HBS - Harvard Business School, as profecias de escassez podem ser grandes táticas de marketing. As advertências, por parte da empresa, de que a oferta será insuficiente costumam operar como excelentes aceleradores de demanda nos casos de lançamentos de produtos sobre os que já se está falando no mercado. Efetivamente, muitos dos que planejavam adquirir o iPhone ao mês seguinte de seu lançamento, optaram por adiantar a compra ante a incerteza sobre quando o produto voltaria a estar nas prateleiras (Artigo: cpo - Chief Pricing Officer: encarregado de preços na empresa).

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A aposta saiu perfeita para Apple e Bloomsbury. No entanto, em linhas gerais, a tática não está isenta de riscos: efetivamente, a primeira edição de um novo produto costuma sair com certas falhas lógicas que depois serão corrigidas graças ao feed-back dos usuários. Assim, se o produto não chega a cumprir com as (altíssimas) expectativas dos clientes, o atendimento mediático em torno do lançamento pode converter-se num arma de duplo fio e gerar enormes quantidades de publicidade gratuita para a concorrência (Artigo: Mantenha-se próximo do cliente (mas não demais)).

Imagine, por exemplo, que você aplica a tática da escassez para um lançamento mas finalmente o produto não chega a cumprir com as expectativas dos usuários. Muito cedo, serão os executivos de marketing da concorrência quem sorriam enquanto vêem por televisão em horário nobre a um cliente indignado que exclama: Não posso crer que tenha feito seis horas de fila por esta porcaria!

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Prof. John A. Quelch

HBS - Harvard Business School

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HBS - Harvard Business School, é a escola de pós-graduação em administração de empresas, da Univ. de Harvard, de Boston - EUA. É uma das mais bem conceituadas escolas de negócios a nível mundial. Entre seus ex-alunos  estão o do ex-presidente dos EUA George W. Bush, entre outros como Mitt Romney e Michael Bloomberg, Sheryl Sandberg, CFO do Facebook. Nos principais rankings de MBAs, como o da revista Financial Times, a HBS é líder absoluta.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da HBS - Harvard Business School:

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