1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Fazer negócios sem marketing...

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sala das idéias e marketing  -  sala dos artigos de marketing

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É como piscar para alguém no escuro. Você sabe o que está fazendo, mas ninguém mais sabe disso... (Stwart H. Britt). As empresas B2B e os grandes varejistas gastam uma boa parte do orçamento em tecnologias para blindar e proteger a seus funcionários (compradores) de abordagens não desejadas provenientes de vendedores babando para fechar as quotas e objetivos de vendas. Mas, alguma vez se deu conta como essas mesmas empresas se queixam quando sua própria equipe comercial não pode ter acesso aos funcionários (compradores) de outras empresas? (artigo: precision marketing - Marketing de precisão).
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Superar as tecnologias como os filtros de spam, bloqueadores de propaganda, banimentos nas comunidades on-line empresariais, regras de privacidade, etc., são os maiores desafios que as equipes comerciais enfrentam ao tentar chegar aos compradores B2B hoje em dia. Já que é difícil superar à tecnologia (tem que se especializar diariamente), sua melhor aposta é fazer as pazes com ela e utilizá-la para atrair clientes potenciais desde o outro lado da muralha da China. Aqui há algumas formas efetivas de fazê-lo:

Merchandising (a arte da casualidade provocada): esta técnica iniciada nas lojas de alimentação norte-americanas traspassou dito setor para chegar a múltiplas facetas e campos, inclusive a nossa vida diária. Seu objetivo é como seu nome indica em inglês "merchandise (mercadoria) mais Ing (gerúndio, que indica movimento)". Dar vida e aproximar a mercadoria ou serviço ao cliente. Para isso se baseia numa complexa combinação de técnicas e elementos tanto psicológicos (comportamentos dos consumidores); como físicos (com o emprego de cores, luz, música, cheiros, elementos expositores, etc.) sempre com o propósito de acordar tentações, isto é: necessidades e motivações que se traduzam em motivos de compra para a clientela, tanto de índole racional como emocional (artigo: merchandising: você conhece as técnicas?).

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Ademais, está vinculada a outras disciplinas comerciais como a gestão de estoques e sua apresentação, a comunicação e promoção de produtos e serviços (algo onde a imaginação não tem limites mas que precisa de grandes doses de sentido comum e capacidade de comunicação). É o colaborador e continuador da vitrine nos negócios comerciais e deve estar sempre de acordo com a filosofia de Marketing da empresa (recordemos que um comércio é uma empresa também). Mas não esqueçamos que se aplica em outros muitos campos, desde a apresentação de relatórios, a imagem nos uniformes, até na decoração dos escritórios e espaços de trabalho. Em definitiva, o Merchandising está entre nós e emprega técnicas diretas e indiretas para provocar casualidades, para que compremos mais ou consigamos gerar uma imagem positiva do negócio em nossas mentes (artigo: marketing olfativo: faça sua empresa cheirar à vendas).

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O velho Sampling segue funcionando e muito bem: quer que os consumidores comprem seus produtos? Presenteie um grátis. Um novo estudo realizado por Arbitron Media Research e publicado pela prestigiosa publicação Brandweek assinala que o velho sampling funciona: 35% dos consumidores que provam uma amostra adquirem o produto nessa mesma compra, segundo o estudo e 58% assegurou que comprariam um produto novo uma vez provado. O Sampling, que chega a 70 milhões de consumidores cada trimestre em EUA, é efetivo tanto para criar novos clientes como para estabelecer uma relação com os consumidores que já o provaram antes, afirma Carol Edwards, uma das responsáveis de Arbitron. A enquete, dividiu aos consumidores em 3 segmentos:

Adquiridos: aqueles para os que o produto era novo.
Convertidos: aqueles que desejavam comprar o produto depois de prová-lo.
Retidos: os que já tinham comprado o produto.

85% dos retidos que tinham recebido amostra disseram que comprariam de novo o produto frente a 60% dos convertidos.
47% afirmaram que agora optariam por comprá-lo (artigo: O sampling como ferramenta promocional).
28% dos entrevistados tinham recebido uma mostra nos três meses anteriores. Desse grupo, 64% aceitaram a mostra.
E a revelação mais surpreendente: 24% asseguraram que comprariam o produto que tinham recebido uma amostra em lugar dos que inicialmente iam comprar (artigo: o efeito aperitivo nos consumidores).

Comunidades de fás: use a paixão do cliente para fazer crescer as vendas. Alguma vez lhe agradou tanto um produto ou serviço que mal pôde agüentar a vontade de contar-lhe a todos de que se trata? Em toda a web, a paixão que as pessoas sentem por certos produtos os impulsionou a compartilhar seu entusiasmo mediante YouTube videos, blogs e grupos de Facebook, Instagram, etc. Estes porta-vozes "naturais" criaram uma publicidade oral valiosa e geraram o crescimento dás vendas, e grátis. Encontre a seus clientes mais devotos e peça-lhes que falem maravilhas de seu produto nos blogs ou que abram grupos de Facebook para apoia-o. Se já existem porta-vozes naturais que elogiam com eloqüência seus produtos, aproveite essa paixão sem custo algum (artigo: Descubra seus Brand Fãs).
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Seminários: os seminários Web são uma forma muito boa de educar a seu mercado sobre temas atuais e pertinentes. Posicionam a você como o especialista na matéria sem fazer uma apresentação direta e agressiva de vendas. Por exemplo SPI - Sales Performance International, organiza seminários duas vezes ao mês sobre diversos temas relacionados com as vendas. A companhia diz que estes programas dão a empresa o melhor retorno de dinheiro em marketing... Averigúe que assuntos impõem uma luta para seus clientes potenciais, faça um seminário sobre temas nos quais se especializa, logo promova-os através de campanhas de correio eletrônicos de alta performance (artigo: Qual é a melhor hora e dia para fazer prospecção telefônica?).
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Blogs: um blog é um diário informal que se publica on-line para que outras pessoas o leiam e comentem a respeito. É uma das ferramentas comerciais de crescimento mais rápido no mercado. Ao escrever a respeito de seus produtos e o uso destes, sucessos, falhas e tendências que observa no mercado e ao atualizar freqüentemente o blog, você constrói uma reputação de credibilidade, perícia e integridade.
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Informativos on-line: da mesma forma que os seminários e os blogs, os informativos on-line o posicionam discretamente como uma fonte a conferir em sua área de especialidade. E como sua publicação é programada (geralmente semanal, quinzenal ou mensal) você coloca seu nome ou marca frente aos clientes potenciais uma e outra vez de maneira que pensarão primeiro em você quando precisem o tipo de produto ou serviço que oferece. Como com os seminários e blogs, seu informativo on-line deve antes de mais nada, oferecer fundamentalmente informação oportuna e relevante. Pode também mostrar detalhes sobre produtos especiais, novos produtos etc., mas seu objetivo primordial deve ser informar, não vender. Quando siga essa regra, as vendas virão de forma natural (artigo: Campanhas de Marketing a conta gotas).
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Campanhas de e-mail marketing: em tempos de crises a redução de custos de estratégias e ações de marketing, é inevitável, por isso os vendedores quando vêem suas empresas ficarem engessadas, podem procurar novas formas de conseguir clientes e fidelizar os atuais. O e-mail marketing aparece como solução ideal para a comunicação econômica e eficiente por Internet (com uma taxa de retorno de 43 a 1 sobre a inversão), é uma ótima forma de os vendedores se tornarem independentes e tomarem a dianteira para aumentar os negócios. Suas aplicações são numeráveis: campanhas de fidelização de clientes, ofertas e novidades, apresentações, convocação para atividades e eventos, enquetes etc. Conquanto muitos falam deste conceito, a realidade é que poucos vendedores aproveitam esta ferramenta para promocionar seus produtos e potenciar a relação com seus clientes. Mas lembre: o e-mail marketing é ecológico, econômico, proativo (incentiva a ação do destinatário), em massa, efetivo (alto ROI - retorno sobre o investimento), mensurável e permite vendas repetitivas (artigo: Como seria o e-mail perfeito?).

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Comailings: uma solução cooperativada: uma forma de sobressair no excesso de informação é mediante o comailing, isto é o desenvolvimento de estratégias conjuntas de comunicação entre diferentes empresas ou setores de negócio relacionados. As empresas se apresentam de forma conjunta ao destinatário. Se os comailings se tratam simplesmente como reboque de um produto a outro, encontramo-nos no mesmo caso que nos catálogos, que simplesmente recopilam ofertas. É importante desenvolver um contexto para o conteúdo para gerar a aceitação dos receptores. As plataformas temáticas ou serviços de valor adicionado adequados ao target gerariam uma coerência interna na qual se poderiam intercalar as ofertas de produtos. O maior desafio na hora de eleger um sócio adequado é gerar o bem comum para o grupo objetivo. Em muitas ocasiões, a escolha estratégica de um colaborador se baseia mais em razões da política de empresa ou inclusive nas preferências da diretoria, que num ponto de vista de mercado. Muitas vezes se propõem simplesmente como ações a curto prazo. Na maioria destes casos as opções de meios não serve para encontrar ou criar o pacote comum de necessidades (artigo: COMAILINGS: UMA SOLUÇÃO Cooperativada).

De certo modo, comercializar se parece muito ao golfe, concluem os autores dos estudos. À medida que as habilidades e o equipamento do golfista melhoram, os donos dos campos de golfe devem adaptar-se fazendo seus campos mais difíceis. Adicionam árvores, mais armadilhas de areia ou fazem os greens mais rápidos. No jogo comercial, os compradores mudaram as regras do jogo de forma similar: os vendedores devem usar suas habilidades e a tecnologia para adaptar-se.
 

Michael Nick e Robert Kantin
autores do livro, Why Johnny Can’t Sell … and What to Do About It
www.whyjohnnycantsell.com

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