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O preço justo, para o cliente certo, no momento adequado

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sala dos artigos de gerenciamento

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Você toma decisões de fixação de preços? Se o faz, é muito provável que você observe os custos e agregue uma margem de lucro. Esse é seu método? Melhor ler artigo... Uma empresa competitiva não fixa os preços desse modo. Na maioria dos casos, diretores e gerentes decidem esta questão fundamental pouco mais do que a dedo. Com freqüência, os preços se fixam agregando uma percentagem arbitrária de margem de ganho acima dos custos. No entanto, segundo o artigo "The Pricing Prize" de Colúmbia Business School, este método artesanal gera um grande esbanje de recursos (artigo: Quanto produzir e a que preço Vender?).

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A determinação de uma variável fundamental como o preço não pode ser abordado corretamente sem um enfoque científico. O primeiro passo para um "pricing" adequado consiste em compreender quais são os custos relevantes. Custos fixos (como aluguel) não devem ser tidos em conta na fixação de preços. Depois, chega o momento das matemáticas avançadas: estimar a sensibilidade dos clientes a diferentes níveis de preços. Apesar da importância deste ponto, muitas empresas costumam deixá-lo de lado porque requer custosas investigações de mercado. Grave erro! (artigo: Clientes desorientados, lucro certo!).

Uma detalhada análise estatística do mercado é imprescindível para responder a perguntas como: quanto aumentará meus benefícios de longo prazo se reduzo meus preços? Quanto ganharei pela fidelização?

Os especialistas em marketing são conscientes de uma realidade: nem todos os clientes estão dispostos a pagar o mesmo pelo mesmo produto. Encontrar a forma de cobrar a cada um exatamente o que está disposto a pagar é a pedra filosofal do Pricing (O preço justo, para o cliente justo, no momento justo). No entanto, muitas empresas costumam evitar a segmentação de preços por temor a uma resposta negativa (artigo: Como influi a percepção de preços nos clientes?).

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Quando Northwest Airlines anunciou que cobraria mais pelos assentos próximos à saída de seus aviões, muitos clientes protestaram pelo que consideravam uma política injusta. Por um lado, é verdade. A ninguém lhe agrada pagar mais do que outro pelo mesmo serviço. Mas isto não significa que a segmentação de preços sempre gere insatisfação. O segredo, assinala o estudo de Colúmbia, consiste em encontrar formas criativas de discriminar preços sem ofender aos clientes (artigo: Pricing: Fazendo malabarismos com os preços).

Uma alternativa consiste em oferecer, a diferentes preços, produtos ligeiramente adaptados às necessidades de cada comprador.

Outra opção é oferecer descontos seletivos para diferentes clientes. Por exemplo, preços mais baixos para os compradores de áreas mais humildes.

Que você faria se um novo produto não está dando bons resultados?: possivelmente, seu primeiro instinto seja baixar o preço. É correta a reação? Em algumas ocasiões, assinala o estudo de Colúmbia, isto é um erro. Às vezes, convém "educar" aos clientes sobre o valor dos produtos que a empresa vende. Melhor não tocar o preço, senão concentrar os esforços na diferenciação (artigo: Pautas para fixar preços em tempos de crises).

Em definitivo, adverte o estudo de Colúmbia, ainda que o sonho de cobrar a cada cliente exatamente o que está disposto a pagar seja inatingível, a estratégia de pricing deve guiar-se por este nobre ideal. Uma variável competitiva fundamental como a fixação de preços não pode ser objeto de improvisação. Deve ser abordada desde um ponto de vista científico.

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CBS - Colúmbia Business School

Biblioteca exclusiva da CBS - Colúmbia Business School

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A Columbia Business School (CBS) é a escola de negócios da Columbia University, na cidade de Manhattan, Nova York. Fundada em 1916, a Columbia Business School é uma das mais antigas escolas de negócios do mundo e uma das seis escolas de negócios da Ivy League e está entre as mais seletivas das melhores escolas de negócios. A escola pertence ao grupo dos Magníficos Sete (M7) de escolas de negócios de elite que se reconhecem como pares, consistindo de Chicago (Booth), Columbia, Harvard, Northwestern (Kellogg), MIT (Sloan), Stanford e Penn (Wharton).

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Outros excelentes artigos traduzidos e editados pelo Jornal SDR, da CBS -Colúmbia Business School:

Como fugir da guerra de preços

Psicologia, Marketing e Estímulos

A formiguinha entrou no mercado do elefante

Um segredo para captar clientes entre as gôndolas

A diferenciação é a chave para evitar a guerra de preços

O preço justo, para o cliente certo, no momento adequado

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