1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

Feedback 360º... que é e para que serve?

.

SALA DOS ARTIGOS DE GERENCIAMENTO

O Feedback 360° é uma ferramenta de desenvolvimento pessoal de longa data. Mas, que é exatamente e como implementá-la com sucesso?... Deveria deixar-te o bigode, sugeriu o menino a seu pai caminho à escola.... Deverias deixar o bigode, repetiu-lhe, mais tarde, um colega de escritório. À noite, no clube, um colega de esporte assinalou: nunca pensou em deixar-te o bigode? ficaria excelente! Essa mesma noite, o senhor em questão decidiu começar a levar bigode.

Este exemplo da vida cotidiana é uma boa ilustração do que sucede nos negócios e nas empresas. Se meu cliente sugere que devo melhorar as assessorias ou se meu gerente sustenta que devo melhorar minha administração com a implantação de um sistema comercial, seguramente o terei em conta. Mas se outros clientes, diretores, meus colegas e até meus colaboradores me sugerem melhorar minha administração comercial, provavelmente o tenha que propor seriamente (Artigo: PORQUE INFORMATIZAR A REPRESENTAÇÃO).

.

A este tipo de recopilação de opiniões se denomina Feedback 360°. Basicamente, trata-se de um sistema de desenvolvimento baseado em perguntas referidas às concorrências que deve ter uma pessoa para desenvolver-se em seu trabalho, negócios ou vida em particular. A ferramenta recolhe as opiniões de quem melhor o conhecem (clientes, colegas, gerentes, parceiros e colaboradores), e as compara com a percepção que a pessoa tem de si mesma.(Artigo: As regras secretas do Manual do CEO).

.

Assim, com esta informação e algumas sessões de coaching, é possível construir um plano de desenvolvimento pessoal e profissional que identifique ações de melhora. Agora bem, vejamos algumas pautas fundamentais para implementar um processo exitoso de Feedback 360°:

O processo deve estar orientado totalmente para o desenvolvimento, nunca para a avaliação. Num caso ideal, o reporte deveria ser lido unicamente pela pessoa que recebe o feedback.
O processo deve basear-se no modelo de concorrências da empresa ou negócio para que a pessoa receba um feedback sobre as condutas que se consideram importantes. As condutas devem descrever-se em termos de comportamentos observáveis e relacionar-se com uma escala, por exemplo, de freqüência.
O processo deve operar-se através de tecnologias eletrônicas amigáveis que garantam a confidencialidade e anonimato daqueles que oferecem o feedback. O processo deve ser administrado por consultores independentes que garantam o maior padrão ético.
O reporte de resultados deve ser exaustivo ainda que claro e de simples interpretação. Os números, palavras e imagens devem otimizar-se para uma máxima facilidade de leitura, entendimento e a formulação de planos de ação por parte da pessoa que recebe feedback.
Um coach executivo contribui decisivamente para que o Feedback 360° realmente sirva como disparador de um processo de mudança pessoal. Em ocasiões, basta com uma só reunião de coaching para desencadear um processo de mudança que, a priori, parecia inimaginável.
Uma vez na vida não serve. A continuidade é chave. Diversas pesquisas assinalam que o processo deve repetir-se periodicamente cada 12 ou 18 meses.
A área de Recursos Humanos deve facilitar ativamente a implementação desta ferramenta através da coordenação de ateliês para lançar o processo e a formação de uma cultura organizacional baseada no auto-conhecimento e o desenvolvimento pessoal.

Em definitivo, se é difícil pentear-se sem olhar-se no espelho, como imaginar um processo de mudança pessoal sem conhecer a opinião dos outros? Precisamente, o Feedback 360° se torna uma ferramenta cada dia mais popular pela simples razão de que é útil. Simplesmente, porque contribui decisivamente à mudança pessoal necessário para que uma pessoa seja mais efetiva em seu trabalho (Artigo: Gerentes incomunicados = fracassos comerciais).

Luis María Cravino

.

Diretor de AO Consulting. Diplomado em Desenvolvimento Organizacional

e Autor dos livros "Um trabalho feliz" e "Medir o importante.

.

artigo recomendado:

.

Comentários impensados ... Profissionais ofendidos!

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR