1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Algumas pautas para dirigir uma equipe de vendas

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sala dos artigos de liderança

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A venda é uma coisa maravilhosa e que se valoriza cada vez mais porque, no fundo, todos nós estamos vendendo continuamente, sejam produtos ou idéias. Creio que no século XXI o Vendedor Consultor, me refiro a um vendedor que dedique muito mais tempo à preparação de seu trabalho e à continuidade de seus clientes, deve agir de forma muito mais profissional e estruturada que antes, porque os mercados são cada vez menos propensos a perdoar seus erros. Os líderes de equipes comerciais são, com freqüência, ex-comerciais de sucesso ascendidos a posições de responsabilidade. Mas não é o mesmo comercializar que dirigir vendedores. Vejamos alguns conselhos para lideres comerciais:

Definir o papel e as áreas de trabalho: aprender a gerir a mudança constante em que vivemos é a primeira prioridade de todo líder. Em particular, um líder comercial precisa desenvolver sete papéis principais: "objetivos, planejamento, organização, medição, animação, capacitação e autogestão". Os líderes comerciais devem cuidar sua rede de vendas, uma rede que deve desenhar-se em termos tanto qualitativos (perfil do vendedor), como quantitativos (tamanho da rede) (artigo: Fechadores de Negócios: Júniors, Sêniors & Closers).

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Não é o mesmo visitar um cliente de muita importância que um pequeno cliente, para quem é suficiente um vendedor Junior. Uma vez construída, a rede deve dirigir-se com inteligência, boas políticas de recursos humanos, capacitação em técnicas de vendas e metodologia comercial. A rede precisa motivação constante. Portanto, o diretor deve fomentar atitudes positivas, oferecer um "salário emocional" e desenvolver uma comunicação efetiva e fluída (artigo: Como seria o plano de comissões perfeito).
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Incentivar a venda consultiva: não basta com rodear-se de pessoas que tiram pedidos. Há que formar vendedores consultores, uma figura com as seguintes características: encanta-lhes seu trabalho, tem boa presença e nível cultural, conhecem o seguimento, dominam técnicas de venda modernas, comercializam bem quantitativamente e qualitativamente, tem inteligência emocional inter-pessoal e intra-personal, e procuram o verdadeiro significado do que faz.

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Aprender a medir: o desempenho de um líder comercial pode medir-se através de duas dimensões: a quantitativa e a qualitativa:

A dimensão quantitativa se refere às cifras de vendas, preços, margens, contatos, visitas, pedidos ou clientes.

A dimensão qualitativa para avaliar o desempenho se baseia em indicadores como o trato e relação com os clientes, a credibilidade, as atitudes, a gestão do tempo e o trabalho em equipe.

Vender ou fidelizar? as quatro fases de todo processo comercial são: "Atrair, Vender, Satisfazer e Fidelizar". Contrariamente ao que fazem muitas empresas, há que vender bem antes de fidelizar (SALA). Depois, deve ter-se em conta a equação de valor do cliente (valor x esforço = que me dão / que me custa), não esquecer quanto vale um cliente se efetivamente se opta por uma estratégia relacional e, finalmente, decidir em que casos vale a pena fidelizar.

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Melhorar a gestão da equipe: o último aspecto crucial para o sucesso do líder comercial será a melhora da gestão de sua equipe. Para consegui-lo há que ter presentes as seguintes medidas: Melhorar a política de seleção, definir claramente as funções, fixar objetivos alcançáveis, supervisionar ativamente o desempenho, avaliar inteligentemente os resultados, criar boas condições para a comunicação interna, pagar salários adequados ou aperfeiçoar a retribuição de comissões, desenhar planos de carreira, criar uma cultura orientada ao cliente e fidelizar aos vendedores (artigo: Como identificar potenciais compradores?).

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Dirigir com a cabeça e liderar com o coração: liderar uma equipe é conseguir que seus membros se comprometam de cheio com um objetivo, um projeto, uma missão, e que o compromisso os leve a empregar todos seus recursos pessoais e profissionais. Neste sentido, a liderança comercial deve ser mais um inspirador do que um gestor que controla e pressiona. Deverá ajudar a seus colaboradores a crescer e a desenvolver-se pessoal e profissionalmente.

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Prof. Cosimo Chiesa de Negri
Autor do livro: Dirigir vendedores é bem mais

IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa

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IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa é uma escola privada fundada em 1958. O IESE Business School como é conhecido nos meios empresariais é a escola de pós-gradução em Administração de Empresa da Universidade de Navarra. Localizada no coração financeiro de Madri, o iese  é uma das melhores Business Schools do Mundo (confirmado por the Financial Times, The Economist, The Wall Street Journal, etc) sendo classificada constantemente entre as 5 melhores da Europa e entre as 20 melhores do Mundo. Com um perfil essencialmente empreendedor, criativo e inovador, o IESE atrai anualmente alunos do mais alto nível, procedentes de mais de 65 países.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da IESE - Instituto de Estudos Superiores da Empresa:

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A psicologia da espera
Alto rendimento em vendas Os estilos de negociação
De cliente satisfeito a cliente rentável As chaves para uma boa venda
Marcas próprias e seu impacto na venda Cliente satisfeito abandona a empresa?

Seis bons conselhos para dirigir Vendedores

O papel da intuição na tomada de decisão
4 passos para conseguir um serviço excelente 6 bons conselhos para dirigir vendedores
Como melhorar os sucessos nos pontos de venda precision marketing: Marketing de precisão
Algumas pautas para dirigir uma equipe de vendas Definitivamente, o dinheiro não dá a felicidade
Negociação: lições e estratégias da frente de batalha Podemos predizer o que elegerão os consumidores?
Venda consultiva: a excelência no processo comercial Os erros que todo diretor comercial deveria evitar
É rentável pagar a um super para que exiba seu produto? a renegociação de preços entre vendedores e compradores
Como e por que se identificam os clientes com as empresas Pedidos individualizados: a gestão de estoques mais eficaz

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