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Como motivar sua força de vendas?

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Os bons vendedores sabem que tem que vender consultivamente, já que os compradores dos clientes, algumas vezes não sabem ou não entendem que produto ou serviço é o que satisfaz suas necessidades, por isso os profissionais devem conseguir que os compradores expliquem o que querem, precisam e qual a finalidade de uso. Por suposto que para poder vender consultivamente e conseguir que os clientes estejam plenamente satisfeitos pelas compras, os vendedores tem que trabalhar com empatia e paciência, oferecendo o precioso tempo para entender e assim explicar a solução, para cada cliente em sua particular necessidade (Artigo: Venda consultiva: A excelência no processo Comercial).

Mas como fazer para que os profissionais da sua força de vendas, não pensem somente na comissão a receber sobre as vendas, já que isto os pode tentar a vender os produtos e serviços mais caros, ou a atender somente aqueles clientes mais ágeis nas tomadas de decisão na compra, o que exclui uma grande fatia do mercado que as companhias tem o direito e precisam atender?

Espera-se que os líderes comerciais devam conhecer todos estes aspectos, bem como também conhecer os pontos fortes e fracos dos seus liderados, estimulando aquelas condutas que favoreçam a fidelidade dos clientes, o aumento e a manutenção da carteira comercial. Mas não é difícil encontrar empresas e líderes comerciais contratando vendedores e oferecendo-lhes "apenas comissões" sobre os resultados da venda, contando que esses candidatos estejam dispostos a dar um esforço do 110%. Um artigo de Richard J. Bakosh publicado pela consultoria Accenture, adverte que as comissões por venda são menos efetivas do que muitas empresas e lideres comerciais crêem. Os seguintes números são úteis para compreender:

Segundo uma recente enquête realizada pela CSO Insights, a arte de vender parece estar cada dia mais difícil: apenas 57% dos vendedores entrevistados confessaram ter atingido seus objetivos mensais... 4 anos atrás, mirradas 35% das empresas manifestaram que concretizar uma venda exigia 6 ou mais contatos ao cliente. Hoje, a numero já chegou a quase 46%.

Efetivamente, se seus vendedores fracassam sistematicamente à hora de cumprir com os objetivos, você crê que com somente aumentar as comissões será um bom incentivo para consegui-lo? Segundo os pesquisadores, neste panorama, é necessário reformular-se a forma em que atualmente se encara a motivação dos vendedores. A questão pode encarar-se através do célebre esquema da pirâmide de Maslow (WIKIPÉDIA). A compensação financeira é, sem dúvidas, relevante. Mas existem outras formas de incentivar o rendimento... (Artigo: comissões por vendas... bom ou ruim?).

Confiança: a empresa canadense, Telus Corp., tinha criado um ótimo esquema de incentivos econômicos e financeiros. Seus executivos acreditavam ter balançado idealmente as estruturas de comissões para obter as condutas desejadas. Não obstante, o resultado tinha sido um complicadíssimo algoritmo para calcular a remuneração de seus vendedores, uma equação que incluía uma infinidade de indicadores de múltiplas fontes. Ao final do mês, os vendedores já nem sequer estavam seguros de como fazia a empresa para calcular suas comissões e se as pagava de certo (Artigo: o que motiva um profissional em vendas).

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Assim, para controlar que a companhia não estivesse pagando menos do devido, os vendedores desenharam seu próprio sistema de auditoria para estimar suas comissões e conferi-las com os cálculos da empresa. Este controle lhes consumia "mais de um dia de trabalho mensal", isto é, um dia dedicado exclusivamente a tarefas administrativas que não geravam valor nenhum para os vendedores e nem para a companhia. No entanto, este não era o principal problema do sistema de incentivos:

O realmente preocupante era que aquele complexo algoritmo tinha destruído a confiança entre a companhia e seus vendedores. Em outras palavras, a estrutura de incentivos terminava demolindo a motivação E isto se refletia nos resultados financeiros.

Reconhecimento e sentido de pertencer: um degrau mais na pirâmide de Maslow, nos encontramos com Nortel, outra empresa canadense, que aposta pela geração de um sentimento de concorrência como um dos pilares de seus esquemas de motivação; O Segredo: fomentar identificação com a empresa e implementar uma série de processos para que os vendedores possam desfrutar do reconhecimento de seus colegas. Todos os anos, na convenção da equipe comercial, Nortel celebra uma entrega de prêmios onde se reconhece o trabalho das equipes de "melhor rendimento". A empresa também organiza uma viagem anual para seus melhores vendedores. Este reforça o sentimento de pertencer e motiva aos ganhadores a redobrar seus esforços para seguir fazendo parte da elite (Artigo: Atendendo com qualidade total sua equipe comercial).

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Lidando com a complexidade: a incorporação de novos produtos e serviços ao catálogo costuma ser uma boa notícia para os vendedores. Em princípio, isto lhes oferece a possibilidade de apontar a um público mais amplo e incrementar as vendas. Não obstante, também é comum que o aumento da oferta tenha o efeito oposto. Pressionados pelo "tamanho do catálogo", muitos terminam refugiando-se nos produtos tradicionais, onde já encontraram seu ponto de conforto. Inclusive, a experiência mostra que nem sempre funciona pagar melhores comissões para as vendas dos novos produtos. Em geral, o incentivo não é suficiente para que o vendedor aceite abandonar o terreno onde se sente cômodo (Artigo: Você não nos consulta e nem nos ouve!).

Neste caso, o segredo consiste em apelar aos pontos mais elevados da pirâmide de Maslow, onde se encontra a criatividade e uma necessidade inata de auto-superação. Coaching e capacitação podem ser úteis para triunfar onde fracassam os incentivos monetários. Em definitivo, os pesquisadores de Accenture não pretendem demonstrar que as comissões não são efetivas como fatores de motivação. A hipótese, pelo contrário, sustenta que sua efetividade é limitada e insuficiente para oferecer respostas a todos os problemas (Artigo: A nova ciência da produtividade da força de vendas).

Em outras palavras, os incentivos financeiros constituem uma das alavancas a operar na hora de gerar as condutas desejadas. Mas não são a única (e quiçá, também não a melhor). o segredo para passar dos bons rendimentos a uma excelente performance radica, segundo esta investigação de Accenture, numa progressiva ascensão pelas ladeiras da famosa pirâmide de Maslow.

Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo jornal SDR, da Accenture:

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artigo recomendado:

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