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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Que força de vendas precisa um produto inovador?

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sala dos artigos da força de vendas

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Muitas empresas inovadoras, uma vez finda a fase de desenvolvimento de produto, e sobretudo se não possuem demasiada experiência em marketing e vendas, sentem a tentação de prover-se do maior número possível de vendedores e representantes para maximizar as vendas e assim chegar a traspassar o quanto antes o umbral de rentabilidade. Sem dúvida, esta idéia não é alheia a pressão que recebem das diretorias e dos próprios concorrentes (Artigo: Como armar uma equipe de vendas desde zero?).

No entanto, as peculiaridades dos produtos inovadores fazem que este comportamento seja muito arriscado. O habitual nesta fase é que os produtos (e a própria empresa) não estejam preparados para debutar com garantias: não oferecem a funcionalidade que os clientes desejam, a experiência de compra, uso e serviço não é o esperado, os processos de marketing e vendas não estão enfocados nos clientes adequados, etc.

Nestas circunstâncias, uma estrutura comercial numerosa e cara, sobretudo se não tem experiência no lançamento de produtos inovadores, vai ser mais do que nada um lastro: uma fonte de altos custos e baixos rendimentos que vai contribuir a queimar com maior rapidez os escassos recursos da companhia alocados para estes lançamentos (Artigo: Quanto produzir e a que preço Vender?).

Como evitar que a própria força de vendas se converta numa barreira para o sucesso do novo produto?
Como adaptar o número e as capacidades da equipe comercial às características dos produtos inovadores?

No artigo "The Sales Learning Curve" publicado pela HBS: Harvard Business Publishing, os Prof. Mark Leslie e Charles Holloway contribuem alguns conceitos interessantes. Os autores explicam que a comercialização de produtos inovadores está sujeita a uma "curva da experiência". Segundo este modelo, que eles chamam de "A Curva de Aprendizagem de Vendas", o rendimento dessa função melhora com o tempo, à medida que as pessoas e os processos se vão fazendo mais eficientes (Artigo: conheça os rainmakers (os que fazem chover).

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Na base desta evolução está a aprendizagem organizacional: ir descobrindo que procuram os clientes, como compram, usam o produto, e ir modificando o próprio produto e as táticas comerciais até chegar a um processo que possa ser renovado e executado continuamente. Os autores dividem a curva de aprendizagem em três fases: " Início, Transição e Execução " e recomendam adaptar o tamanho e as capacidades da força de vendas no ponto da curva em que nos encontremos:

Início: o produto se provou em beta e há uns poucos clientes potenciais. Contratar a três ou quatro vendedores para aprender como os clientes usam o produto e para apoiar a outras áreas da empresa a refinar a oferta e as estratégias de marketing e vendas. Deveriam ser vendedores que tenham interesse na tecnologia do produto, com capacidades analíticas e de comunicação, que tolerem a ambigüidade, que possam desenvolver seu próprio material e modelo de vendas… Em definitiva, o que os autores chamam o "Vendedor do Renascimento" (Artigo: CONHEÇA MELHOR A SUA EQUIPE comercial).

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Transição: conseguiu-se uma massa crítica de clientes e as vendas tomam velocidade. Manter a equipe inicial enfocado em continuar a aprendizagem e contratar vendedores adicionais que possam funcionar eficazmente com um modelo de comercialização em evolução ainda que não possuam as qualidades integrais da equipe inicial (Artigo: Como avaliar o desempenho em vendas, que indicadores usar?).

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Execução: desenvolveu-se a fórmula para o sucesso (um modelo de comercialização renovado e que possa ser executado continuamente) e se implantaram os processos de suporte à força de vendas. Incorporar vendedores mais tradicionais (do tipo do que os autores chamam “Vendedor Acionado por Moedas”) e provê-los de seu território, lista de preços e material de comercialização (Artigo: o que motiva um profissional em vendas).

Ao invés do que caberia supor, tomar-se o tempo necessário para subir pela curva de aprendizagem em lugar de começar com uma força de vendas sobre dimensionada e inadaptada, permite gerar benefícios antes e, o que é mais importante, aumentar as probabilidades de sucesso no mercado. Certamente as opiniões de alguém como Mark Leslie, que transformou um investimento de 6 milhões de dólares no negócio e chegou a ser a 5ª empresa de software do mundo (Veritas), merecem algum crédito (Artigo: 7 métricas que vão lhe ajudar a melhorar as vendas).

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HBS - Harvard Business School

Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da HBS - Harvard Business School:

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churrasco ou salada ?  

Quão baixo está disposto a ir...?

Como encantar seu cliente
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Desterrando alguns mitos dos negócios Como negociar com um louco?
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