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A mudança é inevitável, o crescimento é opcional

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O marketing de massas passou de moda. Durante décadas, os consumidores consumiram o que encontravam nas lojas e o que lhe entrava pelos olhos, a artilharia pesada do marketing. Mas a nova economia on-line deu protagonismo aos nichos. Os consumidores já não querem ser como a massa, senão distinguir-se por possuir o escasso, o excêntrico. Em torno dessa exclusividade se criam redes de iniciados: as redes sociais, que se distinguem do mainstream (pensamento comum) (Artigo: Não se pode competir contra a recomendação de um amigo).

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Estas redes são as que se ocupam atualmente da comunicação. Toda informação sobre algo hype, circula à velocidade de raio nestas redes. Se quer ter presença nestes mercados cada vez mais fragmentados, a marca terá que se converter em tema para estas redes. Na atual situação de saturação de mensagens e de ofertas, os consumidores mostram uma tendência clara:

Confiam nos conselhos e recomendações de terceiros, ainda que sejam desconhecidos, para tomar suas decisões de compra. É a principal conclusão do estudo Confiança 2.0, realizado pelo instituto suíço GDI - Gottlieb Duttweiler Institut, que mostra como os experts, as pessoas qualificadas e as organizações independentes desfrutam de uma alta credibilidade, junto à família e os amigos.

Os consumidores utilizam cada vez mais fontes de informação novas. Com internet, não só as empresas têm voz, também outras pessoas podem referendar nela suas opiniões. Por isso os portais segmentados, as redes sociais, os foros com feedback dos clientes e os serviços de comparativas de preços têm um papel cada vez mais importante à hora de tomar decisões de compra (Artigo: corram, não alcança para todos!).
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Ao contrário, as fontes habituais de informação, desde os meios de comunicação à informação provista pelos fabricantes, a publicidade e as guias práticas, estão de capa caída. Ainda que os meios desfrutam em geral de certa confiança por parte do sistema, quando se trata de tomar decisões, a televisão, a rádio e a imprensa jogam um papel marginal. No entanto, os consumidores elegem cada meio em função de suas necessidades:

Quando se trata de decisões com certo ônus emocional, vão a sua família e amigos. Quando procuram informação sistematizável, como comparativas de serviços de telecomunicação ou de automóveis, vão a internet. Se se trata de produtos relacionados com vivências, como viagens, lazer ou espetáculos, apóiam-se nos relatórios pendurados em internet por outros consumidores.

As conseqüências da nova comunicação: estas mudanças nos padrões de comportamento produzem uma série de realidades:

Os consumidores já não confiam nos comerciantes e fabricantes e não se crêem que estes se interessem por eles. Em lugar disso, confiam no que contam outros consumidores (Artigo: Propaganda Testemunhal).

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Os consumidores atuam cada vez mais de forma coletiva. Ainda que sejam independentes, não querem estar sós. Inclusive no ponto de venda e ante decisões de compra espontâneas, os consumidores chamam a seus próximos para pedir conselho.
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A relação é mais importante que o produto. A individualização progressiva produz também uma contra-tendência na que os produtos servem como veículo para o pertence e a identificação.

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Na internet, a confiança se baseia na reputação. A reputação se reflete nas listas de resultados de Google e nos enlaces e valorações dos consumidores em eBay (Artigo: Como encantar seu cliente).

Mas não só nesses termos; as pessoas se movem em diversas redes sociais e escrevem em blogs para receber o feedback de outros. Quantas mais relações, melhor reputação terá uma pessoa. Na web as empresas não podem mentir. A cultura da participação da rede faz que cada "enganação" seja descoberta. Todas estas mudanças implicam transformações de fundo: o capital social aumenta, as redes criam relações e conexões cujo valor perdura com facilidade e a um ritmo nunca visto (Artigo: TESTEMUNHOS PODEM AUMENTAR AS SUAS VENDAS?).

A interconexão gera confiança e afiança a identidade; ademais facilita o acesso a recursos e a influência sobre outras pessoas. E é que o negócio principal das redes sociais não é conectar às marcas e produtos com as pessoas. É conectar às pessoas com as pessoas.

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