1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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você conhece quem é o comprador do cliente?

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Todo o negócio está nas mãos dos encarregados de compras do cliente: você sabe bem quem são essas pessoas? Sabe que dia pode ligar e em que horário? Será que precisam mesmo do que você tem a oferecer? Que você tem de melhor: preço ou qualidade? Ou apenas vontade, necessidade ou obrigação de vender? Para sermos verdadeiramente efetivos em vendas, precisamos aprender a conhecer muito bem aos compradores dos clientes e a tratá-los segundo seu estilo de personalidade, assim estaremos facilitando o processo de compra dos nossos produtos e serviços (Artigo: Utilizando a psicologia nas vendas).

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Os vendedores que saibam como aproximar-se aos compradores e sintonizar com eles adotando sua perspectiva, estarão muito mais próximos de fechar muitos pedidos. Existem muitas classificações para definir diferentes tipos de clientes. Neste artigo vamos centrar numa classificação que nos ajudará a conhecer quais são suas necessidades e suas motivações. Para determinar os quatro estilos de personalidade se utilizam duas escalas: uma de "domínio" e outra de "sociabilidade" (Artigo: Que podemos saber do cliente com a grafologia?).

Assim, o tipo de personalidade ao que denominamos promotor se caracteriza por ser dominante e espontâneo em sua relação com o vendedor.

O sustentador aceita bem as sugestões ainda que tem pouco autocontrole sobre seus impulsos. Seu estilo é submisso e espontâneo.

O controlador é dominante e faz gala de um grande autocontrole.

O Analítico destaca por sua boa aceitação das opiniões alheias e por um bom autocontrole de suas emoções.

Existe o mito de que os compradores são pessoas difíceis. A verdade é que cada pessoa apresenta um estilo de personalidade definido e responde a motivações diferentes. Se somos capazes de identificar a cada comprador com seu estilo de personalidade, nos resultará mais fácil relacionar-nos com eles porque saberemos de antemão que lhe motiva e como tratá-lo:

Estilo Promotor: trata-se de uma pessoa ativa, com muita energia e empreendedora. Agrada-lhe tomar decisões rápidas e decisivas. Tem uma grande capacidade para entusiasmar-se com facilidade. É engenhoso, criativo, intuitivo, impulsivo e emocional. É capaz de contribuir inumeráveis idéias que espera sejam tidas em conta e valorizadas pelos demais. Para consegui-lo não há dúvida em fazer-se publicidade. É um tipo cálido e muito voltado para as pessoas. Sua impulsividade o leva em ocasiões a refletir pouco e a tomar decisões apressadas, com pouco rigor, das que pode terminar arrependido. O estilo promotor é totalmente oposto ao estilo analítico (Artigo: O USO DAS PERGUNTAS NA COMUNICAÇÃO COMERCIAL).

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Estilo Sustentador: é um tipo de pessoa muito humana e acolhedora. Encanta-lhe apoiar e sustentar as idéias que outros apresentam. Muito cooperador e dado ao trabalho pessoal. Esta característica faz que sua personalidade seja a ideal para desenvolver trabalhos em equipe. Tem um caráter suave, calmo e pausado. É paciente e tolerante e lhe agrada comprazer e ficar bem com os demais. Este tipo de personalidade está no extremo oposto ao controlador.

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Estilo Analítico: as pessoas que apresentam um estilo analítico se caracterizam por ser metódicas e meticulosas. Encanta-lhes estudar os assuntos em detalhe e que lhe deixem fazer seus trabalhos a consciência. Pensam e raciocinam com muita lógica e para isso procuram informação e dados que lhe resultem fiáveis. É preciso e rigoroso. trabalhador e consciente. Não obstante costuma deixar-se levar ante as situações. Trata-se de um tipo pacífico, cauteloso e reservado na expressão de suas emoções (Artigo: que vamos ter hoje para o almoço?).

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Estilo Controlador: estas pessoas se orientam à ação direta, à eficácia e a conseguir resultados. São capazes de desenvolver uma grande energia. Têm muito claro o que querem conseguir e quais são seus objetivos. Têm tendência a mostrar claramente aos demais quais são suas opiniões, mas reservando-se suas emoções. São pessoas racionais, reservadas e mais bem frias. Agrada-lhes ter aos demais sob seu controle e motiva-lhes poupar tempo e dinheiro. Move-lhes a produtividade pura e dura. Pode ter pessoas com um estilo muito definido e outras que apresentem uma mistura de duas ou mais estilos. Neste caso se afastariam do padrão puro.

Na atual sociedade do conhecimento, já não nos servem mais os velhos esquemas para atender os compradores dos clientes. Temos que ir um passo além se queremos estabelecer e manter boas relações comerciais com eles. Temos que fazer um esforço por tentar conhecer que motiva a cada pessoa quando se enfrenta ao momento da compra. Antecipar o comportamento que se espera de nós pode marcar a diferença entre o fechamento de uma negociação ou o distanciamento nas posições. Com um pouco de observação e escutando ativamente os compradores dos nossos clientes, poderemos evitar algumas situações desagradáveis. Por exemplo, a que se produz quando temos frente a nós a um comprador com um estilo definido e começamos a tratar-lhe como se estivéssemos ante um comprador de estilo contrário...

Tratar a um cliente analítico: o comprador analítico pede dados e estatísticas. Não quer envolvimentos emocionais nem pessoais. Não se guia doo instinto em sua eleição senão dos fatos provados. Se lhe tratamos com demasiada familiaridade e utilizamos um esbanje de energia, e inclusive uma conversinha para boi dormir, nos mostrará todas suas reservas e cautela. Para que se senta a vontade, devemos ser uns perfeitos conhecedores do produto ou serviço que pretendemos oferece-lhe. Nos fará todo tipo de perguntas sobre a fabricação, os materiais, as aplicações e os benefícios. Devemos estar preparados para responder a suas possíveis objeções com os dados de todos os estudos e investigações que existam. Devemos transmitir-lhe profissionalismo e evitar fazer afirmações sobre o produto que não possamos demonstrar (Artigo: CIÊNCIA NO PROCESSO DE VENDAS).

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Clientes enérgicos e empreendedores: claros representantes do estilo promotor. Ao contrário que o comprador analítico espera que você seja um fervoroso entusiasta do produto ou serviço que representa. Não fará demasiadas perguntas sobre a compra em si, mas se encontrará muito a gosto se lhe oferece a ocasião de alardear sobre si mesmo e seus conhecimentos prévios do produto. Não duvide em compartilhar seus sentimentos pessoais com ele. Se lhe apresenta a ocasião de fazer-lhe um elogio que seja sincero, não o desperdice. Agradam-lhe os afagos e que se apreciem suas habilidades. Mas tenha cuidado: sua impulsividade pode-lhe levar a realizar uma compra da qual mais tarde se arrependa e ai você perderá um cliente para sempre. Com os clientes de estilo promotor há que ter presente que é melhor perder uma venda do que um cliente que se sentiu enganado.

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Quando tudo é amabilidade: o tipo de cliente sustentador é possivelmente o mais fácil de tratar. É essa pessoa capaz de manter o sorriso depois de aguardar na fila uma hora esperando a que lhe atendam. Agrada-lhe que o tratem por seu nome e manter uma conversação distendida ainda que não tenha relação alguma com o objetivo da venda. Se tem dúvidas a respeito de um produto valorizará muito a opinião de outras pessoas. Guia-se pelos depoimentos oferecidos por outros clientes e pelas pessoas próximas. Faz da compra uma festa e lhe agrada a companhia. O maior perigo quando estamos ante um cliente sustentador é perder de vista nosso objetivo: a venda (Artigo: tire partido dos sinais que enviam seus clientes).

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Cliente difícil, mas nem tanto: a característica mais marcante do cliente controlador vem definida pelo mesmo nome: o controle! Quer ter em todo momento a certeza de que o que vai comprar é exatamente o que precisa. É mais fácil o trato se pensamos nele como um cliente com as idéias muito claras. Tome-se o tempo necessário para atender-lhe. É consciente na tomada de decisões e pode tomar como um agravo pessoal que trate de atender sem prestar-lhe a necessária atenção. Seja estritamente profissional em sua relação com ele. Não se permita nenhuma concessão nem familiaridade no trato. Tenha claras as respostas que vai oferecer a um comprador controlador. Não demonstre indecisão ou titubeios. Pode entender que você não é um profissional e decidir não realizar a compra por desconfiança por seus escassos conhecimentos sobre a matéria. Se não lhe respeita, não lhe comprará.

PROF. Rosana Pereira Davila
PSICÓLOGA E CONSULTORA

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