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Somente alguém que fala bem
pode ter sucesso em vendas:
na realidade, os
charlatões não têm sucesso profissão comercial. É mais, costumam ter
uma má reputação, devido a que seus clientes podem sentir pressão,
falta de sinceridade, interesse ou preocupação. Uma pessoa com boa
capacitação e pronta para escutar, vai vender muito mais do que um
charlatão. Quando você não escuta, não aprende sobre as pessoas,
suas empresas e prioridades e não saberá responder a suas
necessidades, pelo que suas probabilidades de realizar negócios
diminuem
(ARTIGO:
A Regra de Ouro).
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Para ter sucesso em vendas,
você tem que ter cara de pau:
todos nós precisamos ter força interior para sobrepor-nos às
frustrações, mas isso não quer dizer desenvolver um caráter
agressivo. Em nome da turma dos "cara de pau", muitos vendedores
adotaram um estilo insofrível, o que é em realidade de pouca ajuda
para conseguir bons negócios e relações comerciais. Os fechamentos
agressivos de vendas (ABC) eram táticas que eram muito utilizadas
antes da era da internet. Gerentes, supervisores ou vendedores que
acreditem que mediante o uso de técnicas agressivas de fechamento e
pressão ao cliente conseguirão suas metas, está condenados ao
fracasso
(ARTIGO:
vender ajudando o
cliente é utilizar spin selling).
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As vendas têm um inevitável
sobe e desce:
as vendas somente se
transformam numa montanha russa se você deixa que o processo leve
você, em vez de ser você quem dirige o processo. Só há altos e
baixos se você não tem objetivos, metas e não lança estratégias de
manutenção, crescimento e abrangência. Quase todas as empresas são
vulneráveis a influências estacionais. Como muitos outros
inconvenientes, estas mudanças bruscas podem evitar-se com um
planejamento adequado. Além do que se diga, sempre há oportunidades
para os profissionais que estão comprometidos o suficiente como para
descobrí-las
(ARTIGO:
A Importância dos
antecedentes comerciais).
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Você tem que poder manejar a
frustração e a rejeição para estar na venda:
analisando os milhares
de profissionais em vendas que andam pelas ruas, eu lhe asseguro que
todos eles escutaram dizer "não, obrigado" bem mais seguido do que a
pessoa comum. Se esses profissionais o tomassem de maneira pessoal,
provavelmente necessitaríamos muitos mais hospitais psiquiátricos
dos que existem. A rejeição é algo ruim somente se você elege
conscientemente não aprender nada da situação e leva isso para o
lado pessoal. Caso contrário, a rejeição é uma oportunidade para
crescer. Uma porção importante dos melhores empresários e executivos
de hoje, foram alguma vez vendedores. Iam com sua pasta, faziam
chamadas "em frio", apresentavam seus produtos e manejavam as
objeções. Hoje, muitos deles são presidentes ou diretores de grandes
empresas. A venda é uma carreira sem possibilidades de crescer
somente se você crê que é assim...
(ARTIGO:
Decifrando a
psicologia dos vendedores).
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CARTÃO, CANETA E PEDIDO SÃO
INDISPENSÁVEIS:
se você acredita que
ter esses elementos lhe permitirão ter sucesso em vendas, você está
destinado a abandonar a profissão comercial ou permitir que a
profissão lhe abandone em questão de meses. E ainda nem saber
porque, e mais, saberá sim, acreditará que o mercado anda em baixa e
que a internet está tirando do mercado os vendedores... Balela! Você
estará fora porque não se informatizou e não soube administrar sua
carteira comercial para poder conhecer o ciclo de compras de seus
clientes, e porque não se preocupou em sempre estar melhorando
(ARTIGO:
Venda, enquanto seu
concorrente dorme...).