As
chaves do sucesso do fundador de Domino’s Pizza
.
sala dos artigos de marcas
.
Thomas S. Monaghan, é um
empreendedor nascido em 25 de março de 1937 em Ann Arbor, Michigan (eua).
Seu mega-sucesso: ser o criador da maior franquia de pizzas no mundo. A
fundação e desenvolvimento desta multinacional é uma das clássicas
histórias de como um "self-made man" (um homem que se faz a si mesmo)
consegue armar um império do nada. Ao iniciar o negócio, Tom, de 23
anos, não tinha estudos universitários, nem dinheiro nem experiência na
administração de negócios
(Artigo:
Um
visionário e uma viagem a Itália - assim nasceu Starbucks).
Em dezembro de 1960,
Tom e seu irmão James compram DomiNick's, uma loja de pizzas em
Ypsilanti, Michigan. Para fechar a operação, tom pediu emprestados
500 dólares. Em 1961, depois troca com seu seu irmão James um
fusquinha pela participação do controle da loja. Em 1965 adota o
nome de Domino's a sugestão de um motorista e desenha o logotipo
vermelho e branco com três pontos que agora é mundialmente
conhecido. Cada ponto representava um restaurante
(Artigo:
Nada se cria, nada se inventa, tudo se
registra...).
Dois anos depois começa
seu despegue nacional e mundial através do sistema de franquias. Em 1983
abre o restaurante número mil. Hoje têm presença em mais de 63 países e
contam com mais 7.500 filiais. Seu fundador, ademais, é dono da equipe
de baseball “Os Tigres de Detroit” e se caracterizou por ser um
entusiasta filantropo, católico e conservador.
.
Ele viveu num orfanato
católico em sua meninice e se integrou aos Marines quando não pôde pagar
seus estudos superiores. Numa entrevista com Dan S. Kennedy, um
estrategista de marketing e consultor estadunidense, Tom Monaghan
ofereceu as cinco prioridades que compõem sua "caseira filosofia" sobre
o sucesso:
• Espiritual:
é sua fé católica. Sempre soube que não posso ter sucesso na terra
se não estou bem com Deus. Num começo passei muitas dificuldades,
mas sempre me levantei mais forte cada vez, porque acreditava em mim
mesmo. Isso é o que o poder da fé fez por mim.
.
• Social:
é cuidar e construir uma família e amigos entranháveis. Nunca
tivesse tido sucesso sem o tremendo entendimento de minha esposa
Margie (Marjorie Zybach). Depois da família, em minha escala de
relações sociais vêm os amigos. Ninguém pode triunfar sem amigos.
Terceira prioridade social: participar em programas que apóiem a tua
comunidade
(Artigo:
Que é uma estratégia
de posicionamento?).
.
• Mental:
é a fortaleza mental para enfrentar os desafios. Uma consciência
saudável ajuda a melhorar tua auto-estima, a manter uma atitude
positiva e uma visão otimista. Sou dos que crê firmemente que a
mente precisa exercitar-se. Crescerá em capacidade e habilidade de
reflexão se continuamente se lhe desafia com novas perguntas e mais
informação.
.
• Física:
entender ao corpo como o templo da alma. Por isso enfatizo muito
cuidar a condição física. Trabalho seis dias à semana e corro ao
menos três. Ajuda a aliviar o estresse e faz que a adrenalina se
mantenha fluindo.
.
• Financeira:
ponho-a ao final, porque depende das outras quatro. Se as anteriores
prioridades funcionam bem, o sucesso financeiro virá
(Artigo:
Marcas
próprias e seu efeito na rede de fornecimento).
Só isso?: não... Tom
Monaghan também reconhece ter seguido os conselhos de outros pensadores
e estrategistas com muita dedicação. Os principais livros que o levaram
ao sucesso:
•
Think and Grow Rich
(“Pensa e Cresce Rico”), de Napoleon Hill, e todos os textos e
publicações de Dale Carnegie.
•
The One-Minute
Manager, de Kenneth Blanchard e Spencer Johnson
•
In Search of
Excellence, de Tom Peters e Robert Waterman
•
Up the Organization,
de Robert Townsend e Warren Bennis
•
Grinding It Out, de
Ray Kroc
•
My Life and My Work,
de Henry Ford
•
How Showmanship Sells,
de Elmer Leterman
•
Qualquer publicação de
Knute Rockne.
•
A autobiografia de
Frank Lloyd Wright.
•
The Sky’s the Limit,
de Wayne Dyer.
.
.
ARTIGO RECOMENDADO:
.
Como definir a Marca da sua empresa
|