1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

.

Clientes possuídos: como lidar com eles?

.

artigos de atendimento - artigos de vendas  -  artigos de representação

.

Uma receita infalível para perder para sempre um cliente: faça-o apresentar sua queixa num escritório de vendas ou numa empresa atendida por funcionários mal pagos e escassamente capacitados, que careçam da informação da compra e sem um sistema de gerenciamento de ocorrências comerciais para resolver o problema... Por mais empenho e programas de "técnicas de qualidade total" que ponha em funcionamento uma companhia, os erros acontecem (Artigo: Como atender os clientes com qualidade).

Inevitavelmente, alguns produtos terão falhas e algumas entregas, não espelharão o que no pedido ou ordem de compra estava escrito e alguns clientes ficarão insatisfeitos com o serviço. Agora, o desafio consiste em ter os processos corretos para registrar, estudar e resolver os problemas de cliente frustrados.

E, neste ponto, é necessário ter em conta um aspecto crucial: segundo uma pesquisa do MIT Sloan Management Review, um cliente é capaz de tolerar falhas no serviço e nas entregas. No entanto, costuma ser implacável com o desleixo e a falta e atenção do SAC - Serviço do Atendimento ao Cliente Um cliente com uma má experiência estará perdido para sempre (somando, desde logo, o marketing viral negativo que esta pessoa se encarregará de difundir entre todos seus conhecidos). Neste marco, torna-se fundamental identificar e registrar no sistema os principais fatores que originam as ocorrências comerciais dos clientes nos serviços de atendimento (Artigo: a tão sonhada ordem de compra do cliente).

Problemas na entrega: resolver os problemas concretos dos clientes é importante. Não obstante, além das particularidades de cada caso, o objetivo dos vendedores que prestam o serviço de atendimento em representação das companhias, deveria consistir em registrar todas as ocorrências para detectar (e corrigir) as causas sistêmicas do serviço mal prestado. E, no entanto, a maioria das empresas e dos vendedores não registram e mal estudam uma minúscula parte das ocorrências.

.

Em ocasiões, o amadorismo e a falta de um sistema de administração comercial, termina por obstruir a circulação de informação entre os departamentos envolvidos. Em outros casos, os esquemas de incentivos resultam inconsistentes com o levantamento de dados fiáveis. Imaginemos, por exemplo, a um gerente que não ganha bônus quando se registram quedas nas taxas de ocorrências comerciais. Sob esta estrutura de incentivos, o gerente fará seu melhor esforço para conseguir que os funcionários e clientes reportem seus problemas? (Artigo: PÓS VENDA: A ARTE DE AMARGURAR-SE A VIDA (e aos demais)).

.

Os funcionários que atendem o cliente: os funcionários em contato com os clientes costumam levar a pior parte. Efetivamente, os clientes insatisfeitos costumam descarregar neles suas frustrações pelos erros da companhia. Mas, enquanto estes profissionais desempenham um papel crucial à hora de oferecer soluções a clientes furiosos, é notável o escasso apoio que recebem em muitas companhias. Assim, não demora em cumprir-se uma velha máxima do management: "os funcionários tratarão aos clientes como a empresa os trata a eles" (Artigo: Trate seus funcionários como espera que eles tratem seus clientes).

.

Portanto, se você quer uma receita infalível para perder um cliente, faça seus comerciais ou aos clientes, apresentar as ocorrências num departamento onde os atenderão funcionários mal pagos e escassamente capacitados, que careçam da informação da compra e sem um sistema de gerenciamento de ocorrências comerciais para resolver o problema... Pelo contrário, adverte a investigação do MIT, se o que você quer é fidelizar, existem cinco singelas pautas para melhorar o atendimento a clientes insatisfeitos:

Criar uma logística do serviço: Em primeiro lugar, é crucial elaborar um mapa de todos os processos que intervêm na gestão de clientes frustrados. O diagrama deve incorporar a perspectiva dos diferentes grupos de interesse: que é o que o cliente pretende conseguir? Como se produz o serviço? Que estão fazendo os funcionários para lidar com os problemas informados pelos comerciais e pelos clientes? Graças a este mapa, a organização poderá detectar (e corrigir) os "gargalos" nos processos de atendimento e da solução (Artigo: A Importância dos antecedentes comerciais).

.

Difundir os casos de sucesso: em seus canais de comunicação interna, Singapore Airlines difunde casos de sucesso de funcionários que se destacaram por um excepcional atendimento a clientes insatisfeitos.
.
oferecer liberdade no uso de recursos aos funcionários em contato com os comerciais e os clientes: a rede de hotéis de luxo, Ritz-Carlton, autoriza ao pessoal de recepção a compensar a clientes insatisfeitos com até dois mil dólares sem necessidade de consultar ao supervisor. Esta liberdade é particularmente efetiva em negócios de alta personalização. Efetivamente, para Ritz-Carlton, perder um cliente resulta muitíssimo mais caro do que uma compensação de dois mil dólares no momento indicado.

.

Simplificar a apresentação de queixas: quanto mais informação disponham os funcionários e a companhia sobre as falhas das entregas e no serviço, maior será sua eficácia à hora de ajustar os processos de atendimento e solução de problemas. Assim, um ponto fundamental consiste em oferecer aos clientes todas as facilidades possíveis para apresentar suas queixas. A maior quantidade de canais de comunicação, maior número de queixas reportadas e mais informação para corrigir os processos. Uma linha aérea regional de Ásia, por exemplo, além das enquêtes anuais de satisfação de passageiros, entrevistas pessoais com viajantes freqüentes e as tradicionais linhas telefônicas, tem um programa de rádio onde os clientes podem ligar para apresentar seus problemas (Artigo: gerenciar as ocorrências comerciais com qualidade).

.

Equilibrar incentivos: finalmente, nenhuma destas medidas funcionará se não se encontram respaldadas por um sistema de incentivos alinhado com um atendimento de excelência. E este conceito vai bem mais que o pagamento de bônus pelos problemas exitosamente resolvidos. Além dos incentivos monetários, a companhia deveria apoiar àqueles (COMERCIAIS) com a árdua tarefa de atender e segurar aos clientes insatisfeitos.

fazer de um cliente perdido um cliente leal: o "service recovery" começa a causar furor nos EUA e Europa, especialmente entre as empresas hoteleiras, companhias aéreas e empresas de aluguel de veículos. Trata-se do Serviço de Recuperação de Clientes, um conceito capaz de transformar o cliente mais defraudado no maior fã da empresa.

.

O segredo?: permitir que qualquer funcionário da empresa, especialmente os funcionários que lidam diretamente com os clientes, possam indenizar imediatamente o cliente insatisfeito com serviços gratuitos: duas noites de hotel, dinheiro efetivo por atrasos, um dia de condução sem custo. A chave está na rapidez, não esperar que o cliente "contamine" os outros potenciais clientes e apague a má imagem da empresa. Além disso, é rentável: uma rede hoteleira americana calculou que por cada dólar que "devolve" a um cliente insatisfeito, recupera 7 dólares em retenção de clientes atuais e captação de novos (Artigo: Não desista dos clientes insatisfeitos).

.

MIT - Sloan School of Management

Biblioteca exclusiva da MIT - Sloan School of Management

.

A MIT Sloan School of Management é uma das cinco faculdades do Massachusetts Institute of Technology, localizado em Cambridge, no estado norte-americano de Massachussets - EUA. É uma das mais famosas faculdades do mundo especializada em negócios. Conduz pesquisas nas seguintes áreas: finanças, empreendedorismo, marketing, planejamento estratégico, economia, gerência de cadeia de suprimentos, tecnologia da informação, entre outros.

.

Outros excelentes artigos Traduzidos e Publicados pelo jornal sdr, da MIT - Sloan School of Management:

Novos gerentes revolucionários

Clientes possuídos: como lidar com eles?

A quem deve fidelidade o Vendedor, ao Cliente ou a Empresa?

Quem reproduz melhor um rumor: um Cliente fiel ou um leal?

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR