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Apagando o incêndio com fogo

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sala dos artigos de liderança

5 de agosto de 1949, um incêndio num remoto lugar de Montana se cobrou as vidas de 13 bombeiros. O líder da equipe se salvou graças à implementação decisiva de uma idéia criativa: apagar o fogo com mais fogo. Uma introdução à criatividade contextual em tempos de crises.

A divisão de bombeiros em Montana recebeu o aviso de um incêndio florestal em Mann Gulch, um território montanhoso inacessível por via terrestre. Para chegar à zona, a divisão reuniu uma equipe de bombeiros pára-quedistas que não se conheciam entre si e designou um líder. Em princípio, não tinha de que preocupar-se. Os primeiros diagnósticos indicavam que se tratava de um caso típico de incêndio. Seguramente, poderiam apagá-lo numa só noite, com as ferramentas habituais e os procedimentos convencionais. Mas, quando chegaram a área afetada, enfrentaram-se a uma situação desesperadora. Fumaça asfixiante, ruídos ensurdecedores e temperaturas infernais. A equipe se viu rodeada de chamas que avançavam velozmente (Artigo: É melhor você vir do NADA, do que Nada vir de você).

Como salvar-se?: nesse momento, o líder acendeu intencionalmente uma área de grama seca. Depois, uma vez consumida a zona, ordenou: deixem suas ferramentas e atirem-se sobre as cinzas. Mas nenhum obedeceu. Cada um correu por sua vida. Dois bombeiros se lançaram a uma greta entre as rochas e se salvaram. O líder, em seu círculo de cinzas, também sobreviveu. O resto faleceu no incêndio.

Como compreender o que ocorreu no tristemente célebre incêndio de Mann Gulch?
Por que o líder se salvou enquanto outros morreram entre as chamas?

O prof. Karl Weick, experiente em estudos organizacionais PHD em psicologia da Univ. de Michigan, utiliza este exemplo para oferecer algumas lições de criatividade em momentos críticos: a criatividade em contextos estáveis. Ao princípio, os bombeiros tinham avaliado o incêndio como um caso típico e se organizaram rapidamente em torno de um diagnóstico compartilhado por todos. De maneira similar, em épocas estáveis, as organizações funcionam em base ao conhecido e sua capacidade de prever tendências a futuro (Artigo: EMPATIA É NECESSÁRIA NA ADMINISTRAÇÃO COMERCIAL?).
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Em situações normais, primam os canais de comunicação formais, rotinas, planos estratégicos, padrões de comportamento habituais e procedimentos preestabelecidos. Nestes contextos, a criatividade é estratégica. Sua implementação requer tempo e se baseia na capacidade de identificar tendências estáveis e perduráveis para desafiá-las e gerar propostas de valor que provêem benefícios a médio e longo prazo.

A criatividade em situações críticas: segundo Weick, o caso do incêndio demonstra que, ante uma mudança contundente e crítica, perde-se a possibilidade de prever além do imediato. A estrutura formal perde relevância e se dilui o sentido compartilhado da situação. Quando os bombeiros deixaram suas ferramentas, também deixaram de ser um grupo e passaram a ser indivíduos inconexões ante uma ameaça fatal. O único que lhes restava, segundo sua percepção, era correr para salvar suas próprias vidas.
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Neste marco, é interessante analisar o comportamento do líder: a chave de sua sobrevivência foi sua capacidade de decidir velozmente aplicando a criatividade contextual, isto é, o improviso em base a seu conhecimento de campo, a identificação dos recursos disponíveis e sua disposição e desafiar os procedimentos habituais.
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A salvação da equipe estava disponível: se os bombeiros tivessem obedecido a ordem, Mann Gulch hoje só seria um remoto e desconhecido lugar de Montana em vez de um lugar tristemente célebre por um incêndio que consumiu as vidas de 13 pessoas. Não obstante, a falta de confiança básica e uma estrutura formal de contenção, a equipe deixou de existir como tal, resultando num final trágico (Artigo: Cuidado com os funcionários puxa-saco!).

Agora bem, como desatar a criatividade em tempos de crises?

Que podem aprender as organizações do incêndio de Mann Gulch?

O Prof. Karl Weick sugere equipar-se de ferramentas e habilidades que fomentem a criatividade contextual e provejam a flexibilidade necessária para sustentar a coesão grupal. Vejamos alguns de seus conselhos:

Concentrar-se no aqui e o agora, evitando trabalhar em "piloto automático"
Conhecer em profundidade os recursos imediatamente disponíveis
Priorizar a comunicação baseada na confiança, o vínculo informal, a transparência, a honestidade e o respeito mútuo
Reconhecer, respeitar e manejar as emoções suscitadas pela crise
Manter abertura mental para modificar rotinas
Reconhecer que as experiências anteriores só são parcialmente relevantes para encontrar soluções aos desafios atuais
Arrecadar informação e diagnosticar a situação constantemente e em tempo real
Estimular a confiança da equipe em sua habilidade para manejar-se fora da rotina
Aumentar o nível de atendimento na interação com os outros e com o meio
Pôr o conhecimento de campo ao serviço da necessidade imediata e não ao contrário.

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Prof. Ari Sabbagh e Prof. Matías Mackinlay Zapiola

Consultoria Ingouville, Nelson & Associados

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outros Excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da Consultoria Ingouville, Nelson & Associados:

Apagando o incêndio com fogo

Lições do exército romano para enfrentar a crise

O método SCAMPER e o poder criativo da pergunta

Comentários impensados, profissionais ofendidos!

Mecanismos de defesa nas negociações: como evitá-los

Liderança situacional: eu sou eu e minha circunstância

Pode alguém com sangue quente ser um bom negociador?

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