Qual
será a tendência do mailing?
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sala das idéias e
marketing -
sala dos artigos de
marketing
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Segundo um estudo
elaborado pela consultoria de e-mailing
Smith-Harmon,
os dias que mais se enviarão campanhas de e-mailings, serão as 2ª e 3ª
feiras, porque são os dias nos que melhor se chega ao público objetivo
segundo os estudos realizados. E o dia menos popular para fazê-lo é o
sábado. Por outra parte, Shane Stallings, consultor sênior de
consultoria de e-mail marketing
Epsilon
realizou estudos sobre a relação que existe entre a extensão do assunto
e a taxa de abertura
(Artigo:
Como seria o e-mail perfeito?).
Os assuntos curtos
sempre funcionam melhor do que os longos, ainda que esta relação
perdeu força com respeito a estudos anteriores, os assuntos curtos
têm uma maior taxa de abertura e de clics. Mas não só conta a
extensão, também influi a ordem das palavras, as palavras eleitas e
a apresentação da marca, produtos e serviços.
Mas ainda os vendedores
investem muito pouco tempo pensando no assunto de seus e-malings,
comparado com o tempo e os recursos que dedicam à criatividade, mas a
realidade é que é mais importante que a gente leia um assunto que lhe
atraia. O e-mailing é uma prática cada vez mais utilizada entre os
profissionais de vendas, após a equipe do
Sistema SDR ter agregado uma aplicação
automatizada para disparo de e-mails da carteira de clientes (EXEMPLO),
em envelopes separados e com propriedades para levar anexos, pode
dizer-se que praticamente todos os usuários do Sistema SDR, elegem o
e-mailing como ferramenta de marketing pré-visita, campanhas, promoções
e divulgação de ofertas relâmpago
(Artigo:
está precisando aumentar
as suas vendas?).
Assim, visto o imenso
interesse nos e-malings, fomos a cata dos conselhos dos melhores
especialistas do mundo e explicamos a importância de cuidar os
detalhes antes de fazer uma campanha de marketing utilizando o
e-mail. O
conteúdo, a forma, a linguagem, o momento e sobretudo, o assunto da
mensagem, são as áreas mais importantes na construção de uma
campanha de e-mail.
Ninguém poderá negar que
assim como os vendedores, os marketeiros, constantemente rompem as
barreiras criativas quando desenvolvem campanhas relevantes e
interessantes para os públicos que procuram. No entanto, ainda precisam
algo mais para conseguir seus objetivos. Ser extraordinariamente
criativo não basta para garantir sucesso num mundo onde o cliente é
bombardeado constante e diariamente por marcas concorrentes, onde o
risco de entrar numa "Blak List" (lista negra) é alto e onde ninguém
pode estar seguro se não toma precauções sobre como vai se ver o
conteúdo na tela que se abre. Por tudo isso, precisa ocupar-se da
ciência por trás das campanhas de e-mail e dos fatores que há que
compreender, para assegurar-se de que suas campanhas de e-mailings
tenham o impacto desejado
(Artigo:
Fazer uma campanha de mailing sem marketing?).
•
Fixar objetivos:
um dos aspectos
mais importantes que os comerciais devem considerar antes de enviar
um e-mail é definir que querem conseguir e fixar objetivos
realistas. Os objetivos dependem inteiramente do que queiram
conseguir; por exemplo, vender mais unidades, aumentar
reconhecimento da marca ou convidar aos clientes a falar com a
empresa. Cada objetivo terá campanhas diferentes.
.
•
TESTAR:
o teste é chave antes de enviar o e-mail. Isso pode mostrar qualquer
erro e assegurar que o e-mail se vê corretamente em cada formato.
Não só deveria checar seu conteúdo senão verificar que vai abrir bem
e que os vínculos funcionam. As campanhas por e-mail que estão
cheias de erros ficarão sem abrir ou serão apagadas e são uma má
imagem para a marca
(Artigo:
precision marketing -
Marketing de precisão).
.
•
MEIOS DE CONTATO:
é possivelmente
a parte mais importante de sua campanha de E-Marketing e também a
que se perde com mais facilidade. É preciso não esquecer que esta
deve ser uma parte proeminente no desenho. Deve destacar-se, se é
possível ir acima para que se veja no painel de leitura prévia. Se
você projeta pôr um telefonema à ação dentro da área de imagem,
assegure-se de que também oferece uma opção de texto porque os
gerenciadores de correios de algumas pessoas não aceitam bem as
imagens.
.
•
Detalhes de contato:
é muito fácil
esquecer-se de pôr um telefone, endereço de e-mail e web site no
e-mail. Os clientes que recebem os e-mails devem poder contatar-se
facilmente. Você está pronto?
.
• EM CASA DE
FERREIRO ESPETO DE PAU:
os vendedores devem
assegurar-se de que têm tudo em ordem quando sai a o mailing. Se a
campanha implica visitar a página web, solicitar uma resposta por
e-mail ou chamar a um telefone, é importante assegurar que a
tecnologia e os funcionários podem defrontar à demanda esperada
nesse momento. Se não é possível incorporar pessoal extra para
satisfazer essa demanda, então o e-mail pode enviar-se por etapas de
vários dias. Outra coisa que podem fazer os vendedores é desacelerar
o envio dos e-mails para assegurar-se de poder defrontar à demanda
(Artigo:
MICRO-MARKETING para
ações locais...).
.
•
O momento adequado é
crucial:
o momento eleito pode
fazer triunfar ou fracassar a campanha. Se o objetivo é conseguir
que a gente compre flores para o dia das mães, enviar o e-mail mais
de duas semanas antes é cedo demais. A maioria da gente pensa em
fazer algo mais do que enviar flores. No entanto, fazer a campanha
na quinta-feira ou sexta-feira anterior chegará a todos aqueles que
se esqueceram e precisam que seu presente chegue a tempo. Trate de
não enviar seus e-mails a primeira hora da segunda-feira ou última
da sexta-feira ou em fins de semana; ficarão sem ser lidos. Você não
deseja que seu e-mail fique ao final da caixa de correio.
.
•
Canais adequados:
se o objetivo
da campanha é aumentar o rendimento de gente a uma loja, então o
e-mail não é a melhor opção. É importante aceder pelos canais
adequados: publicidade tradicional, mensagens telefônicas, correio
direto, etc.
.
•
Interesse a seus leitores:
uma vez
que captou a atenção de seu leitor é vital manter-lhe interessado.
Se seu e-mail é demasiado longo pode perdê-lo, demasiado curto e
corre o risco de não interessar de momento. É importante dar-se um
momento para considerar as linguagens que está usando e a forma em
que está formatado. Há que ter cuidado em não introduzir palavras
"gratuito", que vão ser interceptadas pelos filtros de spam
(Artigo:
Qual estratégia de Marketing oferece um maior
ROI?).
.
•
Uso de cores, fontes e
imagens:
o uso da cor e certas
fontes pode ajudar a criar um clima ou provocar uma determinada
emoção em seu público, mas há muitas coisas que se podem e outras
que não se devem fazer. Uma regra geral a recordar é que as telas
precisam contraste mais alto do que as versões em papel para
diferenciar cores, de maneira que é importante diminuir algumas
cores para que se vejam melhor.
.
•
A linha do assunto:
curiosamente o
assunto pode ser o único elemento que se descuida quando se envia
uma campanha por e-mail, especialmente se o remetente está enviando
uma multidão de comunicações similares e não tem tempo para
encontrar um assunto original cada vez. Se o leitor não abre seu
e-mail, no entanto, o assunto poderia sua única chance de comunicar
a oferta. O que conta é a primeira impressão, especialmente em
e-mail, de modo que assegure-se de que seja boa. Voltar ao básico
para aproveitar o e-mail
(Artigo:
Estatísticas que
ajudam a melhorar as vendas).
ARTIGO
RECOMENDADO:
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Thomas Smith: UMA
VEZ NÃO BASTA
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