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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Pay for performance: ganhar bônus é questão de sorte?

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sala dos artigos de gerenciamento

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Boa parte dos rendimentos dos profissionais se deriva de seus bônus por resultados. De certa forma, esta ferramenta de compensação os convertem em empreendedores às graças dos altos e baixos do mercado... Imaginemos dois profissionais numa situação onde devem tomar uma decisão. Ambos são perfeitamente capazes e dispõem exatamente da mesma informação. Assim, depois de avaliar os riscos e benefícios de cada alternativa, os dois decidem exatamente o mesmo curso de ação. No caso do primeiro profissional, os acontecimentos se desenvolvem segundo o esperado. Os resultados se cumprem e o feliz profissional embolsa um suculento bônus (Artigo: Sistema LEAN: Produção, Venda e Entrega).

No entanto, no segundo caso, uma imprevisível mudança nas circunstâncias de mercado derruba a estratégia. O profissional fica curto com relação aos resultados e perde o bônus (e suas sonhadas férias em Maceió).

Agora bem, este exemplo é uma excelente ilustração de um dos grandes problemas das compensações baseadas em esquemas de pay-for-performance. Uma investigação de HBS - Harvard Business School assinala que estes sistemas podem terminar premiando a "boa sorte" de um profissional antes que sua capacidade de trabalho. Basicamente, à hora de implementar uma política de compensações, a empresa procura alinhar os incentivos do indivíduo com os interesses da organização. Isto é, motivar a seus profissionais a ser "mais esforçados e mais sábios" na tomada de decisões (Artigo: Vender mais pode levá-lo à falência).

No entanto, a qualidade das decisões de um profissional não é uma variável simplesmente observável. Portanto, os esquemas de pay for performance estimam a capacidade do profissional em base a seus resultados.

Agora bem, os resultados são, sem dúvidas, fruto da qualidade das decisões. Mas também dependem, em maior ou menor medida, da sorte. Um profissional só pode controlar processos esperando que tenham um impacto sobre os resultados. Assim, é possível (e frequente) que um profissional tenha tomado uma excelente decisão em base à informação disponível. No entanto, por uma imprevisível mudança na conjuntura, seus resultados talvez sejam piores que os de outro profissional menos capaz, ainda que favorecido por um golpe de sorte (Artigo: Quando os embarques atrasam, as entregas falham).

São injustos, então, os métodos de remuneração por resultados?: em princípio, estes esquemas nem sempre premiam as condutas desejadas. Neste sentido, uma forma mais adequada (ainda que difícil) de medir o desempenho do profissional radica em avaliar quão boa foi sua decisão em base à informação que tinha disponível ao momento de agir. Mas, em última instância, o que fazem estes esquemas é levar para o interior das organizações o que o profissional sabe por sua experiência no mercado. Por mais meditada que seja uma estratégia, tudo pode ir-se água abaixo por uma súbita mudança na conjuntura. Uma reedição corporativa do velho dilema da sorte e o sucesso nos negócios...  (Artigo: Um dilema - Vender agora ou esperar...?).

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Profª. Martha Lagace

HBS- Harvard Business Review

Biblioteca exclusiva da Harvard Business Review

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HBS - Harvard Business School, é a escola de pós-graduação em administração de empresas, da Univ. de Harvard, de Boston - EUA. É uma das mais bem conceituadas escolas de negócios a nível mundial. Entre seus ex-alunos  estão o do ex-presidente dos EUA George W. Bush, entre outros como Mitt Romney e Michael Bloomberg, Sheryl Sandberg, CFO do Facebook. Nos principais rankings de MBAs, como o da revista Financial Times, a HBS é líder absoluta.

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Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, da HBS- Harvard Business Review:

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churrasco ou salada ?
Quão baixo está disposto a ir...? Como encantar seu cliente
corram, não alcança para todos! Existe o Vendedor Perfeito?

Desterrando alguns mitos dos negócios

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Cuidado com os funcionários puxa-saco! Como negociar com um louco?
90% de uma venda é convicção, 10% é persuasão A tática da carteira comercial
Não abandone o barco: que todos façam marketing Empatia é necessária em Vendas?
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Negociação: lições e estratégias da frente de batalha As vantagens das comunidades de clientes
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Quer aprender a vender? Comece por pedir dinheiro às pessoas... A confiança entre fornecedor e cliente é boa (mas nem tanto)
Sua empresa é um réptil ou um mamífero, Tem sangue frio ou quente? é rentável pagar a um supermercado para que exiba seus produtos?

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