1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

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SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

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Não perda vendas no telefone

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sala dos artigos de atendimento

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Quando você fala com um cliente, que diferença podem fazer algumas palavras? As palavras fazem a diferença... Muita diferença, sem dúvida. Considere as seguintes frases:

Se nos terminaram.
Recém vamos ter o mês que vem.
O único que nos restou é o modelo anterior.

Agora veja as seguintes frases:

Vendemos até o última unidade que tínhamos!
Temos disponível um modelo alternativo muito bom.

Os estamos vendendo a tal velocidade que não conseguimos segurá-los no depósito nem por um dia!

Você pode notar que mudando umas poucas palavras, muda por completo a mensagem que o cliente vai escutar. Quando enfatizamos as palavras corretas com o tom de voz apropriado, o resultado vai ser uma mensagem positiva. Aqui tem alguns exemplos adicionais:

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não diga conquiste-os dizendo

Não posso fazê-lo...

O que posso fazer é....

Você teria que ter...

Me agradaria recomendar-lhe que de aqui em adiante…

Não é minha culpa...

Deixe-me ajudar-lhe a resolver isto.

Não sei...

Dê-me alguns minutos que vou averiguar.

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Estas pequenas e sutis mudanças na forma que se expressa fazem uma diferença gigante na mensagem que seu cliente vai ouvir. Pratique usá-las e observe como seus clientes respondem de uma maneira positiva (ARTIGO:Atitude positiva através do telefone).

Formas simples de melhorar seu serviço ao cliente: um cliente frequente da empresa recebeu as faturas dos produtos que ele tinha devolvido. O departamento financeiro da companhia não só ignorou suas repetidas explicações, senão que ademais o tratou como se fosse um mentiroso ou mal intencionado. O cliente ligou para você depois e jurou não voltar a comprar-lhes nunca mais e ainda lhe contou a seus parceiros, quem decidiram apoiá-lo e boicotar as compras para essa companhia (ARTIGO: Segredos da venda por telefone).

Qualquer um que tenha tratado de obter suporte técnico numa companhia através do telefone sabe o irritante que pode resultar quando o pessoal de atendimento se acham que sabem tudo e o cliente (chateado com um problema) não sabe nada, e mesmo que o cliente explique repetidas vezes, os atendentes persistem em seu discurso e, pelo geral, não escutam ao cliente. O que é muito pior, as soluções que propõem freqüentemente não têm nada que ver com o problema do cliente.

Muitas vezes os clientes deixam de uma companhia com o devido prejuízo na conta do comercial que lhes atende, devido ao paupérrimo serviço que recebem do pessoal de atendimento da companhia. Exemplos desta classe há muitos e justamente são essas as companhias que mais cobram vendas de seus comerciais. Por isso, aqui lhes detalho quatro maneiras de melhorar o serviço ao cliente:

1. Os gerentes de todas as áreas da companhia devem compreender que perdem importantes quantidades de dinheiro ao permitir que funcionários mal treinados, com pouco acesso as informações repassadas pelos comerciais e com personalidades agressivas os representem no atendimento aos clientes.

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2. As habilidades podem aprender-se. Mas para começar, deve-se contratar à personalidade adequada e dar meios de acesso as informações das ocorrências comerciais e da situação de cada cliente e do comercial que os atende. Contratar funcionários baratos em lugar de contratar aos pessoas capacitadas é mais custoso a curto, médio e longo prazo (ARTIGO: ALGUMAS técnicas PARA VENDER PELO TELEFONE).

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3. Todos os gerentes devem tratar e treinar melhor aos funcionários, e ter modelos e exemplos de atendimento para todas as ocorrências que acontecem por falhas ou problemas de força maior. Entre os comportamentos que devem refletir e ajudar a que os funcionários adotem estão os seguintes:

Escutar e tratar de entender o que o cliente está dizendo.

Registrar o contato do cliente e o assunto que este traz para a companhia.

Nunca dizer: "não sei" mas registrar, investigar e informar posteriormente ao cliente.
Dizer "sim, vamos a solucionar da melhor forma possível" com maior freqüência do aquela maldita frase: "é impossível, porque vai contra nossas regras".
Não tomar de forma pessoal a frustração, o desgaste e a irritação do cliente. Em lugar disso, compreenda que as palavras agressivas e desagradáveis do cliente se dirigem à situação, mais do que a você, como atendente da empresa.

4. Lembre que seus funcionários são seus instrumentos de marketing e publicidade mais importantes e qualquer erro que eles cometam com o cliente, afeta a Companhia num todo e prejudica o Comercial que atendeu o cliente. A forma com que tratem a seus clientes vai determinar se os clientes vão permanecer como clientes, e o efeito negativo do "boca a boca" que podem difundir respeito de sua empresa (artigo: clientes possuídos: como lidar com eles ?).

O bom serviço vai trazer o cliente de volta. O serviço superior vai dar ao cliente algo para contar a todos seus conhecidos e familiares, porque todos somos passíveis de erros e falhas, mas quando se soluciona com qualidade na prestação do atendimento, passa a ser um ponto a favor. Um "boca a boca" desta classe é a estratégia de marketing mais poderosa.

Prof. Alejandro Wald

Conferencista, capacitador e autor

Biblioteca exclusiva do professor

Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo jornal SDR do prof. Alejandro Wald:

..NÃO ACREDITE NOS CÍNICOS... ..
..NÃO PERDA VENDAS NO TELEFONE ..Acordar pode ser doloroso
..Como organizar Visitas Comerciais ..A pergunta estratégica em vendas
..Peça ao cliente que tome uma decisão! ..Vendas e Marketing não se gostam
..As melhores perguntas são provocantes ..Por que capacitar COMERCIALMENTE
..Que acontece quando fazemos suposições? ..como aumentar suas chances na venda
..Qual a importância do número 1 em Vendas? ..Os 15 minutos mais importantes em vendas
..Quanto investir na aquisição de novos clientes ..Porque suas propostas não geram negócios
..TODOS POR UM E UM POR TODOS (MAS NÃO EM VENDAS) ..não consegue seu OBJETIVO MENSAL DE VENDAS?
..14 coisas que os vendedores não devem deixar de fazer ..quem se queima com leite, vê uma vaca e chora...
..As melhores contam com grandes vendedores e os retêm ..10 razões pelas que os vendedores dão um tiro no pé
..Como a Regra 80/20 de Pareto pode ajudar a ser mas efetivo ..Se você não fecha a venda, está trabalhando para a concorrência

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