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Psicologia
comercial, marketing e consumo
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Aprenda a entender o seu
público objetivo e a aumentar suas vendas com a combinação de marketing
e psicologia... Entender os processos da mente é complexo, mais ainda
quando se deseja saber que determina o comportamento das pessoas.
Conhecê-lo detalhadamente seria de muita ajuda, sobretudo para as
empresas, que estão em constante busca de novos clientes
(Artigo:
Churrasco ou Salada? Uma
viagem na mente dos clientes).
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E, pese a que muitas
teorias simplificam a mente humana, nenhuma pode ser totalmente exata.
Mas de todas formas são capazes de supor que pode fazer o ser humano em
certos processos. No caso do marketing e as vendas, algumas das teorias
podem ser aplicadas, e nesse sentido, o CIO de
LastInfoo,
Luis García da Fonte, entrega certas segredos para entender o processo
que desenvolve o consumidor ao momento de comprar:
•
As pessoas tomam
decisões emocionalmente:
o ser humano decide
baseando-se em sentimentos, necessidades ou emoções, não através de
um processo lógico de pensamento. Por isso, os benefícios "intangíveis"
são chaves para a persuasão. Ao criar conteúdo que venda, deve
sempre perguntar-se: qual é o ponto emocional aqui?
(Artigo:
Packaging: estimular os sentidos para aumentar
as vendas).
.
•
As pessoas
justificam suas decisões com
informações, com fatos:
a decisão de compra
lhe faz sentir bem, mas só comprará quando possa justificar sua
decisão racionalmente. Por isso, aconselha-se dispor dos dados
necessários, com especificações, mas em segundo termo
(Artigo:
A psicologia do
consumo).
.
•
As pessoas procuram valor:
o valor
não é um número, se não que se relaciona com o que você vende, com o
que outros pedem por isso, com a necessidade que o prospecto tem de
comprar, e como percebe as diferenças entre você e seus
competidores. Quanto mais valor percebido em relação ao preço, mais
possibilidades de compra. Portanto, é aconselhável demonstrar que
oferece valor que parece igual ou maior do que o preço que pede
(Artigo:
Não tenha medo dos preços da concorrência).
.
•
As pessoas
Valorizam as interações
sociais:
o cérebro funciona através das interações sociais. Pelo que, suas
mensagens devem construir-se em torno de nomes, depoimentos,
histórias, fotos de clientes satisfeitos, etc
(Artigo:
Não se pode competir contra a recomendação de
um amigo).
.
•
As pessoas adoram
comprar:
não é verdade quando
uma pessoa afirma que não lhe agrada comprar. À gente lhe encanta
deixar-se vender algo, descobrir novos produtos e experiências. O
que não lhe agrada é sentir-se enganada ou manipulada. Por tanto
imagine o processo não como algo para vender produtos às pessoas,
senão para ajudá-las, através de ofertas e produtos que solucionem o
que precisa o cliente
(Artigo:
Por que muitos preços
terminam em 9?).
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•
As pessoas são
Desconfiadas por natureza:
a gente
sempre estará atenta para não ser enganada, mais ainda quando
existem ofertas. Não é possível predizer o nível de desconfiança de
uma pessoa, assim que é melhor apoiar todas nossas afirmações com
evidências, como depoimentos, resultados de enquetes, opiniões
autorizadas, dados científicos, etc.
.
•
As pessoas
seguem ao resto:
a maioria das
pessoas são imitadores. Todos tem algum tipo de guia, sobretudo
frente à insegurança. Muitos se perguntam que fazem os demais, pelo
que é importante utilizar em sua estratégia de marketing depoimentos
e casos práticos influentes
(Artigo:
Influência e Persuasão).
ARTIGO RECOMENDADO:
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Nasce uma ciência, a ciência de ir
de compras
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