Não
permita que seus anúncios emitam cheques
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marketing -
sala dos artigos de
marketing
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Que seu produto não possa
compensar (Avinash Kaushik). Normalmente, os marketeiros se encarregam
de assuntos tão tradicionais como a venda, a marca, a concorrência, a
rentabilidade e o uso das novas tecnologias para poder melhorar os
primeiros assuntos que mencionamos antes. Mas deveriam concentrar-se
mais num fenômeno bem mais poderoso e recente: o "ceticismo", tal e como
o denomina Advertising Age
(Artigo:
O sampling como ferramenta
promocional).
No mundo de hoje onde
as pessoas estão conectadas ou estão dormindo, a
publicidade pode construir-se ou desbaratar-se numa simples rolagem
de tela. Os anunciantes mais autênticos serão os mais
convincentes para os consumidores, algo que só se consegue de uma
maneira: dizendo a verdade!
A integridade no marketing
já não é só um código ético, senão um ponto de apoio. Faz uns anos, a
palavra "integridade" era o termo mais procurado nos dicionários
on-line. Sem ir mais longe:
•
Mais de 75% das
enquêtes de opinião indicam que os consumidores preferem comprar
numa loja que sabiam que trabalhava de maneira ética, ainda que
tivessem que pagar mais dinheiro.
•
Quase ao mesmo tempo,
um estudo da Edelman Consulting concluiu que os líderes de opinião
baseavam grande parte de seu sucesso em sua forma de comportar-se
ante a sociedade.
Ainda que muitos
executivos foram multados ou encarcerados por cometer atos pouco lícitos
com os consumidores, apenas a metade dos 1.800 profissionais de
marketing entrevistados num recente estudo, aceitaram o fato de que o
comportamento ético era importante em sua companhia
(Artigo:
CONFIANÇA É TUDO!).
Apesar de que existe
toda outra metade de anunciantes honestos, a maior parte dos
consumidores está farta das más práticas das empresas, com o que
converteram à integridade das companhias numa espada de Damocles que
pendura constantemente sobre o comportamento de cada companhia.
De fato, as marcas que
tenham tido algum tipo de mancha em sua atitude viram cair
estrondosamente suas vendas. Como fazer que uma empresa tenha
integridade: Se o responsável de imagem corporativa de uma empresa quer
saber se sua companhia atua com a necessária integridade para ser bem
considerada, tem que se fazer as seguintes perguntas:
•
Seus clientes são uma
mera fonte de benefícios ou uma parte imprescindível que faz
funcionar o negócio?
(Artigo:
Propaganda Testemunhal).
•
Os produtos ou
serviços que sua empresa oferece têm o mesmo grau de qualidade que o
que desejaria encontrar se fosse você o comprador?
•
Está interessado em
reforçar sua credibilidade?
(Artigo:
Caráter não se compra, confiança e respeito se
conquistam!).
•
Seus encarregados de
Marketing são tecnicamente legais ou se valem da maquiagem de dados
para vender?
•
Promociona sua marca
até o limite de invadir a intimidade de seus potenciais clientes?
•
Tem algum tipo de
métricas que meçam a integridade de sua empresa, ao estilo do ROI
(retorno do investimento), mas em termos de integridade?
(Artigo:
Preços baixos = mais
clientes ? nem sempre...).
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